Para viver largado e pelado: ilha em Goiás está à venda por R$ 10 milhões

Goiás pode não ter saída para o mar, mas uma cidade goiana tem chamado a atenção nas redes sociais por ter uma ilha à venda.

Como é

O terreno em questão está à venda por R$ 10 milhões. O anúncio foi feito nas redes sociais pelo corretor de imóveis Welerson Antunes. Até o momento, o post já tem mais de 800 mil visualizações.

Ao todo, são 220 mil m² de faixa de terra cercada por água doce. Segundo o corretor, o espaço pode ser dividido em 194 lotes. E ainda sobraria terreno para a construção de ruas, área de lazer e heliponto.

Representação da ilha à venda em Itumbiara (GO)
Representação da ilha à venda em Itumbiara (GO) Imagem: Divulgação / Welerson Antunes

A propriedade fica dentro da represa de Itumbiara. A Eletrobras esclarece que não existem ilhas no estado de Goiás, mas remanescentes ilhados em reservatórios de acumulação de água para geração de energia elétrica sob a concessão da empresa —que são propriedades particulares que podem pertencer à concessionária ou ao dono do terreno que teve parte de seu imóvel afetado com a construção da represa. "O remanescente ilhado mencionado obedece à cota de desapropriação do reservatório de Itumbiara", explicou a empresa.

Por que a ilha pode ser adquirida? Por não ser um bem pertencente à União ou ao estado, a ilha é caracterizada como particular e pode ser vendida, conforme consta no artigo 1.249 do Código Civil.

As [ilhas] que se formarem pelo desdobramento de um novo braço do rio continuam a pertencer aos proprietários dos terrenos à custa dos quais se constituíram.
Artigo 1.249 do Código Civil

Ilha à venda em Itumbiara (GO)
Ilha à venda em Itumbiara (GO) Imagem: Divulgação / Welerson Antunes

"Ela tem escritura, registro e matrícula individual", explica também o corretor Antunes em outro post. "Então, ela pode ser construída, loteada, pode ser feito até um resort —olhando as leis que regem o município em que ela está", continua. A reportagem buscou contato com a prefeitura de Itumbiara sobre a ilha e aguarda posicionamento.

Continua após a publicidade

Também existem outras ilhas particulares na região. Entre elas, estão a Ilha do Cascalho, que fica na Represa de Cachoeira Dourada; e a Ilha do Sol, no rio Paranaíba, segundo uma publicação do jornal O popular.

Deixe seu comentário

Só para assinantes