Topo

Aline Ramos

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Por que as pessoas odeiam tanto o Vitão?

Vitão  - Reprodução / Instagram
Vitão Imagem: Reprodução / Instagram

Colunista do UOL

21/07/2022 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Não há nada que Vitão faça sem virar alvo de uma enxurrada de julgamentos. Ele pode cantar, dançar, usar um penteado novo ou falar da própria sexualidade, tudo é motivo para críticas, ataques e deboches. É difícil ver alguém punido dessa maneira sem que tenha dado reais motivos para essa execração pública.

Isso me leva a uma pergunta: por que as pessoas odeiam tanto o Vitão?

A ascensão de Vitão como cantor foi muito rápida. Em pouquíssimo tempo, ele trocou os covers que fazia em 2016 por músicas autorais e emplacou parcerias com grandes nomes nacionais do pop e do rap a partir de 2018. Porém, a velocidade do crescimento na carreira foi a mesma da queda.

Sob o olhar sanguinário

Em janeiro de 2020, quando era uma revelação com músicas de sucesso, Vitão experimentou uma primeira onda de hate. Viralizou nas redes sociais um vídeo dele cantando uma versão de "Diário de um Detento", do Racionais MC's, em estilo acústico e "good vibes".

A performance foi ridicularizada como se ele tivesse feito a nova versão de modo sério. Porém, o vídeo, gravado no ano anterior, era parte de um quadro do canal da Foquinha no Youtube que tinha como desafio cantar músicas fora do ritmo original. Na ocasião, Vitão também interpretou "Vamos pra Gaiola", de Kevin o Chris, como sertanejo, e "50 Reais", de Naiara Azevedo, como rap.

Pouca gente se propôs a entender de onde saiu aquele trecho de vídeo que parecia tão absurdo. Além disso, a performance é resgatada sempre que Vitão vira alvo de uma nova polêmica, como se quisessem mostrar o histórico de supostos crimes que ele cometeu contra a música.

A queda

O relacionamento com Luisa Sonza, entre setembro de 2020 e agosto de 2021, foi o início da virada de chave na vida de Vitão. Ela sofreu com o julgamento daqueles que a acusaram de trair Whindersson Nunes. Ele foi alvo de críticas por supostamente ter ficado com a esposa do amigo.

Não há provas de que Luisa traiu o ex-marido com Vitão. Todos os envolvidos negaram que isso tenha ocorrido. Entretanto, o que ficou na memória coletiva de muita gente é que Vitão é talarico e Luisa é adúltera.

O ódio a Vitão está diretamente ligado ao machismo que Luisa é alvo. Para muitos, é inconcebível uma mulher terminar um casamento e logo depois engatar um namoro com outra pessoa. A intolerância com a liberdade sexual dela foi tão forte que atingiu até quem estava ao seu lado.

Por baixo

Como se já não bastassem os julgamentos que recebia, Vitão se viu bombardeado em mais um episódio. Durante o MTV Miaw de 2020, ele fez uma apresentação de "Flores" ao lado de Luisa Sonza. A performance foi amplamente desaprovada nas redes sociais, principalmente pela dicção do cantor, que chegou a ser comparada ao escapamento de um carro.

Vitão está longe de ser um mau cantor, mas tem sido avaliado por uma única apresentação. É um julgamento absolutamente injusto, e a performance tem definido a maneira que muita gente enxerga qualquer coisa que ele faça.

Logo após o MTV Miaw, Vitão publicou um vídeo em seu TikTok dançando "Californiana'', e foi esculhambado mais uma vez. O vídeo viralizou de forma negativa e, além de mau cantor, ele também passou a ser visto como um péssimo dançarino.

Volta por cima

A fama de que Vitão dança mal já se tornou coisa do passado. Ele participou da última edição do "Dança dos Famosos'' e surpreendeu público e jurados com a sua evolução. Ao lado de Gabe Cardoso, o cantor não teve uma estreia favorável. A instrutora caiu no final da primeira apresentação da dupla, que recebeu notas baixas dos jurados.

Porém, o erro não o abalou. Vitão se desenvolveu a cada apresentação e chegou à final aclamado pela plateia do Domingão. Além disso, as aulas de dança para o quadro parecem já estar refletindo em seu trabalho. Recentemente, o cantor apareceu dançando no clipe de "Mais uma vez", e isso foi motivo de muita comemoração por parte dos seus fãs mais fiéis.

Sexualidade

Vitão é a capa da edição de julho da revista Quem. A publicação gerou outra onda de ataques a ele e a seu trabalho. O motivo? Estar usando maquiagem, roupas consideradas femininas e um penteado diferente no cabelo.

Não é de hoje que Vitão experimenta coisas novas e fala sobre as transformações que têm passado. Ao afirmar que não se enxerga mais como um homem heterossexual, ele não encontra compreensão de parte da comunidade LGBTQIA+. Por não representar uma masculinidade socialmente construída, também é recriminado pela sociedade como um todo.

Fiel a si mesmo

É notável como Vitão tem sido vítima de uma mistura de fake news com julgamento moral elevado. Assim como Luisa Sonza, ele relata que recebe xingamentos na rua. Os ataques de ódio vêm de todos os lados e por diversos motivos. E não são apenas virtuais, mas reais, e também atingem os familiares.

Vitão tem apenas 22 anos e incomoda por ser quem é. Nesse processo de transformações pessoais e artísticas, é inspirador ver a sua força em ser fiel a si mesmo. Nesta quinta-feira (21), ele lança o EP "Mais uma vez" para simbolizar a retomada de sua carreira.

Vitão é inquieto como artista e está sempre em busca de experimentações. Isso o permite criar coisas musicalmente diferentes e muitas vezes inovadoras, mas também o aproxima de produções não tão bem aceitas pelo público. Faz parte. Ele pode e deve ser julgado por sua obra, esse é o sonho de qualquer artista. Mas os julgamentos não precisam se tornar ataques de ódio.