Refugiados anfitriões: você pode provar comida e arte de imigrantes em SP
Já pensou em fazer um passeio por Damasco e experimentar as comidas dos restaurantes locais? E aprender a teatroterapia do tambor venezuelano, uma dança afro-venezuelana que representa a dor dos escravos? Agora essas oportunidades são possíveis na cidade de São Paulo.
Vinte refugiados e imigrantes se tornaram anfitriões do projeto "Experiências no Airbnb" na capital paulistana. A iniciativa chamada "Raízes na Cidade", criada em parceria com a ONG Migraflix, visa conectar essas pessoas com a sociedade brasileira por meio de ideias empreendedoras. As atividades vão de um tradicional jantar Sírio a uma apresentação de músicas de trabalhadores venezuelanos.
Yamam Saad, por exemplo, veio da Síria há 3 anos sem companhia. Formada em Arqueologia, ela trabalhava no Museu Nacional de Damasco. A experiencia que oferece se chama "Uma viagem a Damasco", que consiste em guiar seus hóspedes pelas ruas da parte antiga e histórica de Damasco, passando por restaurantes típicos em que ela recria os pratos principais.
Outro personagem é Duchelier Mahonza, que ensina um pouco da história e a expressão dos tecidos africanos. O jovem congolês ensina as técnicas de artes para fazer uma estampa em um papel sulfite formato A3 usando guache e pincel. Duchelier se inspirou nas mães que carregam seus filhos com panos amarrados no torço.
Localizadas em diferentes regiões da capital paulista, é possível reservar uma degustação de doces venezuelanos no bairro da Pompeia, colocar a mão na massa e fazer o pão folha típico da Síria na Vila Gumercindo ou ouvir música haitiana de uma banda na Liberdade, por exemplo.
Inseridas como experiências de impacto social na plataforma, todas elas têm renda 100% revertida aos empreendedores.
O participante mais jovem no projeto tem 28 anos, enquanto o mais velho tem 73 anos. Além disso, 30% das experiências são realizadas na casa da própria pessoa, e 60% dos anfitriões são mulheres.
As vivências estão disponíveis para reserva tanto no app quanto pelo site, com valores que variam de R$ 40 a R$ 130.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.