Brasileira ganha prêmio internacional com foto subaquática no Recife

Pela primeira vez, uma brasileira subiu ao pódio do concurso internacional Underwater Photographer of the Year (Fotógrafo Subaquático do Ano, em tradução livre), edição de 2024. O evento de premiação aconteceu em Londres.

O UPY, como é chamado, é uma competição anual, com sede no Reino Unido, que celebra a fotografia feita abaixo da superfície de oceanos, lagos, rios e até piscinas, e atrai inscrições de todo o mundo.

O Brasil já havia recebido menção honrosa em duas fotos em anos anteriores, mas, pela primeira vez, esteve no pódio entre as três primeiras colocações.

A dona desse feito é Fabi Fregonesi (@fabi_dive), que ficou em terceiro lugar na categoria de Naufrágios com a foto 'Set Sail' ('Hora de Zarpar', em português), feita no Recife.

Com isso, ela se torna também a primeira mulher brasileira a ser premiada na história desse concurso e consolida uma posição importante entre os melhores fotógrafos subaquáticos do mundo.

"Estou imensamente feliz com o reconhecimento e por representar o Brasil. E ainda mais realizada por ter sido com uma fotografia feita no nosso país e, com isso, mostrar como temos mergulhos e fotógrafos com potencial de ganhar os concursos internacionais mais concorridos, incluindo o UPY", conta Fabi.

A foto premiada foi feita em um naufrágio chamado Virgo e mostra um enorme cardume de peixes em uma formação que lembra uma vela de barco.

Nesse dia, quando cheguei no Virgo, me deparei com esse cardume que, naquele momento, me deu a sensação de que o barco estava pronto para iniciar navegação rumo a uma aventura desconhecida. Na hora pensei que precisava registrar, e foi o tempo de planejar rapidamente a foto que queria tirar. Cardumes podem mudar de formação muito rápido e foi isso que aconteceu: segundos depois da foto, a forma já estava completamente diferente. E, na minha opinião, uma das magias da fotografia é eternizar um momento que, muitas vezes, dura milésimos de segundos. Fabi Fregonesi

Ela conta que, apesar de tirar foto desde 2012, foi a primeira vez que se inscreveu para um concurso internacional para ter feedback sobre suas fotos e ir se aperfeiçoando, mas não esperava um resultado tão positivo logo de cara. Além da foto premiada, ela teve mais duas fotos finalistas e outras duas que chegaram até as quartas de final.

Continua após a publicidade

"Com certeza é muito mais do que um sonho, e espero que a foto subaquática brasileira vá conquistando cada vez mais o espaço que merece. Vocês ficariam encantados se vissem o trabalho de pessoas talentosíssimas e que também já estiveram representando o Brasil em outros concursos, como Paula Vianna, Ruver Bandeira e Kadu Pinheiro", diz a fotógrafa brasileira.

O concurso é um dos mais importantes do mundo e conta com 13 categorias, incluindo Macro, Grande Angular, Naufrágios, Comportamento, entre outras, e em 2024 teve mais de 6.500 fotos inscritas. Os jurados foram os experientes fotógrafos subaquáticos Peter Rowlands, Tobias Friedrich e Dr. Alexander Mustard MBE.

O resultado completo do concurso pode ser visto em: https://underwaterphotographeroftheyear.com/winners/2024-winners/.

Deixe seu comentário

Só para assinantes