Topo

Como é se hospedar num hotel que já foi palácio de marajá na Índia

Divulgação
Imagem: Divulgação

Mari Campos

Colaboração para o UOL

26/10/2019 04h00

Conhecida como "a terra dos marajás", a região do Rajastão, na Índia, sempre reuniu famílias nobres, com seus palácios e residências nababescas. Muitas destas mansões se transformaram em charmosos hotéis-boutique, hoje acessíveis a qualquer viajante que tope desembolsar algumas centenas de dólares por noite.

O mais exclusivo deles se transformou no Raj Mahal Palace, do grupo Suján Luxury, que conta com 13 quartos e suítes instalados em uma mansão a curta distância do centro histórico de Jaipur.

Opulência à primeira vista

Entrada do Raj Mahal Palace - Divulgação - Divulgação
Entrada do Raj Mahal Palace
Imagem: Divulgação

Quem se hospeda por lá recebe já na entrada toalhinhas refrescantes e taças de champanhe na sala principal repleta de sofás e poltronas. Aos passear pelos ambientes, é possível se impressionar com os papéis de parede e decoração diferentes de cada ambiente e entre as suítes (algumas contam com salas de estar e jantar separadas).

O edifício principal do palácio, que conta com uma biblioteca e piscina, é rodeado por jardins distribuídos em uma área de 15 acres - alguns costumam receber até cerimônias de casamento.

Uma das salas do Raj Mahal Palace - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Uma das salas do Raj Mahal Palace - Divulgação - Divulgação
Uma das salas do Raj Mahal Palace
Imagem: Divulgação

A escadaria de mármore e os imensos lustres são parte do acervo original do palácio, mas o processo de transformação do palácio em hotel trouxe também um mix de objetos e peças contemporâneos, além de todas as facilidades da vida moderna, como entradas USB para carregar os celulares e máquinas de café expresso.

As acomodações remodeladas, que antes pertenceram à família real, estão divididas entre quartos, suítes e apartamentos reais, com áreas que podem chegar a quase 300 metros quadrados de área privativa na maior delas.

51 Shades of Pink - Divulgação - Divulgação
51 Shades of Pink
Imagem: Divulgação

Parte do premiado portfólio da Relais & Chateaux, o hotel conta com cinco diferentes locações possíveis para as refeições, incluindo um salão totalmente cor-de-rosa, o 51 Shades of Pink. Já o café da manhã, sempre à la carte, pode ser servido no quarto, nos jardins ou em um dos salões-restaurante.

A refeição matutina, o chá da tarde completo e serviços de lavanderia estão incluídos em todas as diárias.

Café da tarde no Raj Mahal Palace - Divulgação - Divulgação
Café da tarde no Raj Mahal Palace
Imagem: Divulgação

História de luxo

Comissionado pelo marajá Sawai Jai Singh 2º como palácio privativo para sua esposa Chandra Kanwar Ranawat, o palácio tem uma história de mais de 250 anos e já hospedou diversos membros da realeza britânica (incluindo a princesa Diana e a rainha Elizabeth 2ª) e a família Kennedy. Hoje, como hotel, atrai de turistas comuns a celebridades hollywoodianas, com diárias a partir de R$ 1,5 mil.

Mais Jaipur

Além da opulenta residência real vale a pena conhecer mais da cidade conhecida internacionalmente como "pink city" ("cidade cor-de-rosa"), pela coloração das pedras de terracota geralmente usadas na construção dos edifícios da parte antiga:

Não perca o Amber Fort, fortaleza tombada pela Unesco; o Hawa Mahal, ou Palácio dos Ventos, a fachada mais fotografada da Índia depois do Taj Mahal; e o Maharaja's City Palace, antiga residência real que hoje em dia é apenas parcialmente utilizada pela atual família real e teve a maior parte de seus edifícios transformados em um museu.

Errata: este conteúdo foi atualizado
Diferente do informado e ilustrado na matéria, a última foto referente a Amber Fort é, na verdade, o Palácio dos Ventos. A imagem foi substituída por uma de Amber Fort.