Ricky Hiraoka

Ricky Hiraoka

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

Especialistas explicam como Davi pode trabalhar melhor sua imagem pública

Campeão do BBB 24, Davi dividiu opiniões durante sua passagem pelo reality show, mas uma constatação é unânime a respeito de como ele tem se comportado nesse período pós-programa: ele não tem dado a devida importância para pensar maneiras de estabelecer uma carreira como influenciador digital e personalidade pública.

Desde que saiu do programa, Davi se meteu em polêmicas desnecessárias, perdeu uma quantidade significativa de seguidores e ainda não profissionalizou suas redes sociais.

A coluna, que tem um bom coração e torce pelo sucesso de Davi, conversou com empresários de artistas e especialistas em gerenciamento de imagem para dar conselhos para o ex-BBB repensar sua conduta e, desse modo, e prolongar a fama e o faturamento que a exposição no horário nobre da Globo proporciona.

O que dizem os especialistas?

Ju Mattoni, empresária de talentos como Cláudia Raia e assessora de comunicação de atrizes como Mariana Ximenes, acredita que, como Davi não estava acostumado com a vida pública, ele não consegue entender como as coisas funcionam no mercado (do entretenimento). As intenções dele, às vezes, são as melhores, mas o público não enxerga isso, porque ele não está sabendo se comunicar.

Davi é um cara que falou muito sobre estudo no BBB, então, as pessoas estão cobrando isso. Ele precisa se mostrar disposto a aprender sobre tudo: sobre vida pública, sobre as causas sociais em que ele está se envolvendo.

Com sua experiência, Mattoni pontua que ele parece muito empático e interessado em ajudar e dar bons exemplos, mas precisa se envolver nas iniciativas certas. Além disso, estar em projetos sérios, abordar questões relevantes das quais ele sabe falar porque ele tem lugar de fala, inclusive na questão racial, que foi tão debatida no programa. Ele pode esclarecer tanta gente, porque ele tem tanto alcance.

Mas para isso, ele precisa ouvir especialistas do mercado para saber como aproveitar as chances que aparece para ele e parar de perder seguidores. Ele não vai saber fazer isso sozinho porque ele não domina esse mercado.

Davi também tem que esclarecer as fake news que foi envolvido de forma transparente e produtiva. Explicar para as pessoas, suas intenções e o que ele aprendeu com cada situação para ele seguir em frente e continuar tendo a admiração das pessoas, além de mostrar que ele está disposto a aprender, a evoluir.

Continua após a publicidade

Foi uma trajetória de evolução dentro do BBB que precisa continuar aqui fora. Acho importante que ele mantenha a calma e não responda as críticas no calor da raiva ou com hostilidade. Ju Mattoni

Davi Brito venceu a última edição do BBB
Davi Brito venceu a última edição do BBB Imagem: Reprodução/Instagram

Zé Macedo, fundador da One2One, que cuida da carreira da apresentadora Kenya Sade e da bailarina e ativista Ingrid Silva, sinaliza que precisamos olhar pro cenário em que o Davi surge enquanto pessoa pública. Um menino de 23 anos, de um determinado recorte socioeconômico, periférico, catapultado a uma fama massificada em um curtíssimo espaço de tempo.

O fator racial e a alta exposição aumentam ainda mais essa cobrança. Vale lembrar que a sociedade é ainda mais violenta com pessoas negras. Poderia dizer que o primeiro passo, para ele ou qualquer pessoa que entre neste mercado, é se cercar de um time que compreenda o modus operandi da indústria do entretenimento.

Para ele, ajuda profissional ou terapia comportamental podem auxiliar no processo para lidar com uma superexposição repentina. "Porém, mais do que qualquer gênio da comunicação ou profissional de saúde, seu carisma e personalidade, que o tornaram preferido do público e o consagraram campeão, poderão manter a conexão real de Davi com sua comunidade de fãs e seguidores."

Sua verdade será a maior aliada para reverter o jogo das redes sociais e da opinião pública. Pra isso, ele precisa, antes de tudo, se ouvir, recuperar seu ponto de partida.

Continua após a publicidade
Davi Brito, do BBB 24, nega que tenha sofrido múltiplos infartos no passado
Davi Brito, do BBB 24, nega que tenha sofrido múltiplos infartos no passado Imagem: Reprodução: YouTube

Já Paulo Pimenta, CEO da bpmcom, agência especializada em estratégia de comunicação, que cuida da assessoria da cantora Anitta e da apresentadora Eliana, acredita que um bom plano de marketing pessoal e o total envolvimento do próprio Davi possam fazer com que as pessoas enxerguem que todos estão suscetíveis a erros e joguem luz ao que há de melhor em sua personalidade e ações.

Na verdade, o ponto 0 (para trabalhar uma imagem) é entender quem é o Davi, suas forças, suas fraquezas, suas intenções, seus valores, suas crenças, como ele quer ser visto e quais são seus planos profissionais e pessoais.

Para Melina Tavares, CEO da agência MTC, que cuida da assessoria de Gil do Vigor, Pabllo Vittar e Cleo, tudo é um processo e não existe uma fórmula mágica. "Existe o que Davi já disse e fez, mas obviamente existe também o que pode ser feito daqui pra frente. Porém, alguns princípios básicos ajudam: reavaliar a rota, entender as falas que não foram bem colocadas, a quem atingiu e como pode ser daqui pra frente. É um exercício que requer, além de um trabalho estratégico, disposição do Davi. Até porque hoje o público é atento, cobra, questiona."

Todos nós tempos pontos fracos e fortes. Isso é parte da condição humana, mas com trabalho estratégico, pautas assertivas e que agregam valor, ações coerentes, é possível uma personalidade ir se "transformando". Mas isso é um grande trabalho, diário e constante. Além disso, é preciso profissionalizar a gestão das redes sociais se o desejo é ter um resultado diferente do atual. É imprescindível as redes transmitirem o que se deseja colher.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes