Plantas que espantam baratas? Qual é a verdade sobre vídeo que viralizou

Recentemente, viralizou nas redes sociais um vídeo que mostra plantas que podemos ter em casa e espantariam baratas e outros insetos.

Somente no Instagram e no TikTok, o vídeo da empresa capixaba Pólen Garden, que cultiva e vende as tais plantas, tem mais de 9 milhões de visualizações e 600 mil curtidas

As quatro plantas com poderes de espantar baratas seriam: alecrim, lavanda, arruda e manjericão.

Mas será que é possível simples plantas fazerem isso? Fomos atrás de especialistas para esclarecer se o que diz o vídeo procede e como essas quatro plantas funcionariam como repelentes de baratas

O cheiro ajuda

Especialista consultado por Nossa diz que a tática funciona realmente, mas com algumas ressalvas.

"Diversas plantas possuem a característica de espantar insetos. Normalmente, são espécies que têm cheiros fortes, provenientes de óleos essenciais que elas produzem", explica o biólogo Climbiê Ferreira Hall, professor adjunto da UFMS (Universidade Federal do Mato Grosso do Sul) e doutor em biologia vegetal e meio ambiente.

Continua após a publicidade

Hall destaca que muitas substâncias que as plantas produzem têm, de fato, o objetivo de espantar insetos e outros animais que se alimentam delas.

Plantar algumas dessas plantas, inclusive, pode ser uma estratégia eficiente para proteger hortas familiares que sem a necessidade de recorrer a defensivos agrícolas. Dessa maneira, plantas de cheiro forte não apenas afastam possíveis predadores, mas também outros tipos de insetos que não se alimentam delas, como baratas e mosquitos" Climbiê Ferreira Hall, biólogo e professor da UFMS

Climbiê esclarece que a maioria das plantas capazes de repelir insetos precisam de muito sol para se desenvolverem. Essa seria uma dificuldade para quem deseja mantê-las dentro de casa.

Dessa forma, recomenda, o ideal é deixá-las perto de janelas e outros locais com mais incidência de luz solar.

Dá para usar apenas o óleo da planta

O manjericão pode crescer dentro ou fora de casa; o importante é ter bastante luz
O manjericão pode crescer dentro ou fora de casa; o importante é ter bastante luz Imagem: Al Kawasa/Unsplash
Continua após a publicidade

Gabriel Sabino, biólogo e doutorando em biologia vegetal na Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), afirma que apenas deixar a planta no ambiente pode não ter o efeito desejado, de espantar baratas e outros insetos.

"Alguns dos óleos produzidos pelas plantas podem, de fato, apresentar ação repelente para insetos. Contudo, apenas deixar a planta no cômodo pode não surtir o efeito esperado. Usar o óleo delas, que pode ser encontrado no comércio, é mais eficiente ", pontua Sabino.

Todas as dicas acima não eliminam a necessidade de manter a casa sempre limpa, especialmente sem restos ou migalhas de alimentos, que atraem formigas, baratas e outros insetos.

Veja também

Deixe seu comentário

Só para assinantes