Topo

Chico Barney

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Bonner está pronto para BBB ou A Fazenda após comandar jogo da discórdia

William Bonner no comando da verdadeira nave louca - Reprodução/TV Globo
William Bonner no comando da verdadeira nave louca Imagem: Reprodução/TV Globo

Colunista do UOL

30/09/2022 12h13

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Em linhas gerais, foi muito ruim o debate promovido pela Globo e exibido durante intermináveis horas madrugada adentro. Poucas propostas, ataques lamentáveis e muita desfaçatez, tudo facilitado pelas regras e também pela presença de candidatos que nada tinham a acrescentar.

Ou seja, uma dinâmica terrivelmente parecida com uma segunda-feira qualquer no BBB. Durante a temporada de 2022, muitas vezes o jogo da discórdia promovido por Tadeu Schmidt também invadiu o dia seguinte, empurrando os programas de Renata Lo Prete e Pedro Bial rumo ao oblívio dos insones.

Mas se houve um ponto positivo, ele reside no aspecto estritamente midiático da coisa. O apresentador William Bonner foi um elemento capaz de traduzir toda a experiência —primeiro com sua empolgação e orgulho, dada a importância do evento, e depois com a notável frustração que não conseguia esconder devido aos desdobramentos irritantes da contenda.

É incomum ver o condutor do Jornal Nacional em uma versão humana, demasiadamente humana. Sempre frio e distante, ontem deixou escapulir uma conexão assaz positiva com a audiência.

Em alguns momentos chegou a lembrar o personagem Roger Murtaugh, vivido por Danny Glover na série de filmes Máquina Mortífera. Como se estivesse fazendo a mesma coisa há tempo demais, louco para encerrar o ciclo e partir para uma próxima oportunidade.

Entendo perfeitamente. E acho que Bonner ontem se cacifou para apresentar jogos da discórdia em ambientes menos inóspitos, em formatos similares ao próprio BBB ou até A Fazenda.

Voltamos a qualquer momento com novas informações.