Topo

2023 está cheio de feriados! Veja os destinos de viagem para cada emenda

Conde, na Paraíba, um dos destinos escolhidos por Nossa para os feriados de 2023 - Ferreira Silva/Getty Images
Conde, na Paraíba, um dos destinos escolhidos por Nossa para os feriados de 2023 Imagem: Ferreira Silva/Getty Images

Marcel Vincenti

Colaboração para Nossa

06/01/2023 04h00

Em 2023, o brasileiro terá muitas oportunidades para viajar. Isso porque o novo ano oferecerá diversos feriados e pontos facultativos que cairão na segunda, terça, quinta ou sexta-feira, como os dias de Tiradentes, do Trabalho, da Independência e de Finados.

Com a possibilidade de juntar esses dias de folga com o fim de semana, o segredo é se planejar desde já para pegar a estrada e curtir um merecido descanso em algum lindo lugar do Brasil e até do exterior.

A seguir, veja sugestões de destinos de viagem para feriados e pontos facultativos de 2023.

Carnaval: 20 e 21 de fevereiro (segunda e terça-feira)

Destinos sugeridos: Olinda e Recife (PE)

Por que merecem uma visita: Passado o ápice da crise da pandemia, as comemorações de Carnaval no Brasil prometem muita diversão nas ruas em 2023. E nada melhor do que curtir a folia em Recife e Olinda, que têm algumas das festas carnavalescas mais animadas e originais do país.

Carnaval de rua em Olinda deve voltar a ser realizado em 2022 - Vinícius Rodrigues / Prefeitura de Olinda - Vinícius Rodrigues / Prefeitura de Olinda
O tradicional Carnaval de rua de Olinda
Imagem: Vinícius Rodrigues / Prefeitura de Olinda

O que fazer por lá: As duas localidades oferecem muito: em Olinda, o Carnaval toma conta de lindas ruas históricas, com destaque para o desfile dos bonecos gigantes. Já em Recife, o Galo da Madrugada é uma experiência que deve ser vivida por qualquer amante do Carnaval, com um mar de foliões cruzando o centro histórico da capital pernambucana embalados por muita música.

Por que a época é boa: O Carnaval volta a ser realizado com um maior ambiente de normalidade no Brasil, após todos os contratempos causados pela pandemia. Motivo mais do que suficiente para fazer as malas e viajar para Pernambuco.

Nossa dica

Nossa dica

Cabo de Santo Agostinho

Entre uma folia e outra, reserve um tempo para relaxar em alguma das lindas praias de Cabo de Santo Agostinho, localizado a cerca de 35 quilômetros do Recife.

Sexta-Feira Santa: 7 de abril (sexta-feira)

Destino sugerido: Cidade de Goiás (GO)

Cidade de Goiás - Marcel Vincenti - Marcel Vincenti
Cidade de Goiás
Imagem: Marcel Vincenti

Por que merece uma visita: Também chamada de Goiás Velho, é uma das cidades históricas mais belas do Brasil, com acolhedoras pracinhas, igrejas com centenas de anos e edifícios históricos bem preservados. E não é todo mundo fora de Goiás que conhece essa relíquia, que merece ser mais visitada pelos brasileiros.

O que fazer por lá: O centro histórico da Cidade de Goiás é fácil de ser explorado em tranquilas caminhadas. A cidade é o berço de uma das maiores artistas da história brasileira, Cora Coralina, que escreveu poemas que são verdadeiras obras-primas e cuja casa pode (e deve) ser visitada por quem passa pelo destino.

Por que a época é boa: A Cidade de Goiás é um dos destinos mais interessantes do Brasil na época da Sexta-Feira Santa. Isso porque a cidade é tomada por fascinantes eventos religiosos, como emotivas procissões em suas atmosféricas ruas.

Nossa dica

Nossa dica

Cidade de Goiás

O município é facilmente acessado de carro desde Goiânia: a cidade fica a aproximadamente 140 quilômetros da capital goiânia.

Tiradentes: 21 de abril (sexta-feira)

Destinos sugeridos: Praia de Itacoatiara e Parque Estadual da Serra da Tiririca (RJ)

Praia de Itacoatiara, em Niterói - Parque Estadual da Serra da Tiririca/Divulgação - Parque Estadual da Serra da Tiririca/Divulgação
Praia de Itacoatiara, em Niterói
Imagem: Parque Estadual da Serra da Tiririca/Divulgação

Por que merecem uma visita: Com a pandemia mais controlada, o brasileiro voltou a viajar com vontade em 2022 - e um dos destinos nacionais mais visitados foi a cidade do Rio de Janeiro. Ao lado da Cidade Maravilhosa, em Niterói, está uma das praias urbanas mais lindas do Sudeste: Itacoatiara. Na mesma área, fica o Parque Estadual da Serra da Tiririca (Peset), uma das mais ricas unidades de conservação do Estado (e aberta a visitas). Passeio perfeito para um feriado curto.

O que fazer por lá: Com areia fofa e coroada por gigantescas formações rochosas, Itacoatiara é uma praia de enorme beleza. É só esticar uma canga perto do mar e curtir um dia de sol entre lindas paisagens naturais. No Parque Estadual da Serra da Tiririca, ali ao lado, turistas fazem trilhas entre áreas de mata Atlântica, dezenas de espécies de aves e mirantes naturais com vista fantástica para o mar.

Por que a época é boa: Em abril, o clima costuma ser agradável no Rio de Janeiro e Niterói, sem o calor opressivo do começo do ano. Ideal para pegar praia e encarar as trilhas do Parque Estadual da Serra da Tiririca.

Nossa dica

Nossa dica

Dia de praia

Reserve um dia inteiro para curtir Itacoatiara e o Peset. A praia é tão bonita que, talvez, você queira voltar no dia seguinte. Use o resto do feriado para passear pela cidade do Rio de Janeiro.

Dia do Trabalho: 1º de maio (segunda-feira)

Destino sugerido: Parque Nacional de Aparados da Serra (divisa do RS com SC)

Parque Nacional Aparados da Serra (SC) - Getty Images - Getty Images
Parque Nacional Aparados da Serra (SC)
Imagem: Getty Images

Por que merece uma visita: Está difícil ir para os Estados Unidos visitar o Grand Canyon, por causa do dólar caro e das dificuldades para tirar o visto americano? Pois saiba que, na fronteira entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, existem cânions mais bonitos do que o cartão-postal dos EUA. Algumas dessas paisagens podem ser vistas no Parque Nacional de Aparados da Serra, um dos destinos de ecoturismo mais fantásticos do Brasil.

O que fazer por lá: No Parque Nacional de Aparados da Serra, os turistas sobem em mirantes que dão vista para paredões verdejantes com centenas de metros de altura e que são separados por lindos cursos d'água, em uma paisagem digna de um quadro. Um dos cartões-postais mais bonitos desse destino brasileiro é o cânion Itaimbezinho. Também é possível fazer trilhas entre os paredões.

Por que a época é boa: No começo de maio, são boas as chances de o turista encontrar um tempo limpo no Aparados da Serra, com pouca chuva e temperaturas propícias para caminhadas.

Nossa dica

Nossa dica

Parque Nacional

O Parque Nacional de Aparados da Serra pode ser acessado de carro do centro da cidade de Cambará do Sul (RS), que conta com pousadas e restaurantes. Cambará do Sul fica a aproximadamente 190 km do aeroporto de Porto Alegre.

Corpus Christi: 8 de junho (quinta-feira)

Destino sugerido: Parque Nacional da Chapada das Mesas (MA)

Cânion e cachoeira do Santuário, na Chapada das Mesas - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Cânion e cachoeira do Santuário, na Chapada das Mesas
Imagem: Arquivo pessoal

Por que merece uma visita: Menos famoso do que as Chapadas dos Veadeiros (GO) e Diamantina (BA), o Parque Nacional da Chapada das Mesas vem conquistando muitos turistas do Sul e Sudeste nos últimos anos. Isso porque se trata de um verdadeiro pedaço de paraíso localizado no interior do Maranhão. Cachoeiras estrondosas, trilhas entre paisagens montanhosas e nascentes de água cristalina estão entre seus atrativos (muitos dos locais oferecem acesso fácil, seja a pé ou de carro).

O que fazer por lá: Há dezenas de quedas d'água na Chapada das Mesas e em seus arredores. As cachoeiras Santa Bárbara (com mais de 70 metros de altura) e São Romão são paradas obrigatórias. Para curtir uma vista panorâmica da área, vá até o Portal da Chapada.

Por que a época é boa: O mês de junho é uma boa época para visitar o Parque Nacional: é um período com poucas chuvas, propício para caminhadas na natureza.

Nossa dica

Nossa dica

Chapada das Mesas

A dica é pegar um avião até o aeroporto da cidade de Imperatriz (MA) e, de lá, ir de carro (alugado ou com a agência de turismo contratada) até o município de Carolina, que fica a cerca de 220 quilômetros de distância.

Dia da Independência: 7 de setembro (quinta-feira)

Destino sugerido: Buenos Aires (Argentina)

La Boca em Buenos Aires - Amanda Cotrim - Amanda Cotrim
La Boca em Buenos Aires
Imagem: Amanda Cotrim

Por que merece uma visita: A capital argentina deve continuar sendo um destino internacional econômico para brasileiros em 2023. E, como sempre, oferece muitos atrativos culturais, gastronômicos e boêmios para os turistas (e tudo turbinado pelo bom humor gerado entre os portenhos pela vitória de seu país na Copa do Mundo).

O que fazer por lá: Em quatro dias de viagem, faça um roteiro clássico pela capital argentina, visitando locais como a Casa Rosada, o Caminito (que encanta os turistas com seus edifícios coloridos, onde funcionam restaurantes, barzinhos e lojas de souvenires), o Obelisco, a região de Puerto Madero (com ótimos restaurantes), o Museo de Arte Latinoamericano (Malba) e a charmosa área de San Telmo.

Por que a época é boa: A época do dia 7 de setembro costuma oferecer um friozinho agradável para passeios em Buenos Aires, que combina com as paisagens da cidade e, logicamente, com a parrilla e o vinho argentinos.

Nossa dica

Nossa dica

Alugue!

Buenos Aires tem opções de aluguel de apartamentos via Airbnb com ótimo custo-benefício. Para acomodações estilosas, concentre a busca em San Telmo e Palermo, onde operam bares, cafés e restaurantes de qualidade.

Nossa Senhora Aparecida: 12 de outubro (quinta-feira)

Destinos sugeridos: João Pessoa, Conde e Lajedo de Pai Mateus (PB)

João Pessoa, Paraíba - Getty Images - Getty Images
João Pessoa, Paraíba
Imagem: Getty Images

Por que merecem uma visita: Que tal curtir, em um mesmo feriado, praias e lindas paisagens do interior do Paraíba? Isso é possível no Estado nordestino. Lá, em quatro dias, o turista consegue visitar belas praias de João Pessoa e do município de Conde (vizinho da capital) e, também, ir até o surreal Lajedo de Pai Mateus, que exibe formações rochosas arredondadas com mais de quatro metros de altura, em uma paisagem que parece de outro planeta.

O que fazer por lá: Em João Pessoa, curta a tranquila orla da cidade, onde surgem lindas praias como Bessa (também chamada de Caribessa, por causa de suas águas cristalinas), Manaíra e Tambaú. Já na vizinha cidade de Conde está uma das praias mais lindas do Nordeste: Coqueirinho, cercada por falésias. E, no Lajedo de Pai Mateus, a diversão consiste em caminhar entre formações rochosas surreais sustentadas por um solo rochoso no meio de uma região árida.

Por que a época é boa: Outubro é propício para uma viagem entre o litoral e o interior da Paraíba, pois, no mês, não há muita chuva nas praias e o interior ainda não foi atingido pelo pico de calor.

Nossa dica

Nossa dica

Conde

Reserve um dia para explorar as praias do vizinho de João Pessoa ou vá para o Lajedo de Pai Mateus. Visite o Lajedo e o centro de Cabaceiras, com ruas, casas e igrejas que já foram locação de filmes, como "O Auto da Compadecida".

Finados: 2 de novembro (quinta-feira)

Destino sugerido: Cidade do México

Praça da Constituição, na Cidade do México - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Praça da Constituição, na Cidade do México
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Por que merece uma visita: Quer fazer uma viagem internacional e cultural fascinante em 2023? Então considere pegar um avião rumo à Cidade do México na época de Finados. É quando o território mexicano é tomado pelo colorido e intenso Día de los Muertos, um dos eventos culturais mais marcantes de toda a América Latina. E o melhor: há voos diretos de menos de 10 horas de duração entre o Brasil e a capital mexicana.

O que fazer por lá: Ao chegar à Cidade do México na época do Día de los Muertos, o turista deve se jogar em uma cidade com ruas tomadas por desfiles cheios de pessoas com os rostos cobertos por pinturas de caveira e festivas reuniões noturnas nos cemitérios. Misturando tradições pré-hispânicas e crenças católicas, a tradição se baseia na crença de que as almas dos falecidos voltam uma noite por ano ao mundo dos vivos para um encontro com seus entes queridos, que os recebem com altares, flores, incenso e música, além de suas bebidas e comidas favoritas.

Por que a época é boa: O feriado de Finados no Brasil coincide com a época do Día de los Muertos. Aproveite a oportunidade para conhecer este evento único no México.

Nossa dica

Nossa dica

2 de novembro

Se puder, chegue alguns dias antes da data, quando já são realizados diversos eventos relacionados ao Día de los Muertos nas ruas da Cidade do México.

Dia da Consciência Negra: 20 de novembro (segunda-feira)

Destino sugerido: Pequena África, Rio de Janeiro (RJ)

Cais do Valongo, no Rio de Janeiro - Alexandre Macieira/RioTur - Alexandre Macieira/RioTur
Cais do Valongo, no Rio de Janeiro
Imagem: Alexandre Macieira/RioTur

Por que merece uma visita: No Dia da Consciência Negra, o Rio de Janeiro é um destino a ser visitado: lá, existe uma área conhecida como Pequena África, que abriga locais fundamentais para explicar a história da escravidão no Brasil. A Pequena África se espalha pelas regiões da Saúde, Gamboa e Santo Cristo: esta parte portuária da cidade foi um ponto de desembarque de centenas de milhares de pessoas trazidas à força da África para vir ao solo brasileiro como trabalhadores escravizados, além de ter virado lar de um expressivo número de alforriados.

O que fazer por lá: Na área, visite locais como a Pedra do Sal, o Jardim Suspenso do Valongo, o Cais do Valongo e o Cemitério dos Pretos Novos. O Cais do Valongo foi, por exemplo, um movimentado ponto de desembarque de pessoas escravizadas que chegavam ao Rio de Janeiro de navio desde a África — e, atualmente, parte da antiga estrutura do lugar pode ser vista pelos turistas. Já na área da Pedra do Sal era descarregado, por mão de obra escravizada, o sal que também chegava a bordo de embarcações.

Porque a época é boa: Nada melhor do que conhecer a Pequena África no Dia da Consciência Negra.

Nossa dica

Nossa dica

Guias

Conheça a região em um tour realizado pela empresa Conectando Territórios (@conectandoterritorios), especialista em afroturismo e com guias que podem explicar em detalhes a história da área.

Natal: 25 de dezembro (segunda-feira)

Destino sugerido: Nova York (EUA)

Árvore de Natal do Rockefeller Center, em Nova York (EUA) - andykazie/Getty Images - andykazie/Getty Images
Árvore de Natal do Rockefeller Center, em Nova York (EUA)
Imagem: andykazie/Getty Images

Por que merece uma visita: A Big Apple é um dos destinos de Natal mais emblemáticos do mundo - tanto que já foi locação para diversos filmes natalinos de sucesso. Com as temperaturas baixas e decorações de Natal espalhadas por boa parte da metrópole, é um divertido lugar para curtir a data em casal ou com a família.

O que fazer por lá: É obrigatório fazer uma visita à gigantesca árvore de Natal do Rockefeller Center. Se houver neve e uma longa caminhada ao ar livre for possível, dê uma andada pelo Central Park, que, coberto de branco, exibe paisagens poéticas. E a Quinta Avenida é outro lugar que costuma ostentar decorações natalinas belíssimas.

Porque a época é boa: Natal e Nova York têm tudo a ver. Poucas cidades do mundo ficam tão bonitas com as decorações natalinas como a Big Apple. Para a viagem render, aproveite que é época de férias e tente passar mais dias na cidade além do fim de semana e do dia de Natal.

Nossa dica

Nossa dica

Compras

Aproveite a viagem para fazer compras de Natal na cidade. Entrar em algumas lojas é uma atração à parte: a Macy's, por exemplo, fica esplendorosa com suas decorações de Natal.

Réveillon: 1º de janeiro (segunda-feira)

Destino sugerido: Ilha de Boipeba (BA)

Praia na Ilha de Boipeba, na Bahia - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Praia na Ilha de Boipeba, na Bahia
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Porque merece uma visita: Quer começar 2024 com as baterias recarregadas? Então viaje, no final de 2023, para a Ilha de Boipeba, um recanto paradisíaco de sossego na Bahia. Mesmo no verão, é possível encontrar trechos de areia tranquilos em Boipeba, com o mar quentinho de um lado e infindáveis coqueiros do outro.

O que fazer por lá: Passe os dias caminhando entre as lindas praias da ilha, em faixas de areia com áreas livres de carros. Entre as praias imperdíveis estão Cueira e Bainema, com trechos selvagens de areia fofa e mar quentinho.

Porque a época é boa: Boipeba costuma receber uma alta quantidade de turistas na época do Réveillon. Mas, mesmo assim, o visitante tem chance de encontrar trechos de praia sem muita gente à vista na ilha. É um lugar perfeito para começar o ano de maneira tranquila e com muitas belezas no horizonte.