Topo
ANÁLISE

Timothée Chalamet: por que ele atrai todos os olhares do tapete vermelho?

Primeiro homem a estampar uma capa solo da "Vogue" britânica em 106 anos e já eleito "o homem mais influente da moda": por trás do efeito Timothée Chalamet - Getty Images
Primeiro homem a estampar uma capa solo da "Vogue" britânica em 106 anos e já eleito "o homem mais influente da moda": por trás do efeito Timothée Chalamet
Imagem: Getty Images

De Nossa

26/09/2022 04h00

Em 2017, Timothée Chalamet cativava seu primeiro e já vasto grupo de admiradores ao estrelar o filme "Me Chame Pelo Seu Nome". O filme, voltado para a descoberta da sexualidade do personagem central, interpretado pelo ator, à época com 21 anos, fez dele um dos favoritos da nova geração em Hollywood.

Nos tapetes vermelhos posteriores e no mundo da moda não foi diferente, rapidamente se transformou no rosto em que as grifes começariam a investir.

O astro de outros sucessos, como "Duna" (2021), alçou nos últimos anos o posto de ícone fashion. Foi um dos coanfitriões da edição de 2021 do Met Gala, onde deixou os sapatos sociais de lado para calçar um par de All-Star, da Converse, e mais recentemente se tornou o primeiro homem a estampar uma capa solo da "Vogue" britânica, em 106 anos de publicação.

Só não foi o primeiro em todo o mundo porque Harry Styles surgiu antes na edição norte-americana da publicação.

Todo o hype por trás de Chalamet não chega a ser uma surpresa. Ele dá uma sequência a um padrão de sucesso em Hollywood: os "twinks" — termo utilizado para designar jovens brancos e com imagens "infantis e atraentes". Como analisado em uma matéria publicada pelo jornal "El Pais", esse molde para o estrelismo tem um processo quase industrial já no mercado cinematográfico. Antes dele, por exemplo, Leonardo DiCaprio o antecedia como essa figura, no auge de sua juventude.

Timothee Chalamet em capa solo da Vogue britânica - Steven Meisel/ Vogue - Steven Meisel/ Vogue
Timothee Chalamet em capa solo da Vogue britânica
Imagem: Steven Meisel/ Vogue

Apesar dos pesares, Timothée apresenta personalidade nos tapetes vermelhos e foge dos padrões já clássicos, quando o assunto é os looks utilizados pelas celebridades masculinas. O habitual terno preto e branco quase nunca apareceu entre seus trajes — o que faz dele uma referência na moda e, claro, uma inspiração. Principalmente para os mais jovens.

Embora não seja o único — o cantor LIl Nas X também faz isso, assim como Tyler, The Creator, A$AP Rocky, entre inúmeros outros —, Timothée faz com que os olhos sempre se virem para ele.

No começo deste mês de setembro, o ator parou as redes sociais — inundou o Instagram com fotos de suas costas e foi parar nos Trend Topics no Twitter — ao surgir no red carpet do Festival de Veneza com um look de frente única. As peças foram criadas pelo estilista Haider Ackermann.

No Brasil, memes o comparavam com o personagem Jove, interpretado por Jesuíta Barbosa, na novela "Pantanal".

Timothée Chalamet | Haider Ackermann - Getty Images - Getty Images
Timothée Chalamet | Haider Ackermann
Imagem: Getty Images
Timothée Chalamet | Haider Ackermann - Getty Images - Getty Images
Timothée Chalamet | Haider Ackermann
Imagem: Getty Images

Desfile de tendências

Timothée Chalamet antecipa e contextualiza algumas das tendências no mundo da moda nos tapetes vermelhos - Getty Images - Getty Images
Timothée Chalamet antecipa e contextualiza algumas das tendências no mundo da moda nos tapetes vermelhos
Imagem: Getty Images

As escolhas de Chalamet são sempre ousadas. No melhor dos sentidos.

No Globo de Ouro, em 2019, usou um acessório fetichista para complementar seu look Louis Vuitton. A tendência dos elementos, antes restritos às "quatro paredes", é uma das principais apostas das casas de moda no pós-pandemia, explorando modelos, elementos e tecidos que remetem ao BDSM.

Na after party do Oscar, em 2020, levou o workwear ao tapete vermelho da Vanity Fair com um macacão criado pela Prada. Outra tendência que vem ganhando destaque, a partir da multifuncionalidade, também consequente dos tempos de confinamento.

Já na edição de 2022 do Oscar, surgiu descamisado e apenas com um blazer brilhante no corpo para a noite mais glamourosa do cinema internacional. Vestia Louis Vuitton mais uma vez.

Timothée Chalamet | Louis Vuitton - Getty Images - Getty Images
Timothée Chalamet | Louis Vuitton
Imagem: Getty Images
Timothée Chalamet | Prada - Getty Images - Getty Images
Timothée Chalamet | Prada
Imagem: Getty Images
Timothée Chalamet | Louis Vuitton - Kevin Mazur/WireImage - Kevin Mazur/WireImage
Timothée Chalamet | Louis Vuitton
Imagem: Kevin Mazur/WireImage

Estilo sem stylist

Timothée Chalamet no Met Gala 2021 com look de Haider Ackermann - Getty Images - Getty Images
Timothée Chalamet no Met Gala 2021 com look de Haider Ackermann
Imagem: Getty Images

Importante destacar que Timothée Chalamet não possui um stylist para montar seus trajes nos red carpets. Na verdade, é ele mesmo quem se responsabiliza por essa parte.

Eleito o homem mais influente da moda, em 2019, em relatório publicado pela Lyst Index — plataforma que analisa as pesquisas no mercado de moda, o ator provocou um aumento de 192% nas buscas por moletons masculinos depois que usou um na cor preta com lantejoulas da Louis Vuitton na estreia de "O Rei".

Ainda em 2019, o nome do estilista Haider Ackermann — que o vestiu com um terno prateado para o Festival de Veneza — teve um aumento de 806% em buscas.

Ackermann, por sua vez, é um dos grandes favoritos de Chalamet. Além de vesti-lo com a frente única e o traje metalizado, foi o responsável também pelo look branco usado pelo ator no Met Gala 2021 — evento considerado a maior vitrine da moda mundialmente.

Timothée Chalamet | Louis Vuitton - Getty Images - Getty Images
Timothée Chalamet | Louis Vuitton
Imagem: Getty Images
Timothée Chalamet | Haider Ackermann - Getty Images - Getty Images
Timothée Chalamet | Haider Ackermann
Imagem: Getty Images

Há quem diga que Chalamet não é tudo isso. Um artigo da "Highsnobiety" ironicamente definiu o estilo do astro como "Chala-meh". No Twitter, usuários constantemente afirmam que ele "não é tudo isso".

Contra essas opiniões, o fato é que existe um "Efeito Timothée". Os números provam isso. E sempre que ele aparecer em algum tapete vermelho, vai ter (muita) gente falando. Ninguém discute o óbvio. E Chalamet pode ser tudo, menos previsível em seus looks.