Topo

Barney: 'Liberdade e ousadia definiram programas da Xuxa e Renato Aragão'

Xuxa em 'Lua de Cristal'
Xuxa em 'Lua de Cristal'
Instagram

Colaboração para Splash, em São Paulo

19/09/2020 04h00

Os 70 anos de existência da televisão brasileira, completados nesta sexta, 18 de setembro, é um dos principais temas do podcast UOL Vê TV #44, com Chico Barney, Débora Miranda e Mauricio Stycer. Em homenagem à data, os apresentadores elegeram os melhores da TV nestas sete décadas (assista no vídeo abaixo a partir de 26:54).

Continua depois da publicidade

Para Débora, a apresentadora Xuxa foi o principal destaque. "Ela teve uma passagem importante na infância de quem viveu aquela época."

Quem não se lembra da eterna Rainha dos Baixinhos?

via GIPHY

Além de Xuxa, Barney cita Renato Aragão como influência. "Os programas deles viraram filmes, teatro, parque, gibi... Passava na TV e criou uma teia num tempo em que a gente não falava de multiplataforma. Isso mostra o peso da TV."

Renato Aragão e Xuxa são as figuras que melhor conseguiram mostrar o protagonismo da TV na sociedade brasileira

Chico Barney

"E dentro da TV eles experimentaram formatos e linguagens, tudo era menos amarrado, 'Trapalhões' virou outro programa, a própria Xuxa apresentou outros programas. Tinha uma questão criativa, de liberdade e de ousadia extremamente mainstream que conseguiu se espalhar de várias formas."

Continua depois da publicidade

Inesquecíveis, não é mesmo?

via GIPHY

Você pode ouvir o programa UOL Vê TV no Spotify, no Apple Podcasts ou em outros aplicativos de podcasts. No Youtube, a gravação do programa também é transmitida em vídeo.