Topo

Ilha grega é eleita o destino mais romântico do mundo; veja ranking top 10

Santorini, na Grécia - iStockphotos
Santorini, na Grécia
Imagem: iStockphotos

De Nossa

10/02/2023 04h00

A italiana Verona pode ser a terra natal de Julieta Capuleto, enquanto a francesa Paris foi cenário de muitas histórias de amor das artes e da história.

Ambas frequentemente disputam o título de capital mundial do amor, mas estão de longe de serem as cidades mais inspiradoras — ou, pelo menos, não estão sozinhas — para casais na atualidade.

A ilha grega de Santorini acaba de ser eleita o destino mais romântico do mundo para casais visitarem, segundo avaliação dos editores-jurados internacionais da revista Condé Nast Traveller, publicação britânica especializada em turismo.

Assim como a vencedora, as finalistas deste ranking possuem não só o charme e a beleza que conquistam apaixonados, mas também infraestrutura, cartões-postais ou atividades capazes de oferecer uma experiência de "lua de mel" inesquecível. Confira o top 10:

1º: Santorini, na Grécia

Santorini - Pedro Szerkely/Divulgação - Pedro Szerkely/Divulgação
Santorini
Imagem: Pedro Szerkely/Divulgação

A ilha foi considerada a mais bonita de toda a Grécia, com paisagens privilegiadas, especialmente do pôr do sol, além de hospedagem de alto nível — uma combinação poderosa para experiências românticas. Os jurados da publicação indicam curtir os dias a dois no mar, seja em passeios de barco até ilhas vizinhas ou explorando as praias de Santorini. Por falar nelas, são imperdíveis: Vlychada, Agios Nikolaos, Koloumbos, Katharos e Mesa Pigadia.

2º: Maldivas

Maldivas - Divulgação - Divulgação
Maldivas
Imagem: Divulgação

O arquipélago é ideal para "se desconectar" com o seu amor em paisagens paradisíacas. Entre as experiências interessantes para casais estão a observação de peixes tropicais em lagoas cristalinas, tomar café da manhã à beira-mar e aproveitar experiências de mimos luxuosos oferecidos por praticamente todo hotel do país — dos boutiques aos resorts — como relaxamento em spas e refeições intimistas e gourmet a dois.

3º: Paris, na França

A ponte Alexandre 3º, tida como a mais bonita de Paris - Guner_Gulyesil/Getty Images/iStockphoto - Guner_Gulyesil/Getty Images/iStockphoto
A ponte Alexandre 3º, tida como a mais bonita de Paris
Imagem: Guner_Gulyesil/Getty Images/iStockphoto

A publicação elegeu a "Cidade do Amor" como o destino perfeito para aquela escapadinha de fim de semana ou poucos dias, suficientes para a capital francesa encher os olhos dos apaixonados com passeios às margens do Sena, jantares românticos em restaurantes charmosos e a vista privilegiada de seus bares em terraços com vista ampla até a Torre Eiffel, sempre acompanhados de uma taça de vinho.

4º: Marrakesh, no Marrocos

Marrakesh, no Marrocos - Martin Silva Cosentino/Getty Images/iStockphoto - Martin Silva Cosentino/Getty Images/iStockphoto
Marrakesh
Imagem: Martin Silva Cosentino/Getty Images/iStockphoto

Para casais que preferem viver em um eterno verão, o sempre ensolarado Marrocos é o destino ideal. Foram indicadas visitas aos souks — mercados árabes — onde é possível ver de perto serpentes que "dançam" em seus cestos para uma experiência tradicional. Já quem procura um clima mais intimista pode passear pelo Museu Yves Saint Laurent de Marrakesh e até tomar um drinque no Grand Café de La Poste, considerado um dos mais bonitos restaurantes da cidade.

5º: Tulum, no México

Tulum tem um sítio arqueológico maia em frente a uma praia paradisíaca - Divulgação - Divulgação
Tulum tem um sítio arqueológico maia em frente a uma praia paradisíaca
Imagem: Divulgação

Para uma espécie de "lua de mel boêmia e chique" — este é o palpite dos editores e jurados internacionais da Condé Nast Traveller — as praias douradas de Tulum são ideais. Com estrutura de maior luxo e mais privacidade do que em Cancún, os casais vão encontrar hotéis e empresas que ofereçam experiências como ioga e visita a templos ancestrais da região. É recomendada a Casa Malca, mansão que foi de Pablo Escobar, e hoje é um mix de hotel boutique e galeria de arte.

6º: Big Sur, nos EUA

Big Sur, na Califórnia, EUA - kyolshin/Getty Images/iStockphoto - kyolshin/Getty Images/iStockphoto
Big Sur
Imagem: kyolshin/Getty Images/iStockphoto

Casais que amam atividades ao ar livre devem investir na visita ao Big Sur, a cadeia montanhosa à beira-mar da Califórnia. Seu encontro de floresta e oceano é para lá de romântico e já hipnotizou escritores como Henry Miller e Jack Kerouac, além de estrelas do cinema como Steve McQueen, que procuravam o isolamento e a paz em meio à natureza. Para encarar uma trilha a dois, de mãos dadas, e depois tomar um belo banho de cachoeira ou de mar.

7º: Costa Amalfitana, na Itália

Sorrento, na Costa Amalfitana - Getty Images - Getty Images
Sorrento, na Costa Amalfitana
Imagem: Getty Images

O litoral sul da Itália poderia ser facilmente considerado um dos mais românticos do mundo. Sua beleza incomparável inspirou até os gregos antigos — eles acreditavam que a beleza da região era fruto de uma ninfa que havia conquistado Hércules. As pequenas cidades coloridas ao longo de seu litoral são charmosas e oferecem restaurantes e lojinhas únicas.

8º: Seychelles

Seychelles  - Getty Images/iStockphotos - Getty Images/iStockphotos
Seychelles
Imagem: Getty Images/iStockphotos

A cerca de 1.600 km da costa da África, Seychelles foi chamada de "Maldivas sem fanfarra". Belas praias, mas mais financeiramente acessíveis e sem o burburinho trazido por cruzeiros ou hordas de turistas, tornam o arquipélago perfeito para casais que procuram relaxar, sem um roteiro intenso.

9º: Bali, na Indonésia

Bali - Getty Images/iStockphotos - Getty Images/iStockphotos
Bali
Imagem: Getty Images/iStockphotos

Pense "Comer, Rezar e Amar". Bali é o retiro espiritual dos românticos, com seus templos ancestrais, sabedoria milenar e paisagens idílicas, mas também oferece o agito dos clubes e praias. Considerado um dos destinos mais bonitos do mundo, ela tem porções de florestas e faixas de areia intocadas pelos resorts, ideais para casais que amam a natureza e procuram, assim como em Seychelles, sossego intimista.

10º: Nova York, nos EUA

Escultura "Love" ou "Amor", assinada por Robert Indiana, na esquina da rua 55 com a 6ª Avenida em Nova York - tupungato/Getty Images - tupungato/Getty Images
Escultura "Love" ou "Amor", assinada por Robert Indiana, na esquina da rua 55 com a 6ª Avenida em Nova York
Imagem: tupungato/Getty Images

Caótica e vibrante, Nova York esconde possibilidades românticas em seu cotidiano movimentado. O outono, na cidade, é considerado particularmente bonito, quando as árvores se tornam alaranjadas no Central Park e em bairros boêmios e charmosos como o Greenwich Village, onde é possível passear pelo High Line — parque suspenso da cidade. Outra opção é visitar a cidade quando ela está toda iluminada para o Natal e os rinques de patinação abrem para os casais e famílias.

Errata: este conteúdo foi atualizado
Ao contrário do informado, o Lago de Como não está localizado na Costa Amalfitana. A informação foi corrigida.