Topo

Brasileiro é um dos 7 melhores baristas do mundo em campeonato de café

Boram Um: brasileiro chega à semifinal do mais importante campeonato de café pela segunda vez - Divulgação
Boram Um: brasileiro chega à semifinal do mais importante campeonato de café pela segunda vez Imagem: Divulgação

Boram Um, de 32 anos, chegou à semifinal e foi considerado o sétimo melhor do mundo no Campeonato Mundial de Baristas, que acontece em Melbourne, na Austrália, desde terça (27).

É a segunda participação do paulistano na competição. No ano passado, chegou até a mesma etapa. Mas o gostinho é mais especial agora. "Foi a primeira vez que o Brasil passou para semifinal nos últimos 10 anos com pontuação boa. Em 2021, consegui a vaga por fazer parte do melhor time do concurso".

Ao lado da família de origem coreana, Boram comanda a rede Um Coffee Co. Com matriz no Bom Retiro, a marca é dona de outras cinco unidades pela capital paulista e de duas fazendas produtoras de grãos especiais, uma no Sul de Minas Gerais e outra no Espírito Santo.

O melhor resultado nacional na disputa internacional aconteceu em 2006 com a sexta colocação da tricampeã brasileira Silvia Magalhães.

Profissionais da Inglaterra, Canadá, Japão, Suécia, EUA e Austrália foram classificados para a final. O australiano Anthony Douglas ganhou o troféu de primeiro lugar.

Boram Um - Reprodução - Reprodução
Família de origem coreana cultiva café em duas fazendas no Brasil
Imagem: Reprodução

Como funciona
12 bebidas em 15 minutos

Na principal categoria do Campeonato Mundial de Baristas, os adversários preparam três diferentes bebidas, quatro vezes cada, em 15 minutos. "É um serviço completo, de expresso, bebida com leite e drinque de assinatura sem álcool".

Enquanto servem os jurados, os baristas devem fazer uma verdadeira performance e apresentar o motivo da escolha dos cafés e das combinações. Boram escolheu o grão Laurina.

Boram Um - Reprodução - Reprodução
Apresentação tem storytelling
Imagem: Reprodução

Trata-se de uma variedade rara cultivada na Colômbia que possui um baixo grau de cafeína. "Falei sobre as pesquisas de como a cafeína afeta o nosso sentido, dificultando a percepção de doçura, um dos principais atributos do café".

Cafés com baixo teor de cafeína são uma tendência importante e que tem muito potencial sensorial".

Para a avaliação, os jurados são divididos em dois grupos. Os chamados técnicos olham o serviço, a movimentação, a limpeza e a técnica de extração. Já os "sensoriais" degustam as bebidas e pontuam o equilíbrio e o corpo da bebida.

Errata: este conteúdo foi atualizado
Ao contrário do informado, o Campeonato Mundial de Baristas foi realizado em Melbourne.