Topo

Quais os países mais receptivos do mundo aos turistas? Conheça o top 10

Bora Bora, na Polinésia Francesa - Getty Images
Bora Bora, na Polinésia Francesa
Imagem: Getty Images

De Nossa

11/11/2022 11h49

Ao escolher seu local de descanso, é fácil pintar na cabeça o sonho de uma experiência ideal de férias — na praia ou na neve, em uma cidade movimentada ou no campo — que frequentemente envolve bons drinques, opções culturais e diversão.

E tudo isso vem embalado em um pacote que, contextualmente, inclui um item fundamental: relaxamento e tranquilidade — ou seja, uma boa dose de receptividade dos moradores do seu destino.

Segundo a revista especializada em turismo Condé Nast Traveller, há alguns locais em que os habitantes oferecem esta dose extra de afetividade aos seus visitantes. No topo do pódio do Readers' Choice Awards 2022, uma premiação anual realizada há 35 anos pela publicação, está a Polinésia Francesa, considerado o país mais amigável para estrangeiros no mundo.

Segundo o júri de editores, experts em viagens e, especialmente, os leitores da revista ao redor do globo, nenhuma nação oferece experiência de viagem semelhante, mas algumas outras chegam bem perto. Veja os dez destinos com as populações mais agradáveis do mundo para turistas em 2022:

10º: Filipinas

Boracay, nas Filipinas - haveseen/Getty Images/iStockphoto - haveseen/Getty Images/iStockphoto
Boracay, nas Filipinas
Imagem: haveseen/Getty Images/iStockphoto

Por que é imperdível? Além de sua impressionante hospitalidade, há belas paisagens como os Terraços de Arroz de Banaue, incrustados nas montanhas e considerados pela publicação a "Oitava Maravilha do Mundo". Não deixe de passar pelas suas igrejas rebuscadas e pelas praias de areias finas e águas translúcidas.

9º: Sri Lanka

Templo da Caverna de Dambulla, no Sri Lanka - ValeriiIavtushenko/Getty Images/iStockphoto - ValeriiIavtushenko/Getty Images/iStockphoto
Templo da Caverna de Dambulla, no Sri Lanka
Imagem: ValeriiIavtushenko/Getty Images/iStockphoto

Por que é imperdível? O Sri Lanka também tem muitas opções de atividades inesquecíveis para o turista, como expedições de observações de baleias em Mirissa, comprinhas em boutiques coloridas em Galle ou relaxar em hotéis de alto luxo como o Cape Weligama, em um penhasco de frente para o mar. Não perca a chance de passear pelas plantações de chá ou escalar a Sigiriya Rock para uma vista de tirar o fôlego.

8º: Belize

Placencia, Belize - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Placencia, Belize
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Por que é imperdível? A publicação ressalta a variedade de culturas, tradições e histórias que se encontram em Belize, mas o país é mesmo famoso pelas suas belezas naturais caribenhas. Em suas praias, é possível mergulhar em suas águas cristalinas, ver de perto a Barreira de Corais de Belize ou explorar suas cavernas ricas em flora e fauna únicas. É recomendado dar uma passada pelo distrito Stann Creek para ver ao vivo um pão cassava, típico do país, sendo preparado ou ir até o Parque Nacional Bocawina para curtir as cachoeiras.

7º: Peru

Montaña de Siete Colores, em Vinicunca, no Peru - DanielPrudek/Getty Images/iStockphoto - DanielPrudek/Getty Images/iStockphoto
Montaña de Siete Colores, em Vinicunca, no Peru
Imagem: DanielPrudek/Getty Images/iStockphoto

Por que é imperdível? Porque o Peru possui 28 dos 32 tipos de paisagens climáticas do mundo. Desde um pedaço dos Andes (a mais longa cadeia montanhosa do mundo) à parte da Floresta Amazônica, passando por um belo litoral, o Peru ainda guarda segredos históricos como a cidadela inca de Machu Picchu, construída no século 15. Vá também à Cidade Perdida de Choquequirao, uma espécie de versão mais extensa do destino mais popular do país.

6º: Botsuana

Makgadikgadi Pans (dentro da bacia do Kalahari), em Botsuana - Eduardo Knapp/Folhapress - Eduardo Knapp/Folhapress
Makgadikgadi Pans (dentro da bacia do Kalahari), em Botsuana
Imagem: Eduardo Knapp/Folhapress

Por que é imperdível? Reservas de beleza única e enormes safáris — alguns com acampamentos de luxo — são dois dos maiores atrativos do país, que ainda oferece paisagens como o deserto Kalahari e o Delta do Okavango, onde se pode fazer passeios de jipe conhecendo os vales de rios e campos, além de uma enorme variedade de animais. Os experts da Traveller, no entanto, alertam: para ser bem recebido, não deixe de tratar respeitosamente os mais velhos e fazer contato visual com os moradores, que valorizam este tipo de comportamento.

5º: Costa Rica

Puerto Viejo, Costa Rica - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Puerto Viejo, Costa Rica
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Por que é imperdível? Parques nacionais com fauna e flora muito diversa, típica das florestas tropicais, além de praias idílicas são os elementos mais populares da Costa Rica. É recomendado passeio de caiaque nos seus rios, além de tour para experimentar o café local, considerado um dos melhores do mundo.

4º: Tailândia

Sao Ching Cha, na Tailândia - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Sao Ching Cha, na Tailândia
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Por que é imperdível? Variedade também é palavra-chave aqui. Grandes cidades como Bangcoc oferecem mercados de rua movimentados e arranha-céus interessantes, além de a possibilidade de passear de tuk tuk (uma espécie de triciclo motorizado) pelas ruas e provar quitutes nas barraquinhas e food trucks espalhados pelas esquinas. Já destinos mais badalados, como Phuket e Koh Phi Phi têm spas e resorts luxuosos, além de templos históricos e da famosa praia do filme de DiCaprio.

3º: Nova Zelândia

Auckland, na Nova Zelândia - iStockphotos - iStockphotos
Auckland, na Nova Zelândia
Imagem: iStockphotos

Por que é imperdível? Seus nativos, os Maori, são considerados alguns dos mais positivos e tranquilos do mundo. Esta maneira de encarar o mundo persiste historicamente entre todos os povos no país como um sinal de respeito aos outros, o que torna os turistas não só bem-vindos, mas também impõe também uma postura de conservação do ambiente comum, o que mantém cidades limpas e organizadas, além de ajudar a preservar suas cachoeiras, florestas e outras belezas naturais.

2º: Colômbia

Medellín, na Colômbia - MarcPo/Getty Images - MarcPo/Getty Images
Medellín, na Colômbia
Imagem: MarcPo/Getty Images

Por que é imperdível? As ruas coloridas em cidades como Medellín e Cartagena das Índias formam um contraste interessante com montanhas e praias de ecossistema marinho rico, corais diversos e areias claras. O país ainda oferece uma vida noturna vibrante, com muita música, gastronomia e diversão.

1º: Polinésia Francesa

Bora Bora, na Polinésia Francesa - iStock - iStock
Bora Bora, na Polinésia Francesa
Imagem: iStock

Por que é imperdível? Uma das receitas para o sucesso do espírito animado e amigável dos polinésios espalhados nas mais de 100 ilhas do arquipélago no Pacífico Sul, segundo os leitores da Traveller, é o clima ameno, ensolarado mas não escaldante, o ano todo. Lagoas cheias de corais, praias de águas cristalinas, cachoeiras e montanhas rodeadas de flora exótica, além de hotéis flutuantes atraem especialmente viajantes em lua de mel, procurando uma atmosfera suave para celebrar o amor.