PUBLICIDADE
Topo

Aline Ramos

Nova série da Netflix, Grand Army é uma aula de como ocorrem abusos sexuais

Odessa A"zion como Joey Del Marco na série Grand Army  - JASPER SAVAGE/NETFLIX
Odessa A'zion como Joey Del Marco na série Grand Army Imagem: JASPER SAVAGE/NETFLIX
Aline Ramos

Aline Ramos é jornalista, mas tá mais pra palpiteira, por isso cria conteúdo na internet desde 2014. Você com certeza já fez algum teste dela no BuzzFeed, onde foi redatora por dois anos. É especialista em diversidade e dá consultoria para marcas em temas como raça e gênero. Mas o que ama mesmo é escrever sobre entretenimento e dar opinião sobre tudo, se bobear até sobre a sua vida.

Colunista do UOL

21/10/2020 16h16

*Este texto contém spoilers.

Grand Army é uma série adolescente que estreou recentemente na Netflix com um enredo diferente de outras atrações focadas nesse público. Com uma trama extremamente real, a produção se mostra conectada com os problemas que muitos jovens enfrentam no dia a dia.

Estudantes Grand Army - JASPER SAVAGE/NETFLIX - JASPER SAVAGE/NETFLIX
Grand Army
Imagem: JASPER SAVAGE/NETFLIX

A série gira em torno do colégio Grand Army, uma escola pública referência no Brooklyn, Estados Unidos. Por isso mesmo, há uma diversidade de alunos e histórias a serem contadas. Uma delas é a da irritante Joey Del Marco.

Nos primeiros episódios, é impossível sentir o mínimo de empatia por Joey. Ela é mais uma garota branca, mimada, popular e cheia de privilégios. Nem o seu manifesto feminista dentro do colégio gera simpatia.

Porém, a história muda quando Joey é estuprada por dois amigos. A cena extremamente gráfica mostra como o abuso sexual ocorre nessas situações. Importante frisar que pode ser um gatilho para algumas pessoas.

Joey e Tim em Grand Army - JASPER SAVAGE/NETFLIX - JASPER SAVAGE/NETFLIX
Odessa A'zion como Joey Del Marco na série Grand Army
Imagem: JASPER SAVAGE/NETFLIX

Após sair do cinema, Joey decide curtir com outros amigos do grupo. Todos estavam chapados dentro de um táxi. Ela toma a iniciativa e beija os dois amigos, mas eles passam do limite mesmo com os pedidos de Joey para parar. Um terceiro amigo assiste o momento em que Joey é estuprada e não faz nada.

A partir daí, assistimos a expansiva Joey se transformar numa garota com ombros encolhidos, deprimida e que tenta fingir que nada aconteceu. Porém, as marcas físicas e psicológicas impedem Joey de seguir em frente.

Quando família dela descobre o que aconteceu, a estudante decide fazer uma denúncia formal. Os garotos são presos e a história se espalha pelo colégio. Joey cai no julgamento popular e todo o seu histórico sexual é vasculhado, tanto pelos colegas como pela polícia.

Por falta de provas, o caso é arquivado e Joey se sente ainda mais culpada pela violência que foi vítima. Isso te lembra algo?

Histórias reais

Robinho - Ivan Storti / Santos FC / Fotos Públicas - Ivan Storti / Santos FC / Fotos Públicas
Robinho teve contrato suspendido pelo Santos
Imagem: Ivan Storti / Santos FC / Fotos Públicas

A maioria das mulheres que conheço tem alguma história de abuso sexual envolvendo álcool ou drogas. A vulnerabilidade gerada pelo uso dessas substâncias torna mais difícil que a vítima denuncie o ocorrido. Isso acontece tanto pelo sentimento de culpa quanto pelo julgamento alheio.

O caso envolvendo o jogador Robinho possui muitas semelhanças com a história de Joey. A vítima do jogador era amiga do jogador e do grupo de amigos dele, e também estava alcoolizada.

Mesmo com Robinho tendo sido condenado em primeira instância pela justiça italiana, muitas pessoas - incluindo torcedores do Santos, fãs do atleta e até Caio Ribeiro, comentarista da TV Globo - duvidaram da história.

A série, assim como a história de Robinho, também evidencia outro ponto comum na maioria dos casos de estupro: o estuprador é alguém próximo e que possui a confiança da vítima.

As semelhanças e coincidências entre o caso mostrado na série e o ocorrido com Robinho não são à toa. A ficção mostrou uma realidade que infelizmente acontece diariamente com meninas e mulheres de todo o mundo. Por isso, Grand Army é uma aula de como ocorrem abusos sexuais.

Quantas Joeys existem por aí?

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.