'Ninguém limpa': comissários revelam 5 lugares muito sujos no avião

Com milhares de passageiros voando todos os dias, não é de se espantar que companhias aéreas tenham que ser rápidas na higienização das aeronaves. Assim, muitas vezes é difícil deixar tudo bem limpinho entre uma decolagem e outra.

Comissários de bordo contaram à revista especializada Travel and Leisure quais são as partes que não costumam ser limpas com tanta frequência em uma aeronave. Vale aquela esfregadinha de álcool na mão após tocá-las...

Folheto de segurança

O folheto de instruções de segurança passa por muitas mãos e, por isso, não é dos objetos mais limpos da aeronave
O folheto de instruções de segurança passa por muitas mãos e, por isso, não é dos objetos mais limpos da aeronave Imagem: tanyss/Getty Images/iStockphoto

Sabe aquele "resumão" das instruções em caso de emergência que fica no bolso do assento à sua frente? Pois é, não é nada limpo, segundo os comissários.

"É o lugar mais sujo do avião", garantiu a comissária Josephine Remo à publicação. Ela explicou que as mesinhas com bandejas costumam receber um paninho de limpeza, mas os cartões ou folhetos não. Então, ao terminar de ler, vale recorrer ao álcool gel na mão.

Compartimento de bagagem

Os bagageiros tocados por diversos passageiros a cada voo, mas são raramente limpos, segundo a comissária
Os bagageiros tocados por diversos passageiros a cada voo, mas são raramente limpos, segundo a comissária Imagem: Creative Credit/Getty Images/iStockphoto

Apesar de serem tocados por diversos passageiros a cada voo, os compartimentos de bagagem acima dos assentos são "raramente limpos", ainda segundo a comissária Josephine.

Como é praticamente inevitável o seu uso para guardar a bagagem, lembre-se de higienizar as mãos após fechá-lo.

Continua após a publicidade

Além disso, como Nossa já explicou em outra reportagem, é sempre importante limpar sua mala corretamente, de acordo com o material dela, na volta para casa.

Mesas das poltronas

Vale higienizar a mesinha do avião antes de fazer a sua refeição
Vale higienizar a mesinha do avião antes de fazer a sua refeição Imagem: Craig Hastings/Getty Images

"Passageiros geralmente sabem que aviões estão cheios de sujeira, mas as mesas vão além dos germes comuns", explicou ainda à revista a comissária Sue Fogwell, com mais de duas décadas de experiência no ar. Portanto, ela acredita ser uma boa ideia usar um lencinho capaz de eliminar germes antes de usar o espaço para fazer sua refeição.

A teoria da comissária é suportada por um estudo realizado em 2015 pela calculadora de voo Travelmath, que demonstrou que as mesinhas têm quase oito vezes mais bactérias por polegada quadrada do que o segundo lugar mais sujo encontrado em uma aeronave na ocasião: o botão de ventilação de ar sobre a poltrona.

Capas dos assentos

As capas dos assentos não são trocadas mesmo em alguns casos, quando a sujeira não é considerada suficiente para justificar uma substituição pela tripulação
As capas dos assentos não são trocadas mesmo em alguns casos, quando a sujeira não é considerada suficiente para justificar uma substituição pela tripulação Imagem: Getty Images
Continua após a publicidade

Ainda de acordo com Sue Fogwell, "as capas de assentos nem sempre são substituídas ou limpas" entre um voo e outro. A troca só acontece caso um passageiro relate à tripulação algum incidente na poltrona. Mesmo assim, a necessidade é avaliada pela equipe.

"Nem todo evento nojento é relatado [ao time de limpeza e manutenção] porque poderia causar um atraso no voo", explica a veterana.

A Travel and Leisure recomenda àqueles que se incomodam com a potencial sujeira que viajem com suas próprias capas descartáveis ou reutilizáveis.

Maçaneta e tranca do banheiro

A maçaneta não é frequentemente higienizada entre voos, mas muita gente entra e sai do banheiro durante os trajetos...
A maçaneta não é frequentemente higienizada entre voos, mas muita gente entra e sai do banheiro durante os trajetos... Imagem: iStock

"Os banheiros são regularmente limpos, mas as trancas e maçanetas da porta não são", entrega Josephine Remo.

Continua após a publicidade

"É uma boa ideia para os passageiros usarem desinfetantes para as mãos [como o álcool gel] depois de guardarem suas bagagens, tocar alguma coisa no bolso do assento em frente a eles e após saírem do banheiro", ensina.

Em outubro de 2023, uma reportagem do jornal The Washington Post encontrou resultados semelhantes: a repórter Andrea Sachs viajou para uma investigação e coletou amostras de diversos pontos da aeronave. Os dados apontaram que a torneira da pia do banheiro — outro local que as pessoas tocam bastante (e antes de lavar as mãos) — era o local mais sujo do avião, seguido da mesinha dos assentos.

Deixe seu comentário

Só para assinantes