Topo

Histórico

Fefito

É justo que outros profissionais paguem pelos erros de Marcius Melhem?

Marcius Melhem deixou a Rede Globo em agosto - Reprodução / Internet
Marcius Melhem deixou a Rede Globo em agosto Imagem: Reprodução / Internet

Colunista do UOL

10/12/2020 10h28

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Resumo da notícia

  • Com o cancelamento de todos os projetos criados pelo humorista, vários profissionais serão dispensados pela Globo
  • Às vésperas do final do ano, muitos funcionários têm futuro incerto sem estar envolvidos com os casos de assédio
  • Emissora pretende aproveitar parte dos profissionais no novo humorístico que tem estreia prevista para maio

As denúncias de assédio sexual e moral contra Marcius Melhem causaram uma verdadeira implosão no departamento de humor da Globo. Desde que o ex-diretor deixou a emissora, todos os programas que ele tinha ajudou a criar foram cancelados. Até mesmo o "Zorra", que tinha acabado de garantir reforços de peso como Marisa Orth e Diogo Vilela, teve seu fim decretado. Com isso, vários dos profissionais do elenco e da produção serão dispensados pelo canal ao fim de seus contratos.

Ou seja: até mesmo quem possivelmente não tinha a ver com o caso sofrerá as consequências das acusações sofridas por Melhem. É justo que pessoas percam o trabalho ou tenham projetos abreviados por causa de algo em que não tiveram participação efetiva? Seria drástica a atitude?

Para muitos executivos da Globo é perfeitamente compreensível que o canal queira manter distanciamento de produções com assinatura do humorista. Afinal, dado o teor das denúncias, pode haver novos casos nos bastidores ou algum tipo de favorecimento. Ao mesmo tempo, dezenas de profissionais ganharam, às vésperas do Natal, a incerteza sobre seus futuros. Não parece justo.

Depois de praticamente zerar seus projetos na área, a Globo prepara para maio do ano que vem a estreia de um novo humorístico comandado por Antônio Prata. Como a coluna antecipou, o escritor virou um dos nomes fortes do meio na emissora. Apenas alguns nomes devem ser aproveitados no novo projeto. Até lá alguns dos dispensados pela emissora terão de se reinventar. Pelo visto, o escândalo envolvendo o nome de Marcius Melhem seguirá tendo grandes consequências, até mesmo na vida de quem não tem nada a ver com ele.