Topo

Londres é eleita a melhor cidade do mundo; Brasil tem duas no top 100

Panorama do horizonte de Londres, a capital do Reino Unido - Stewart Marsden/Getty Images/iStockphoto
Panorama do horizonte de Londres, a capital do Reino Unido
Imagem: Stewart Marsden/Getty Images/iStockphoto

De Nossa

24/02/2023 04h00

Londres é a melhor cidade do mundo em 2023, revelou o tradicional ranking anual "World's Best Cities" realizado pela consultoria de marketing de eventos globais Resonance. O levantamento é considerado um dos mais completos do mundo pela agência Bloomberg.

Seu estudo — que leva em consideração clima, meio ambiente, segurança, conservação de marcos, prosperidade financeira, diversidade populacional, infraestrutura, programação cultural e divulgação de atividades na web de destinos com mais de 1 milhão de habitantes — consagrou a capital britânica pela renascença de sua efervescência cosmopolita pós-pandemia.

No entanto, foi feita uma ressalva na edição deste ano para destacar Kiev, na Ucrânia, como a "Melhor Cidade Honorária de 2023", pelos seus esforços de resistência, manutenção de seus serviços e amparo à população diante da invasão russa. A lista final ainda incluiu duas representantes do Brasil — a primeira delas, São Paulo, em 33º lugar.

A maior metrópole sul-americana foi considerada inclusiva por abrigar grandes comunidades de imigrantes da Itália, do Japão e do Oriente Médio (sírios e libaneses). No quesito gastronomia, foi a 3ª melhor cidade do planeta — à frente de Londres e Nova York — graças a uma gama variada de bons restaurantes.

Bairro da Liberdade, em São Paulo: A vibrante comunidade de imigrantes é um dos pontos fortes da cidade - Dihandra Pinheiro/Getty Images - Dihandra Pinheiro/Getty Images
Bairro da Liberdade, em São Paulo: A vibrante comunidade de imigrantes é um dos pontos fortes da cidade
Imagem: Dihandra Pinheiro/Getty Images

Quando o assunto é cultura, é o 4º maior destino do mundo pela programação intensa de shows e eventos. Foi destacada ainda a experiência de hospedagem no Rosewood São Paulo, o belo hotel com quartos assinados por Philippe Starck, e o charme de drinques no Skybar do Hotel Ca'd'Oro, com vista panorâmica para a cidade.

Já a segunda representante nacional foi o Rio de Janeiro, em 54º lugar, considerada "uma delícia sensorial" por suas praias tropicais e sensuais, a vida noturna movida a samba e as belezas de seus picos naturais. Suas paisagens garantiram o 7º lugar global à Cidade Maravilhosa no quesito "Ao Ar Livre" e 29º em "Marcos Históricos". Já sua vida cultural ficou em 10º no mundo todo.

Bondinho do Pão de Áçúcar e o Corcovado, no Rio de Janeiro - diegograndi/Getty Images - diegograndi/Getty Images
Bondinho do Pão de Áçúcar e o Corcovado, no Rio de Janeiro
Imagem: diegograndi/Getty Images

O "World's Best Cities" recomenda uma passada na Lapa — 32ª melhor programação noturna do planeta — e cita o Museu da Imagem e do Som (MIS), em Copacabana, assinado pelo time de arquitetos do parque suspenso High Line em Nova York e previsto para ser inaugurado no primeiro semestre de 2023. Além disso, são imperdíveis trilhas na Tijuca e as já tradicionais subidas ao Cristo e viagem no bondinho do Pão de Açúcar.

Veja as dez melhores cidades do mundo:

1ª: Londres, no Reino Unido

The Shard ao lado da Ponte e da Torre de Londres - johnkellerman/Getty Images/iStockphoto - johnkellerman/Getty Images/iStockphoto
The Shard ao lado da Ponte e da Torre de Londres
Imagem: johnkellerman/Getty Images/iStockphoto

Londres vem recebendo turistas e movimentando moradores graças a muitos eventos pós-pandemia: o Jubileu de Platina da Rainha, em 2022, Wimbledon, a despedida de Elizabeth 2ª e, em maio, a coroação do rei Charles 3º. A cidade viu seu metrô se expandir à noite, vendeu o maior número de propriedade de luxo da década no primeiro semestre do último ano, e tem atraído habitantes milionários, assim como o investimento de big techs como o TikTok.

2ª: Paris, na França

Paris, na França - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Paris, na França
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Além de conservar belezas "eternas", com seus muitos museus e marcos hipnóticos, a Cidade Luz tem investido fortemente em expansão de ciclovias, tornando a cidade mais acessível e menos poluída e congestionada. Além de receber turistas de braços abertos após a covid-19, a prefeitura tem priorizado o planejamento urbano, que tem transformado o leito do Sena — a restauração da Notre-Dame abrirá ainda um parque em seus entornos — e sua periferia para receber os Jogos Olímpicos de 2024.

3ª: Nova York, nos EUA

Nova York, nos EUA - tapanuth/Getty Images - tapanuth/Getty Images
Vista do Empire State Building e do horizonte de Nova York do observatório Top of the Rock, no Rockefeller Center
Imagem: tapanuth/Getty Images

Seu projeto "Key to NYC", que fomentou a reabertura gradual de restaurantes, bares, teatros e da vida noturna ainda durante a pandemia, além de investimentos pesados na promoção turística da Big Apple resultaram em uma retomada substancial dos negócios. Não à toa, seus três aeroportos estão todos em expansão, novos museus como o Museum of Broadway têm aberto, e cerca de 9 mil novos quartos de hotéis foram criados entre 2022 e 2023 com os novos Aman New York, Ritz-Carlton Nomad, The Thompson Central Park e mais unidades das cadeias Renaissance e Moxy.

4ª: Tóquio, no Japão

Tóquio, no Japão - Getty Images - Getty Images
Tóquio, no Japão
Imagem: Getty Images

"Futurística", assim foi definida a metrópole asiática, que teve como pontos fortes destacados a segurança, a expansão do Aeroporto de Haneda, e "as melhores experiências do mundo em compras" com muitas boutiques, pop-ups de nicho divertidas (como uma dedicada à série "Stranger Things") e lojas de departamento variadas espalhadas pela cidade. As diversas opções de restaurantes também fazem sucesso.

5ª: Dubai, nos Emirados Árabes Unidos

Dubai, nos Emirados Árabes Unidos - ElenVD/Getty Images - ElenVD/Getty Images
Dubai, nos Emirados Árabes Unidos
Imagem: ElenVD/Getty Images

As palavras que definem o emirado são "segurança" e, sobretudo, "luxo". Além de oferecer experiências únicas e superlativas — como conhecer o prédio mais alto do mundo, o Burj Khalifa —, a cidade tem conquistado turistas com atrações sensoriais únicas e glamourosas, como o Museum of the Future ou a Aura Skypool, piscina 360º de borda infinita mais alta do globo. Além de abrigar o novo resort mais "ostentação" de que se tem notícia, Atlantis Royal, ela ainda oferece muitas boas lojas.

6ª: Barcelona, na Espanha

Barcelona, na Espanha - Getty Images - Getty Images
Barcelona, na Espanha
Imagem: Getty Images

Clima ameno, arquitetura colorida e única, belas praias: Barcelona é um inegável imã turístico, que se esvaziou graças à pandemia. Este hiato deu à cidade tempo de se reorganizar e agora ela tem convertido zonas de carros em ciclovias e bulevares para pedestres bebericarem, conversarem ou relaxarem ao ar livre. É imperdível a caminhada pelo Passeig de Sant Joan ou a degustação de delícias no Mercat de l'Abaceria.

7ª: Roma, na Itália

Roma, na Itália - Getty Images/EyeEm - Getty Images/EyeEm
Roma, na Itália
Imagem: Getty Images/EyeEm

Não é à toa que ela é chamada de "Cidade Eterna": a capital italiana se destacou pelas suas muitas belezas históricas bem preservadas, como o Coliseu, assim como pela mistura de tradicionais e novos restaurantes, como o Don Pasquale, próximo à Fontana di Trevi, ou o Romanè, do chef Stefano Callegari, muito elogiado. Para fãs de gastronomia, a cidade acaba de abrir o museu Garum, com histórias de sua cozinha ancestral.

8ª: Madri, na Espanha

Museu Reina Sofía, em Madri, na Espanha - DeltaOFF/Getty Images - DeltaOFF/Getty Images
Museu Reina Sofía, em Madri, na Espanha
Imagem: DeltaOFF/Getty Images

A capital espanhola abriu mais de 50 novos restaurantes e cerca de 20 novos hotéis entre 2022 e 2023. Um novo parque, o Buen Retiro, agora conecta o Paseo del Prado (com o Museu do Prado), o Museu Thyssen-Bornemisza e o Reina Sofía. Mais verde e maior perfusão entre as artes para a cidade que tem focado em projetos sustentáveis e na igualdade de renda.

9ª: Cidade-Estado de Singapura

Singapura - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Singapura
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Rica, Singapura abriga muitas empresas milionárias, e por isso tem investido nas lojas de luxo para moradores e visitantes de alto poder aquisitivo. Sua Orchard Road virou uma espécie de Quinta Avenida (como a de Nova York), repleta de boutiques de grife. Mas ela também tem se destacado como um bom porto seguro aos turistas graças ao mega equipado Aeroporto de Changi, às suas ruas seguras e seu amplo corredor de bikes.

10ª: Amsterdã, na Holanda

Noord, em Amsterdã - fokkebok/Getty Images - fokkebok/Getty Images
Noord, em Amsterdã
Imagem: fokkebok/Getty Images

Nem só de canais e do turismo "sexo, drogas e rock'n'roll" do Distrito da Luz Vermelha vive Amsterdã atualmente. A cidade tem se convertido em um destino sustentável, que prioriza a qualidade de vida dos seus moradores e da nova comunidade de refugiados que vem acolhendo nos últimos anos. O bairro de Noord se destaca como um novo circuito de galerias de arte e com opções diversas de vida noturna.