Topo

Histórico

Fefito

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

'BBB 21': Episódio entre Gil e Lucas não educou participantes sobre bifobia

Lucas e Gil se beijaram durante festa na segunda semana do "BBB 21" - Reprodução/ TV Globo
Lucas e Gil se beijaram durante festa na segunda semana do "BBB 21" Imagem: Reprodução/ TV Globo

Colunista do UOL

18/03/2021 17h25

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Na segunda semana de jogo, Lucas e Gil colocaram fogo na casa do "BBB 21" com um beijo de tirar o fôlego durante uma festa. Em uma edição com casais sem grande afinidade como Thais e Fiuk e Arthur e Carla, os dois mostraram intensidade e acabaram por despertar julgamentos em parte dos colegas de confinamento.

Ao assistir a cena, Rodolffo tratou de reforçar para todos que era heterossexual. Lumena, por sua vez, ao invés de acolher o ator, que ainda não havia deixado clara sua orientação sexual como Gilberto, foi rechaçado pela psicóloga, que é lésbica. Por toda a noite, houve questionamentos sobre o fato de Lucas não ter anunciado antes que era bissexual. Muito afirmaram que ele deu o beijo por jogo, que tentou manipular a situação. Curiosamente, nenhum dos outros casais, heterossexuais, teve suas motivações questionadas.

Tamanha foi a pressão que o ator, em pânico, desistiu do jogo. Foi um episódio lamentável. Triste para qualquer LGBT que tenha assistido, mas que, ainda assim serviu de lição: mostrou o que NÃO deve ser feito quando alguém sai do armário.

Passados mais de 50 dias de programa, o beijo entre Lucas e Gil segue repercutindo. Na semana passada, Sarah voltou ao assunto e afirmou: "Eu não sei se era verdade, até hoje não tem como saber. Eu não tô falando de ser homossexual, eu tô falando de beijo na hora errada".

Nesta quinta-feira (18), foi a vez de Juliette trazer novamente a ficada entre os colegas à tona. "Lucas, despirocado, bissexual. Ele não decidia se ele queria mulher ou homem. Confuso. Ele quis os dois. Então quem tem dois não tem nenhum", afirmou. João, que é gay, afirmou, corretamente, que Lucas não precisa escolher.

O fato de o beijo volta a ser assunto por diversas vezes desde que aconteceu é a prova de que os participantes do "BBB" não foram educados para lidar com a bifobia. Há, na vida, um grande equívoco sobre pessoas bissexuais. Para muitos, ser bissexual é "estar" e não "ser". Por exemplo: se você é homem e fica com uma mulher, você está heterossexual. Se fica com outro homem, está homossexual. É um erro crasso e invisibiliza uma existência que não se baseia em conceitos como esses, que, muitas vezes, são permeados por ideias de promiscuidade. Pessoas bissexuais se envolvem com homens ou mulheres. E pronto. Simples assim.

Ao questionar o beijo de Lucas e Gil, os participantes do "BBB 21" desrespeitam a ambos. Tratam a orientação de Lucas como mentira e subestimam a Gilberto. Cometem bifobia e seguem replicando por falta de quem os eduque e os alerte. Tão lamentável quanto é ver torcidas usando do episódio para capitalizar em cima dos rivais de seus favoritos. A preocupação não parece ser discutir sobre o assunto. Há muito o que se aprender e respeitar.