Topo

Inimigo invisível! Veja por que você deve limpar sua mala depois da viagem

Chegar em casa e jogar a mala na cama para desfazê-la não é recomendado: a prática expõe seu local de descanso a micro-organismos - Kostikova/Getty Images/iStockphoto
Chegar em casa e jogar a mala na cama para desfazê-la não é recomendado: a prática expõe seu local de descanso a micro-organismos
Imagem: Kostikova/Getty Images/iStockphoto

De Nossa

24/04/2023 04h00

Fazer as malas para viajar é um processo que exige, na maioria das vezes, cuidado: o viajante precisa seguir regras a respeito do que é possível transportar, além de lutar para caber tudo que precisa — ou gostaria — de levar em um espaço reduzido.

Também necessita estratégia, já que é importante garantir que não se esqueça nada de essencial no armário ou que objetos que serão requisitados no aeroporto, como o passaporte, estejam em local de fácil acesso.

Mas, e para desmontá-la? Muitos viajantes chegam em casa sem pressa para descer o zíper e encarar a bagunça acumulada dos dias de descanso.

Além disso, é bem mais simples só jogar a roupa suja no cesto e se preocupar com a mala na próxima viagem. À revista especializada Condé Nast Traveler, experts garantiram que esta não é a melhor conduta, porém: pode abrir seu lar a micro-organismos que fazem mal a você.

"Limpar a mala não é só pela aparência — tem a ver com a saúde também. Pode parecer estranho pensar que uma mala pode levar a uma infecção, mas lembre que [ela] é apenas um veículo de transmissão", opinou o microbiólogo Jason Tetro, autor de "The Germ Code" e "The Germ Files".

Lembre-se dos lugares por onde sua mala passou durante a viagem: ela pode estar carregando uma "lembrança" para casa - Halfpoint/Getty Images/iStockphoto - Halfpoint/Getty Images/iStockphoto
Lembre-se dos lugares por onde sua mala passou durante a viagem: ela pode estar carregando uma "lembrança" para casa
Imagem: Halfpoint/Getty Images/iStockphoto

Ele recomenda desinfetar a mala entre viagens e até durante o passeio "para reduzir o risco de [germes] arruinarem uma viagem maravilhosa".

Sua mala também viaja sem você

A Dra. Jan Jones, do Departamento de Turismo e Hospitalidade da Universidade de New Haven, nos EUA, concorda e salienta que, muitas vezes, sua mala passa por locais e condições que você nem imagina.

"É possível que várias pessoas tenham pegado na mala de um viajante diversas vezes durante sua jornada de um local para outro", relembra. Isto porque uma mala despachada segue pela esteira no check-in e é manipulada por diversos funcionários da companhia aérea em áreas diferentes do aeroporto.

Aeroporto, mala de viagem, esteira de bagagem - Getty Images - Getty Images
Sua mala também faz percursos longe dos seus olhos, portanto não assuma saber o quão limpa ou suja ela está
Imagem: Getty Images

Além disso, ao chegar no avião, ela terá contato com muitas outras malas e objetos no compartimento de carga, que frequentemente também transporta animais. Por isso, mesmo que uma bagagem pareça limpa, há maior probabilidade que ela esteja bem suja, na verdade.

Por isso, a especialista sugere passar lenços desinfetantes nas malas assim que chegar no hotel ou em casa e, imediatamente após a limpeza, lavar as mãos com cuidado. O ideal, aliás, é manter os lenços na sua bagagem de mão ou um gel desinfetante pendurado na alça externa da mala, para não se sujar procurando pelo produto. O bom cuidado, segundo Jan, previne o aparecimento de mofo e ajuda a mala a durar mais.

Limpeza cuidadosa e imediata

Tetro também não recomenda se render à preguiça pós-viagem de volta e deixar a limpeza para depois. "Eu sugiro limpar o mais rápido possível porque há potencial para o crescimento [de micro-organismos] se o ambiente da mala for quente e úmido", explica.

mala - Reprodução/Pexels - Reprodução/Pexels
É importante não demorar para desfazer a mala: calor e humidade no compartimento podem favorecer a proliferação de fungos e bactérias
Imagem: Reprodução/Pexels

O escritor ainda frisa que o tratamento deve ser sempre cuidadoso, não importa onde você esteve. "Viagem literalmente significa que você vai encontrar superfícies que não sabe se são seguras, pode ser um hotel de beira de estrada, uma cabine de cruzeiro ou hotel cinco estrelas."

Vá por partes

Uma boa limpeza, segundo os experts, leva em consideração as particularidades de cada parte da mala. Veja as formas recomendadas de higienizá-las:

Alça ou haste (nas malas com rodinhas):

Justamente porque você toca estas partes com a sua mão, elas são as mais importantes de serem desinfetadas: a partir dali começa a cadeia de transmissão de doenças. Jason Tetro aconselha a esticar toda a haste da alça da mala de rodinhas e passar nela um pano com água e sabão. O mesmo vale para outros modelos.

Toda a haste da alça deve ser higienizada com cuidado com água e sabão, além de produtos desinfetantes - Justin Case/Getty Images - Justin Case/Getty Images
Toda a haste da alça deve ser higienizada com cuidado com água e sabão, além de produtos desinfetantes
Imagem: Justin Case/Getty Images

Depois desta etapa, o ideal é passar algum tipo de desinfetante — procure no rótulo aqueles capazes de matar bactérias, fungos e até vírus com ingredientes como água sanitária, peróxido de hidrogênio, quaternários de amônio e compostos fenólicos — não só nesta parte como em quaisquer outras alças laterais e porções onde você segura sua mala.

É crucial deixar o produto agir pelo tempo recomendado no rótulo. No entanto, produtos que exigem mais de dois minutos para sua ação, segundo Dr. Jim Arbogast — vice-presidente de ciências da higiene e avanços em saúde pública da GOJO Industries —, não são os mais indicados pois exigem múltiplas aplicações para um resultado satisfatório.

As rodinhas ou porção inferior

Apesar do contato mais próximo com o chão, a parte de baixo da sua mala — com rodinhas ou não — não é tão suja quanto as alças e, por isso, os especialistas garantem que a limpeza não precisa ser tão trabalhosa nesta parte. "Eu só limparia as rodas se elas estivessem visivelmente sujas ou se soubesse que passaram por algo de alto risco", opinou Arbogast à Traveler.

As rodinhas da mala são menos sujas do que se imagina - freemixer/Getty Images/iStockphoto - freemixer/Getty Images/iStockphoto
As rodinhas da mala são menos sujas do que se imagina
Imagem: freemixer/Getty Images/iStockphoto

A fórmula de limpeza recomendada para esta região é um pano com água e sabão — pode ser um sabonete líquido antibacteriano para as mãos ou um detergente de cozinha.

Interior

A parte de dentro da mala é a mais difícil de livrar dos germes porque tem superfície porosa. Portanto, é preciso de antemão usar um aspirador de pó para remover poeira ou migalhas, especialmente nos cantos. Se houver manchas, aplique um pano molhado com água e sabão ou um removedor para tecidos e esfregue. Deixe descansar por cinco minutos e depois use água quente para enxaguar.

A superfície interior das malas favorece acúmulo de sujeira -- mas a limpeza é simples - unclepodger/Getty Images/iStockphoto - unclepodger/Getty Images/iStockphoto
A superfície interior das malas favorece acúmulo de sujeira -- mas a limpeza é simples
Imagem: unclepodger/Getty Images/iStockphoto

Caso haja odores, os experts indicam usar removedores com carvão ativado, que devem ser mantidos na superfície por alguns dias antes de retirar. Já se a situação não for tão difícil assim, sprays ou lenços desinfetantes antimicrobianos podem dar conta do recado depois do aspirador.

Exterior

Aqui, você precisa antes levar em consideração qual é o tipo do material mais externo da sua mala, já que a forma de limpá-la pode variar. Confira:

Malas com "cascas" duras

Se a sua mala for do tipo mais firme, que parece ter um casco ou casulo de proteção, ela pode ser lavada como um pet! Sim, esta é a recomendação oficial. "Você pode tratá-la como um cachorro e dar uma boa pulverizada de água com uma mangueira" ensina Tetro. Vale também aplicar sabão na região.

As malas com "casca" sólida podem ser lavadas como um pet - seb_ra/Getty Images/iStockphoto - seb_ra/Getty Images/iStockphoto
As malas com "casca" sólida podem ser lavadas como um pet
Imagem: seb_ra/Getty Images/iStockphoto

Se houver manchas, vale investir em um limpa-manchas. Com cascas de plástico, nylon e vinil, também é possível recorrer a um pano molhado em uma solução de meia xícara de água de lavadeira por galão (3,8 L) de água. Deixe agir por cinco minutos e depois enxague.

Malas "macias" ou de tecido

Em tese, malas de tecido também podem receber um jato de água leve, mas é preciso extremo cuidado para não ensopá-las. Quem quiser evitar esta dor de cabeça pode recorrer aos lenços desinfetantes com mais de 60%-70% de álcool. De tempos em tempos, também é recomendando aquele bom banho na máquina de lavar.

Malas de tecido podem ser lavadas na máquina - moiseXVII/Getty Images/iStockphoto - moiseXVII/Getty Images/iStockphoto
Malas de tecido podem ser lavadas na máquina
Imagem: moiseXVII/Getty Images/iStockphoto

Elas ainda devem ser guardadas dentro de um saco de tecido ou plástico para proteger de poeira. "Também não esqueça de limpar suas mãos antes e depois de higienizar suas malas para prevenir contaminação cruzada", conclui Arbogast. Aqui, vale a rotina aperfeiçoada na pandemia: um bom sabão ou álcool gel.