Topo

Viagem de ônibus mais longa do mundo cruzará a Europa e durará 56 dias

Ônibus da Adventures Overland fará a viagem mais longa do mundo deste tipo de veículo - Divulgação
Ônibus da Adventures Overland fará a viagem mais longa do mundo deste tipo de veículo Imagem: Divulgação

De Nossa

28/03/2023 04h00

Uma companhia de viagens indiana lançou uma rota de ônibus que promete realizar a viagem mais longa do mundo neste tipo de veículo: são 56 dias na estrada para cruzar 22 países.

De acordo com a CNN americana, o "busão" da Adventures Overland partirá em 7 de agosto de Istambul, na Turquia, e deverá chegar quase dois meses depois — em 1º de outubro — em Londres, no Reino Unido, com até 30 passageiros.

Entre as regiões visitadas no passeio estão os Bálcãs, o leste europeu, a Escandinávia e a Europa Ocidental, com destaque para um trajeto de balsa pelo Golfo da Finlândia, uma visita ao Cabo Norte (ou Nordkapp) — o ponto mais ao norte da Europa continental — e um passeio pelos fiordes noruegueses.

O pacote para explorar 12 mil quilômetros sairá por US$ 24,3 mil ou R$ 126,65 mil e incluirá café da manhã diário, 30 almoços e jantares, além de hospedagens em hotéis com quartos duplos, compartilhados com um colega.

"Luxo" e trajeto alternativo

Apesar de viagens de ônibus raramente serem associadas com mimos — geralmente este mérito é dado para os trajetos de cruzeiro —, o veículo é descrito como "um ônibus especial de luxo concebido para viagens de longa distância confortáveis".

Além de os assentos serem reclináveis "com amplo espaço para as pernas", eles contarão com portas AUX e USB para dispositivos eletrônicos, bandeja dobrável (como em aviões), porta-garrafas e copos. Cada passageiro poderá trazer até duas malas.

O ônibus da Adventures Overland por dentro - Divulgação - Divulgação
O ônibus da Adventures Overland por dentro
Imagem: Divulgação

O roteiro também foi adaptado, segundo o site da Adventures Overland, para comportar tempos pós-pandêmicos e de guerra. Saíram Myanmar, China e Rússia da programação original — atualmente fechados totalmente ou parcialmente para visitantes internacionais — para dar lugar à passagem pelos Bálcãs. O ponto de partida também mudou de Irã para Turquia.

O projeto "Road to London" (Estrada para Londres) entrará no seu quinto ano em 2023. A ideia seria parcialmente inspirada pelos ônibus e kombis que faziam a "trilha hippie" — saindo da Europa ou Ásia Ocidental rumo ao sul asiático (Afeganistão, Paquistão, Índia, Nepal, Sri Lanka, Bangladesh e Tailândia) — nos anos 50 e 60.

À CNN americana, Tushar Agarwal — empresário indiano que fundou a companhia de ônibus turísticos em 2012 com Sanjay Madan — garantiu que as rotas são checadas com antecedência para garantir a segurança dos viajantes. "Cuidamos de documentação, vistos e autorizações para garantir que o foco dos participantes esteja em curtir a jornada".

Atualmente, a rota de ônibus mais longa do mundo tem 6.200 e conecta Lima, no Peru, ao Rio de Janeiro, no Brasil, segundo o Guinness World Records. Mais informações em bustolondon.in.