Topo

Chico Barney

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Como a Globo vai salvar o BBB depois de uma final tão ruim?

Colunista do UOL

26/04/2023 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Em época de Copa do Mundo, somos 200 milhões de técnicos da seleção brasileira. Mas quando começa o BBB na tela da Globo, nos tornamos 200 milhões de Boninhos.

Estamos sempre com uma análise acertadíssima a respeito das pendengas que ocorrem em Curicica. Mais do que isso, conhecemos profundamente a psique humana para ousar sugerir alterações necessárias na rota após um eventual fracasso.

Pois eis que aconteceu um eventual fracasso na noite de ontem: uma final muito da sem graça. Aliás, apesar do elenco excelente e de uma variedade importante de acontecimentos divertidos, a temporada toda teve problemas piores que de costume.

Queremos que o BBB 24 dê a volta por cima, deixando de lado o gosto amargo imposto pelas duas últimas temporadas. De que maneira? Bom, reuni a seguir algumas sugestões para desafiar o marasmo e a injustiça.

TEMPORADAS TEMÁTICAS
Chega de misturar famosos com anônimos! Por mais que as fronteiras entre o que é fama e anonimato no século 21 estejam difíceis de distinguir, fato é que existe um certo desnível no tratamento entre os pipocas e os camarotes.

Desta feita, para equilibrar o jogo e até para diferenciar melhor as edições entre si, sugiro que o BBB passe a revezar elencos inteiramente conhecidos com inteiramente desconhecidos.

SISTEMA DE VOTAÇÃO
Não é mais possível manter do jeito que está. Precisa de um chacoalhão o método de definição dos paredões. Se vai ser o voto por CPF que pleiteio há décadas ou qualquer outra solução, tanto faz.

Mas o telespectador comum, que não tem pique para virar noites pendurado no GShow, precisa voltar a se sentir convidado para participar da grande festa da democracia que deveria ser o BBB.

TADEUVERSO
Tadeu Schmidt precisa urgentemente soltar a mão na criatividade e tomar conta do BBB como se fosse seu. Pedro Bial narrava as epopeias da "nave louca" como se estivesse escrevendo uma peça de teatro. Tiago Leifert era outro caminho, narrava o "game", com foco nas estratégias.

Falta ainda descobrir qual é a abordagem do atual condutor. Ele fez um trabalho brilhante ao introduzir um mundo lúdico nos Gols do Fantástico, e seguimos na expectativa para vê-lo brilhar também no Big Brother.

NOVOS QUADROS
Diretamente conectado com o assunto anterior, é fundamental uma recauchutagem completa no BBB 24. Os quadros ainda são os mesmos do BBB 20. O programa ficou anacrônico, fora do tempo. Precisa atualizar, trazer novos conceitos e mudar radicalmente. Está parecendo que Tadeu está usando um terno feito sob medida para outra pessoa. Isso deixa o programa genérico, sem alma.

ZEITGEIST
No mundo inteiro, o entretenimento passou e está passando por transformações profundas. Em Hollywood, na indústria dos games, na internet --a representatividade é uma demanda urgente da sociedade, do público e também do mercado. Isso não pode ser algo restrito ao elenco, mas cada vez mais à estrutura de comando do programa. Para que questões relevantes possam ser discutidas de um jeito mais contemporâneo, com os desafios e possibilidades que o formato oferece ao público.

MAIS ANA CLARA
Não sei onde, não sei como. Mas achei a Ana Clara meio escondida no Multishow novamente. Será que não cabe um programa derivado do BBB na TV aberta, como aconteceu uns anos atrás? Ou apresentando algum quadro? E também voltando para o bate-papo com o eliminado. Aquilo deu muito certo e a Globo simplesmente desencanou. Não pode!

OLHAR PARA FRENTE
Contradizendo o que acabei de escrever sobre Ana Clara voltando a apresentar um programa que ela apresentava no passado, acredito piamente que o BBB precisa de um choque de gestão. A renovada que rolou em 2020 perdeu força muito rápido, e vai ser cada vez mais rápido que as ideias e abordagens vão ficar velhas. Precisa ter fôlego, criatividade e liberdade para continuar promovendo ousadia e alegria para o povo brasileiro.

Concordas? Escreva nos comentários quais outras ideias seriam úteis para o BBB no ano que vem.

Voltamos a qualquer momento com novas informações.