Com legião de fãs, sequência de 'Cardcaptor Sakura' chega dublada ao Brasil

"Cardcaptor Sakura" é um dos grandes fenômenos dos animes no Brasil, até pela exibição na TV Globinho, mas não tinha o mesmo tratamento de outras produções de sua época.

Enquanto animes de apelo nostálgico ganhavam sucessivas sequências, sempre com lançamento no Brasil, "Sakura" ganhou uma continuação só em 2018, e os fãs da época ficaram sem sinal de uma versão brasileira. Isso será corrigido agora, pois a continuação "Clear Card" teve uma dublagem confirmada durante a CCXP 23.

"Clear Card" é uma sequência direta dos acontecimentos do anime original, e mostra Sakura Kinomoto percebendo que todas as suas cartas mágicas ficaram transparentes. Em meio a esse evento mágico temos o retorno de Li Syaoran, que foi embora do Japão no último episódio da série original, e o surgimento de uma garota misteriosa na escola Tomoeda.

Produzido pelo estúdio Madhouse (o mesmo da primeira série), "Clear Card" não é um "filler", termo usado pelos fãs quando criam histórias não imaginadas pelos autores da obra. A história foi desenvolvida pelo grupo CLAMP (criadoras do original) e publicada desde 2016 na mesma revista

Nakayoshi, com final previsto para dezembro de 2023. A série animada veio alguns anos depois e conta com 22 episódios, e agora os fãs aguardam o anúncio de uma nova temporada para concluir a história.

A nova dublagem

Sabendo que "Sakura" está no DNA do fã de anime brasileiro, a empresa Artworks foi atrás e licenciou não só a série clássica (que teve uma exibição recente no finado canal Loading), mas também adquiriu a continuação. Durante a CCXP, Splash teve a oportunidade de conversar com o responsável pela empresa e com dubladores envolvidos na adaptação da nova série, e é visível o quanto estão tentando agradar os fãs.

Para começar, praticamente todas as vozes da série original foram "resgatadas" para a continuação, inclusive a da protagonista. Daniela Piquet estava afastada do meio e morando nos EUA, mas aceitou o desafio de reviver Sakura, sua personagem mais memorável.

"Em uma produção nova você vai trabalhar com quem você quer, você vai atrás das pessoas. Em uma produção antiga você tem que fazer as pessoas irem até você", explicou o dublador Marcelo Campos sobre o processo de trazer os mesmos profissionais de 20 anos atrás.

Continua após a publicidade

Para Angélica Santos, escolhida para ser a diretora de dublagem da nova série, a principal dificuldade eram as vozes. Para Splash, Angélica contou ter se surpreendido com alguns tons estarem iguais mesmo após algumas décadas. "Alguns me surpreenderam que a voz estava igual, outros estavam muito diferentes, mas aí você vai trabalhando e chega lá", detalhou sobre o processo. Angélica Santos considera importante manter aquela "memória afetiva", uma das propostas de uma produção desse tipo.

Sobre o medo recorrente dos fãs, troca de vozes, a diretora tranquilizou: "se você coloca outra pessoa para fazer, não vai ter aquela essência. Por mais que a voz da pessoa esteja um pouquinho diferente porque ela envelheceu, a essência está lá. Se coloca outra pessoa, isso não existe".

Mesmo para as mudanças inevitáveis, como no caso de dubladores falecidos, houve um cuidado para o novo intérprete: para substituir o ator João Ângelo, dublador de Spinel Sun, foi escalado seu filho, Daniel D'Ângelo.

Esse cuidado de manter o elenco original está consoante a linha de pensamento de Rod Rossi, diretor-executivo da Artworks: "Internamente a gente chama isso de elenco legado, é um legado criado ao longo dos últimos 30 anos quando os animes começaram a chegar aqui. Nosso entendimento é esse, é parte da obra", afirmou.

Tanto "Cardcaptor Sakura" quanto sua continuação "Clear Card" serão lançadas em 2024.

Deixe seu comentário

Só para assinantes