Topo

Histórico

Fefito

Embalada por 'BBB 20', 'A Fazenda 12' levanta audiência e promete conflitos

Peões vão para a baia na primeira noite da Fazenda 12 - Reprodução/TV Record
Peões vão para a baia na primeira noite da Fazenda 12 Imagem: Reprodução/TV Record

Colunista do UOL

09/09/2020 00h09

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Resumo da notícia

  • Lista de peões teve quatro surpresas: Fernandinho Beat Box, Mateus Carrieri, Luiza Ambiel e Rodrigo Moraes
  • Programa de estreia chegou a deixar a Record na liderança por 15 minutos e deu mais que o dobro do SBT
  • Estudado sobre o passado dos colegas, alguns peões já miraram em Biel na primeira votação

Há tempos uma edição de "A Fazenda" não estreava cercada por tamanha expectativa. É fácil entender as razões que levaram fãs do reality rural da Record a colocarem tanta fé na produção. O programa estreia embalado por uma temporada icônica do "BBB 20", que bateu recordes de votação e mobilizou boa parte das rodas de conversa no começo do ano. É natural, portanto, que um programa de confinamento e eliminações, com formato parecido, atraia tanta atenção.

Para completar, por causa da pandemia, os nomes dispostos a entrar na atração se mostraram mais atrativos que nos anos anteriores. Tantas foram as opções, que alguns foram cortados ou trocados aos 45 do segundo tempo. Sem shows acontecendo e agenda mais livre, figuras populares da música, como a funkeira Jojo Todynho e o sertanejo Mariano, surgiram como dois dos peões mais conhecidos da edição, assim como a atriz Lidi Lisboa, com novelas na Globo e na Record no currículo.

Da mesma maneira, de olho no poder mobilizador do reality show, alguns famosos, encrencados com a opinião pública, passaram a considerá-lo como uma boa opção para humanizá-los aos olhos dos espectadores, caso de Biel, adiantado em primeira mão pela coluna, e MC Mirella, que já estiveram envolvidos em acusações de assédio ou aliciamento de menores. Outros, se encaixam em estereótipos bem definidos: depois da "bandeirinha gata" (Ana Paula Oliveira), do juiz de futebol gato (Diego Pombo) ou o segurança gato do metrô (Guilherme Leão), chegou a vez do bombeiro gato: JP Gadelha, que esteve no "The Circle", da Netflix.

Como em toda temporada, esta também conta com anônimos célebres. Poucos devem saber quem são nomes como Rodrigo Moraes - "protagonizou vários comerciais" -, Juliano Ceglia - "bike repórter" - ou Victoria Villarim - dançarina e ex de Eduardo Costa -, mas isso pouco parece importar, uma vez que figuras pouco conhecidas têm menos a perder e se envolvem em confusões com maior facilidade. Some-se a isso rivalidades já existentes aqui fora, caso de Stefani Bays e Lipe Ribeiro, ambos do "De Férias com o Ex", e Mirella e Raíssa Barbosa, e a receita para uma explosão está pronta.

Entre as grandes surpresas estão as presenças do músico Fernandinho Beat Box e de dois ex-"Casa dos Artistas": Luiza Ambiel e Mateus Carrieri.

Com a coluna havia publicado na semana passada, ex-peões apareceram no primeiro episódio, que começou com 19 minutos de atraso. Gretchen, Lucas Viana, Nadja Pessoa, Nicole Bahls e Rafael Ilha apresentaram os cômodos da sede. Como de costume, Marcos Mion se mostrou muito à vontade no comando da atração.

De personalidade forte, o elenco se mostrou treinado e parece estar por dentro do passado de alguns de seus colegas. Não por acaso Biel acabou recebendo votos para dormir na roça. Falador e piadista, Cartolouco também parece ter despertado antipatias.

No quesito audiência, a Record tem bons motivos para comemorar. De acordo com dados prévios, a décima segunda edição ficou na liderança por 15 minutos e superou as últimas três temporadas, com média de 13,2 pontos. No mesmo horário, a Globo registrou 17,7 pontos e o SBT 5,8. O número representa um crescimento de 40% em relação ao ano passado, quando o reality obteve 9,6 pontos.

Atualização: No consolidado, foram 13,6 pontos.

Compare a audiência de estreia de todas as edições de "A Fazenda":

A Fazenda 1 - 16 pontos

A Fazenda 2 - 18 pontos

A Fazenda 3 - 20,3 pontos

A Fazenda 4 - 16 pontos

A Fazenda 5 - 17 pontos

A Fazenda 6 - 15 pontos

A Fazenda 7 - 11,6 pontos

A Fazenda 8 - 13,4 pontos

A Fazenda 9 - 10,4 pontos

A Fazenda 10 - 9,8 pontos

A Fazenda 11 - 9,6 pontos

A Fazenda 12 - 13,6 pontos