Topo

Histórico

Fefito

Pandemia atrasa em quase um ano a fila das novelas da Globo

Alinne Moraes e Cauã Reymond nos bastidores de gravação da novela de Lícia Manzo - Reprodução/Instagram
Alinne Moraes e Cauã Reymond nos bastidores de gravação da novela de Lícia Manzo Imagem: Reprodução/Instagram

Colunista do UOL

24/08/2020 07h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Resumo da notícia

  • Planejamento da emissora empurrou algumas tramas para 2023
  • Gravações de próxima novela das nove devem ser retomadas em novembro
  • Fila de autores conta com Gustavo Reiz, recém-saído da Record

A pandemia do coronavírus atrasou em quase um ano a fila das novelas da Globo. Com isso, alguns autores devem demorar mais para voltar ao trabalho. Outros esticarão o período, caso de Licia Manzo, que escreve "Um Lugar ao Sol", novela das nove que sucederá "Amor de Mãe".

Para se ter uma ideia, a trama chegou a rodar cenas em fevereiro e só deve retomar os trabalhos em novembro. A estreia está prevista para março. Ou seja: as primeiras cenas rodadas com atores como Cauã Reymond, Alinne Moraes e Juliana Schalch terão ficado quase um ano no arquivo.

Mesmo com os adiamentos, não houve, por enquanto, alteração na fila dos projetos. Apesar das definições, autores como Thelma Guedes e Duca Rachid e Rosane Svartman e Paulo Halm devem apresentar novos projetos em breve e ser encaixados na programação.

Veja como ficará a agenda de novelas da Globo para os próximos anos.

MALHAÇÃO

malvino - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Malvino Salvador fará uma participação especial na próxima temporada de "Malhação"
Imagem: Reprodução/Instagram

A novela adolescente tem definidas as suas próximas duas temporadas. Em 2021, "Malhação: Transformação", escrita por Priscila Steinman, terá 260 capítulos e voltará ao ar em abril. O elenco de novatos já foi inteiramente escalado. No time de veteranos estarão Regiane Alves, Mel Lisboa, Marcello Novaes e Malvino Salvador, que volta à Globo para uma participação especial, já que seu personagem morre logo no começo da trama.

Em seguida, em 2022, será a vez de "Malhação: Eu Quero É Ser Feliz", projeto de estreia dos irmãos Marcos e Eduardo de Carvalho, revelados em uma oficina de talentos da emissora. Os autores participaram de um laboratório de narrativas negras promovido pela Globo e têm carreira no cinema. Ainda não há elenco definido.

FAIXA DAS 18H

imperador - Divulgação/TV Globo/João Miguel Jr - Divulgação/TV Globo/João Miguel Jr
Mariana Ximenes, Selton Mello e Letícia Sabatella num bastidor de "Nos Tempos do Imperador"
Imagem: Divulgação/TV Globo/João Miguel Jr

Tão logo acabe a já programada reprise de "Flor do Caribe", a Globo pretende colocar no ar "Nos Tempos do Imperador", novela das seis que estava prestes a estrear quando a emissora suspendeu os trabalhos por causa da pandemia. Escrita por Alessandro Marson e Thereza Falcão, a trama será uma continuação direta de "Novo Mundo" e tem no elenco Selton Mello, Mariana Ximenes e Letícia Sabatella.

No segundo semestre de 2021, por volta de setembro, entra no ar "Além da Ilusão", trama que marcará a estreia de Larissa Manoela na emissora. No folhetim de época escrito por Alessandra Poggi, a atriz será disputada por Rafael Vitti e Maurício Destri. Além disso, dará vida a duas personagens em fases distintas. O elenco ainda terá Claudia Raia, Bárbara Paz, Paulo Betti e Zezé Polessa.

A fila das novelas das seis conta ainda com "O Arroz de Palma", inspirada no romance de mesmo título. A adaptação será feita por Bruno Luperi e Edmara Barbosa e estrelada por Lília Cabral.

renan - O ator Renan Monteiro (Divulgação / Globo) - O ator Renan Monteiro (Divulgação / Globo)
Renan Monteiro será o maestro Carlos Gomes em "O Selvagem da Ópera"
Imagem: O ator Renan Monteiro (Divulgação / Globo)

Depois, vem "O Selvagem da Ópera", de Maria Adelaide Amaral, que antes iria ao ar no formato de macrossérie, sobre o maestro Carlos Gomes (1836-1896). A direção caberá a Denise Saraceni e o protagonista será vivido por Renan Monteiro. Dira Paes, Mateus Solano, Thiago Lacerda e Marjorie Estiano também estavam reservados.

Em 2023, será a vez de Gilberto Braga - em parceria com Denise Bandeira - retornar ao trabalho com "Feira das Vaidades", baseada no livro homônimo escrito por William Makepeace Thackeray. A história gira em torno de uma jovem ambiciosa que casa por interesse com um homem rico, que depois vem à falência. A direção ficará a cargo de Dennis Carvalho e Maria de Médicis. O time de colaboradores também foi definido e será formado por Fernando Rebello, Sérgio Marques e Maria Berredo. Desde já, o autor espera contar com Malu Mader em seu elenco.

Por fim, será a vez de Alcides Nogueira, com o remake de "Amor Com Amor Se Paga", que trará de volta o avarento Seu Nonô, personagem popular sob a tutela de Ary Fontoura, em 1984. Ainda não há definições sobre elenco.

FAIXA DAS 19H

solano - Divulgação / Globo - Divulgação / Globo
Mateus Solano é um dos protagonistas da próxima novela das sete
Imagem: Divulgação / Globo

Logo depois de "Salve-se Quem Puder", que já retomou suas gravações, entra no ar, por volta de maio, "Quanto Mais Vida Melhor", novela de Mauro Wilson antes batizada de "A Morte Pode Esperar". O folhetim acompanhará quatro pessoas de caráter duvidoso que morrem, mas ganham uma segunda chance de Deus para voltar à vida. Quem não conseguir evoluir no período de seis meses, morrerá de vez. Os papéis caberão a Giovanna Antonelli, Mateus Solano, Vladimir Brichta e Valentina Herszage. Carolina Dieckmann deve ficar com o posto de grande vilã da trama, que contará ainda com a volta de Claudia Jimenez às novelas.

No segundo semestre de 2021, Claudia Souto, autora de "Pega Pega", emplaca sua segunda novela. "Cara e Coragem" vai girar em torno do universo dos dublês e da espionagem industrial e vai se passar em Paquetá, no Rio de Janeiro. O elenco será encabeçado por Marcelo Serrado, Pedro Novaes e Fabrício Boliveira.

Por sua vez, em 2022, Gustavo Reiz, recém-saído da Record, fará sua estreia como autor titular na Globo com uma comédia sobre um casal envolvido em uma caça ao tesouro. O primeiro bloco de capítulos já foi escrito.

FAIXA DAS 21H

Cauã Reymond -  (Foto: Reprodução/Instagram) -  (Foto: Reprodução/Instagram)
Cauã Reymond interpretará gêmeos em "Um Lugar ao Sol"
Imagem: (Foto: Reprodução/Instagram)

Tão logo "Amor de Mãe" chegue ao fim, em fevereiro, a Globo pretende colocar no ar "Um Lugar ao Sol", de Licia Manzo. A história vai girar em torno de gêmeos separados no nascimento, papéis que caberão a Cauã Reymond. Com vidas completamente distintas - um rico e um pobre -, eles terão seus destinos cruzados quando um assumir o lugar do outro. Caberá a Andreia Horta o posto de mocinha e a Alinne Moraes o de vilã. O elenco terá ainda Marieta Severo, Natália Lage, Gabriel Leone, Reginaldo Faria, Mariana Lima e o retorno de Andrea Beltrão às novelas.

Em outubro de 2021, será a vez de João Emanuel Carneiro, autor de "Avenida Brasil", lançar "Olho Por Olho". A história retratará uma deficiente visual, vivida por Letícia Colin, que será maltratada pela mãe, papel de Gloria Pires. Entre os atores já escalados estão Tony Ramos, Sophie Charlotte, Vera Fischer e Edson Celulari.

Em seguida, será a vez de Maria Helena Nascimento estrear no horário nobre com "Roda da Fortuna". A autora de "Rock Story" escreve um folhetim sobre uma advogada que se envolve emocionalmente com os casos que defende.

Logo depois, mas com grandes chances de furar a fila, Gloria Perez voltará à faixa. A autora já faz pesquisa para sua história e, no Twitter, avisou que tem o elenco todo escalado, sem revelar nomes. Nos bastidores, nomes como Ísis Valverde e Rodrigo Lombardi têm sido ventilados e Stênio Garcia foi convidado.

A aposta não oficial é que, após Gloria Perez, Walcyr Carrasco emplacará mais uma trama às 21h.

NO GLOBOPLAY

camila - TodaTeen - TodaTeen
Camila Queiroz voltará a viver Angel em "Verdades Secretas 2"
Imagem: TodaTeen

No início do ano que vem, a Globo pretende gravar "Verdades Secretas 2", continuação da trama que revelou Camila Queiroz. Walcyr Carrasco já trabalha nos roteiros e vai inaugurar um novo filão: novelas curtas que serão produzidas primeiro para o GloboPlay. O elenco terá novidades como Christiane Torloni e pretende lançar novos nomes. Grazi Massafera e Marieta Severo não voltarão a suas antigas personagens.