Topo

Porta dos Fundos

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

As quatro piores coisas boas que podem acontecer com você

"Ótima notícia: todas as suas preocupações acabam este mês" - Reprodução
"Ótima notícia: todas as suas preocupações acabam este mês" Imagem: Reprodução

Colunista do UOL*

17/03/2022 11h00

Desde 2020, estamos num suplício constante de péssimas notícias e porque não dizer, trágicas notícias. Todo mundo está ávido por ótimas notícias. Todo mundo quer ler o jornal e começar o dia numa propaganda de margarina, mas hoje não temos boas notícias nem da previsão do tempo e sugiro que tampouco leiam o horóscopo.

O ano começou com uma ótima noticia: Vamos ter dois Carnavais no Rio de Janeiro. Porém ainda não temos a certeza se isso é bom ou ruim, já que o número de pessoas urinando em espaços públicos e purpurinas grudadas no corpo irão dobrar. Tivemos um Janeiro atipicamente fresco, mas com maçarico ligado, Março esqueceu das suas águas para fechar o verão. Regina Duarte sai, entra Mario Frias. Vai começar o BBB, acaba logo BBB. É justamente sobre isso que a coluna de hoje irá se debruçar. Aquela ótima notícia que pode ser pior que cagar no maiô.

1 - Promoção no trabalho
Ser promovido, parece ser uma excelente notícia, não é mesmo? Depois do contrato assinado, você verá que o reajuste que farão no seu salário não pagará as noites mal dormidas causadas pelo acúmulo de trabalho que agora flertam com o burnout. E se a sua promoção significar que você virou chefe, acredite, essa é uma péssima notícia, quase cruel, tenha a certeza que seus colegas de trabalho vão te olhar diferente, você nunca vai saber onde é o happy hour e muito provavelmente eles criarão um grupo no whatsapp sem você. Boa sorte tentando dormir!

2 - Se mudar
Começar uma vida nova no grande centro do país é realização do sonho de qualquer um, mas ninguém nunca te contará que morar numa metrópole é simplesmente ver o seu dinheiro voando a cada cafezinho. É pagar até para ver, literalmente. Um misto quente com suco é mais caro que uma prestação de uma casa com piscina na sua pacata cidade natal, que você tinha vida de rico ostentando um salário que numa cidade grande não dá nem para pagar lenço para as lágrimas de saudade da comida da sua mãe.

3 - Comprar um carro
Eu sei que pedir carros por aplicativo está cada vez mais complicado, mas os 20 minutos de espera valem mais do que gastar todas as suas economias em combustível? Do que adianta ter um meio de transporte e não ter dinheiro para o aluguel? De certa forma, só vale ter um carro se for um motorhome que caiba uma cama de casal.

4 - Ter um filho
Existe uma outra ótima notícia devoradora de salários: Você vai ter um filho! É bom comemorar bastante no chá de revelação, chá de fralda, porque depois que você entrar na maternidade você nunca mais irá dormir. Esqueça aquela ladainha de oito horas de sono, nos primeiros anos ele virará quarenta minutos, contados no relógio. Se você ainda não está preparado para encapar oito cadernos com papel contact a cada início de ano, frequentar barulhentas festas de criança e ter uma invasão intracerebral do Baby Shark, dê valor aos métodos anticoncepcionais.

É preciso estar sempre atento, porque a péssima notícia sempre vem disfarçada de visita, marcação no Instagram, presente de aniversário, e até em pix.

Mas, às vezes o contrário também acontece, são poucas as possibilidades que uma notícia ruim pode ser uma boa notícia, mas preste atenção porque elas existem. Não se frustre se você tomar um bolo de um date ou se seu melhor amigo não te chamar para ser padrinho do casamento dele, isso tudo deve ser encarado como um livramento. Ou seja, uma ótima notícia.

Sabe aquela péssima notícia numa consulta médica? Ela pode significar uma ótima notícia, já que não está nada fácil ser testemunha viva de tantos fatos históricos, e ainda ser brasileiro. Com certeza, os professores de história terão muito trabalho para explicar para nossos netos (se tivermos filhos) tamanha distopia.

*Pedro Uchoa é assistente de roteiros do Porta dos Fundos. No Instagram: @pedrouchoam