PUBLICIDADE
Topo

Chico Barney

Vacilão da Fazenda: Cartolouco finalmente encontrou seu lugar no mundo

Cartolouco confinado em "A Fazenda 12" - Reprodução/RecordTV
Cartolouco confinado em "A Fazenda 12" Imagem: Reprodução/RecordTV
Chico Barney

Entusiasta e divulgador da cultura muito popular. Escreve sobre os intrigantes fenômenos da TV e da internet desde 2002

Colunista do UOL

12/09/2020 14h25

O rapaz conhecido como Cartolouco passou alguns dos melhores anos de sua juventude na qualidade de alívio cômico da área de esportes da Globo, espaço já amplamente reconhecido pelo excesso de piadinhas e gracejos.

Com seu estilo anárquico e sempre um pouco acima do tom, conquistou uma legião de detratores e até mesmo um improvável séquito de fãs. Depois de se envolver em uma série de desinteligências que aparentemente desagradaram os setores mais conservadores da emissora, foi convidado a se retirar.

O revés profissional abriu caminho para que pudesse seguir o caminho para o qual parece ter sido talhado: a função de vacilão de reality show. Ainda melhor quando notamos que o programa em questão é A Fazenda da Record.

Desde a estreia da nova temporada, na terça-feira, fica cada vez mais difícil de acreditar que Lucas Strabko, o Luquinha da Presepa, durou tanto tempo nos corredores da Berrini.

Um dos melhores trechos da biografia de Bertrand Russell, filósofo e matemático britânico, ilustra bem meu ponto.

Conta-se que o rei George VI estava um tanto reticente quanto a oferecer uma condecoração de Ordem do Mérito em 1944. Parecia desconfortável em oferecer tão alta honraria a um estudioso irreverente e sarcástico, conhecido pelas posições democráticas e antimilitaristas.

Na cerimônia, o rei mandou o papo reto: "O senhor se comporta por vezes de um modo que, se adotado de forma geral, seria altamente inconveniente."

Mas Bertrand não se fez de rogado e retrucou: "O modo como uma pessoa se comporta tem a ver com a sua missão. Cabe a um carteiro, por exemplo, bater às portas de todas as casas de uma rua em que ele tem cartas para entregar. Caso qualquer outra pessoa se pusesse a bater em todas as portas, ela seria considerada um transtorno para a ordem pública."

Já envolvido em uma série de situações constrangedoras nesse comecinho de A Fazenda, Cartolouco é altamente inconveniente. Mas parece ser essa sua missão. Resta saber se a condecoração será o prêmio ou uma alta rejeição por parte do público.

Voltamos a qualquer momento com novas informações.