Topo

Conheça a cidade argentina que reúne 450 estátuas e até réplica do Vaticano

A réplica do Vaticano em Famaillá, na Argentina: com direita a estátua do papa Francisco - Luciana Taddeo/UOL
A réplica do Vaticano em Famaillá, na Argentina: com direita a estátua do papa Francisco
Imagem: Luciana Taddeo/UOL

Luciana Taddeo

Colaboração para Nossa, de Famaillá, Argentina

20/07/2022 04h00

Um meme colocou a cidade argentina de Famaillá no mapa. Feita para comemorar o bicentenário da independência do país hermano, em 2016, uma escultura do jogador Lionel Messi virou piada nas redes sociais por apresentar uma imagem, digamos, distorcida do craque.

A estátua do 'Messi feio' viralizou na internet e tornou conhecida a cidade argentina de Famaillá  - Reprodução - Reprodução
A estátua do 'Messi feio' viralizou na internet e tornou conhecida a cidade argentina de Famaillá
Imagem: Reprodução

A fama correu o mundo e colocou sobre os holofotes o pequeno município que, sim, é fanático por estátuas. Elas estão em cada esquina e, felizmente, boa parte desperta empatia — e não gargalhadas.

Localizada no Norte da Argentina, Famaillá é chamada de "Cidade das Réplicas" por abrigar uma enorme quantidade de esculturas e reproduções de locais famosos no mundo, como a Praça e a Basílica São Pedro, ícones do Vaticano. Na entrada do cemitério, estão ali as colunas, o obelisco e até um papa Francisco abençoando os visitantes, que sentem um gostinho de turistar pela Itália mesmo a mais de 11 mil quilômetros de Roma.

A estátua do papa é uma das 450 que podem ser vistas ao longo de ruas, parques e museus da cidade, entre reproduções bem feitas e outras naif ou kitsch. Gire a galeria abaixo e veja imagens das réplicas do Vaticano.

Uma coluna de opinião do jornal argentino Clarín chegou a definir o conjunto da obra como "delirante" e de "uma furiosa irrealidade que, por momentos, fere a vista" — caso da estátua que viralizou nas redes.

O 'Messi feio' não está mais exposto em nenhum lugar público, mas o turista ávido por conferir a diversidade de Famaillá pode ter certeza: caminhar pela cidade é percorrer um dos lugares mais particulares — e curiosos — da Argentina.

Cenas históricas, religiosas e do cotidiano tomam as ruas de Famaillá - Luciana Taddeo/UOL - Luciana Taddeo/UOL
Cenas históricas, religiosas e do cotidiano tomam as ruas de Famaillá
Imagem: Luciana Taddeo/UOL

Túnel do tempo

O Parque Temático Histórico do Bicentenário é um museu a céu aberto com réplicas de edifícios históricos, estátuas de personagens significativos para a independência do país, granadeiros, população da época em charretes ou acompanhada de lhamas e cavalos.

Réplica do Cabildo de Buenos Aires (prefeitura do século 19) no Parque Temático Histórico do Bicentenário  - Luciana Taddeo/UOL - Luciana Taddeo/UOL
Réplica do Cabildo de Buenos Aires (prefeitura do século 19) no Parque Temático Histórico do Bicentenário
Imagem: Luciana Taddeo/UOL

Também há uma grande escultura de congressistas construindo a Argentina (com ferramentas e um mapa do país) e de um escravo arrebentando correntes — intitulada "O Grito da Liberdade da América".

Representação de congressistas construindo a Argentina, em Famaillá - Luciana Taddeo/UOL - Luciana Taddeo/UOL
Representação de congressistas construindo a Argentina, em Famaillá
Imagem: Luciana Taddeo/UOL

Logo em frente, está uma das mais recentes obras da cidade: Diego Maradona fazendo seu famoso gol com a mão na Copa do Mundo de 1986. "É a primeira e única do mundo da Mão de Deus", conta orgulhoso David Acevedo, diretor de Turismo de Famaillá.

A estátua de Maradona foi inaugurada após a morte do jogador, no final de 2020 - Luciana Taddeo/UOL - Luciana Taddeo/UOL
A estátua de Maradona foi inaugurada após a morte do jogador, no final de 2020
Imagem: Luciana Taddeo/UOL

A poucos passos, o turista encontra um grupo de estátuas de personagens de quadrinhos, filmes e desenhos animados famosos, em um mix que vai de Hulk, Batman e Super-Homem a Pantera Cor de Rosa, Mafalda e Freddy Krueger. As esculturas ficam em frente ao ateliê do escultor Miguel Ángel Nazar, que começou nesta atividade em 2008 e nunca mais parou.

Adoro fazer isso e tenho encomendas de grandes obras para vários lugares da Argentina"

O escultor Miguel Ángel Nazar com a réplica do Predador que ele idealizou - Luciana Taddeo/UOL - Luciana Taddeo/UOL
O escultor Miguel Ángel Nazar com a réplica do Predador que ele idealizou
Imagem: Luciana Taddeo/UOL
E a frente do ateliê: mix de personagens - Luciana Taddeo/UOL - Luciana Taddeo/UOL
E a frente do ateliê: mix de personagens
Imagem: Luciana Taddeo/UOL

Roda das empanadas

Alguns metros à frente, é a hora de conhecer a estátua de uma mão segurando uma empanada, um dos símbolos da cidade. A obra fica em frente a um dos melhores restaurantes para comer o quitute típico, o La Nueva Franquicia — prove a de carne e a de presunto e queijo, ambas deliciosas.

Monumento em homenagem às empanadas, quitute típico da região - Luciana Taddeo/UOL - Luciana Taddeo/UOL
Monumento em homenagem às empanadas, quitute típico da região
Imagem: Luciana Taddeo/UOL

A província de Tucumán compete com as de Salta e de Santiago del Estero pelo título das melhores empanadas da Argentina. E Famaillá tem as mais famosas da região. "São as melhores do mundo", garantem os famaillenses, que recomendam degustar o salgado com as pernas abertas para evitar manchar a roupa com os recheios suculentos que transbordam a cada mordida.

Entram na "rota da empanada" da cidade restaurantes como El Palenque, El Rancho de Kelo, El Rancho de Silvia Maidana e El Rancho de Estela Pachado, todos na "ruta 301".

As empanadas de Famaillá: famosas pelo recheio suculento - Luciana Taddeo/UOL - Luciana Taddeo/UOL
As empanadas de Famaillá: famosas pelo recheio suculento
Imagem: Luciana Taddeo/UOL

Tanta expertise tem relação com o fato de a cidade realizar anualmente a Festa Nacional da Empanada. A tradição, que data de 1979, é levada a cabo no segundo fim de semana de setembro, com cozinheiros vindos de todo o país para competir pelo título de campeão da empanada.

Por enquanto, somente mulheres levaram o troféu — a maioria é de Famaillá e tem seu próprio restaurante por ali. Como não poderia deixar de ser, as campeãs também acabam imortalizadas pelas ruas, com estátuas.

A cidade sedia a Festa Nacional da Empanada - Luciana Taddeo/UOL - Luciana Taddeo/UOL
A cidade sedia a Festa Nacional da Empanada
Imagem: Luciana Taddeo/UOL
As campeãs de melhor empanada são eternizadas em esculturas - Luciana Taddeo/UOL - Luciana Taddeo/UOL
As cozinheiras eleitos pela melhor empanada são eternizadas em esculturas
Imagem: Luciana Taddeo/UOL

Terra de gêmeos

Outro festival famoso de Famaillá é o Encontro Nacional dos Gêmeos, realizado no dia da independência do país, 9 de julho. A tradição começou por iniciativa dos "irmãos Orellana", sobrenome do atual prefeito, José, e seu irmão Enrique, que se revezam no poder da cidade desde os anos 1990.

Neste evento, a cidade recebe gêmeos de toda Argentina e países vizinhos para concursos de irmãos mais parecidos, show de talentos e melhor figurino — já que todos vão caracterizados como personagens do século 19. Também marcam presença mulheres grávidas que exibem, orgulhosas, ultrassonografias que evidenciam que, em breve, serão mães de futuros participantes do festival.

Eu ouvi amém?

Como se não bastasse tamanha diversidade, Famaillá também é uma boa pedida para fãs de turismo religioso. Além da réplica do Vaticano com a estátua do papa Francisco, a cidade tem esculturas do papa João Paulo II e da Madre Teresa de Calcutá. Elas estão localizadas na Galeria da Veneração: um enorme passeio a céu aberto com cerca de 60 estátuas de virgens e santos. No centro, estão Jesus e os doze apóstolos.

O encontro de Madre Teresa com o papa João Paulo II - Luciana Taddeo/UOL - Luciana Taddeo/UOL
O encontro de Madre Teresa com o papa João Paulo II
Imagem: Luciana Taddeo/UOL
E a estátua de Jesus Cristo, que é escoltada por réplicas dos 12 apóstolos - Luciana Taddeo/UOL - Luciana Taddeo/UOL
E a estátua de Jesus Cristo, que é escoltada por réplicas dos 12 apóstolos
Imagem: Luciana Taddeo/UOL

Este passeio também conta com um grande mural que inclui a retratação da Via Crúcis e se intercala com esculturas de santos que, apesar de já desgastadas pelo tempo, compõem um destino para fiéis da igreja católica.

O auge do passeio para este público é acompanhar uma estátua de oito metros da Virgen del Carmen (Nossa Senhora do Carmo), padroeira da cidade, surgir detrás de uma rocha. O evento, que acontece uma vez por semana, é acompanhado pela narração da aparição da virgem no Monte Carmelo às margens do Mar Mediterrâneo, segundo a crença católica.

Murais pintados da Via Crúcis se intercalam com esculturas de santos  - Luciana Taddeo/UOL - Luciana Taddeo/UOL
Murais pintados da Via Crúcis se intercalam com esculturas de santos
Imagem: Luciana Taddeo/UOL

Em busca do T-Rex

No balneário municipal da cidade, a apenas 6 minutos de carro do setor bíblico, há diversas estátuas de dinossauros, com uma qualidade que variam das rústicas às mais bem-feitas. O slogan do local remete ao filme Jurassic Park e traz a inscrição "Parke Jurásico Famaillá".

O 'parke' com estátuas de dinossauros encanta especialmente as crianças - Luciana Taddeo/UOL - Luciana Taddeo/UOL
O 'parke' com estátuas de dinossauros encanta especialmente as crianças
Imagem: Luciana Taddeo/UOL

Como no resto desta cidade tucumana, onde parece ser mais importante haver muitas esculturas, em detrimento da coerência entre elas, o balneário tem estátuas dos personagens do filme "A Era do Gelo" e de animais aquáticos contemporâneos, como golfinhos e leões marinhos.

Estátua no balneário de Famaillá - Luciana Taddeo/UOL - Luciana Taddeo/UOL
Estátua no balneário de Famaillá
Imagem: Luciana Taddeo/UOL
Com dinossauros de todas as espécies - Luciana Taddeo/UOL - Luciana Taddeo/UOL
Com dinossauros de todas as espécies
Imagem: Luciana Taddeo/UOL

Entre tantas atrações chamativas, fica a critério do visitante o adjetivo para definir Famaillá. O turista provavelmente ficará tentado a usar palavras como artística, infantil, colorida, cafona, surreal, divertida, criativa e aleatória. Dificilmente, porém, uma só delas leve à total compreensão deste curioso destino. A sensação, diante dos contrastes, é a de que Famaillá são várias cidades em uma. E talvez sejam.

Como chegar:

A companhia Aerolíneas Argentinas tem 3 voos semanais desde São Paulo até Salta e Tucumán. Também é possível chegar a Tucumán fazendo escala em Buenos Aires.

Da capital San Miguel de Tucumán, é possível pegar um ônibus "exprebus comum" no terminal da cidade (pedir para descer no Parque Temático Histórico do Bicentenário), contratar o passeio em Famaillá com uma agência turística, alugar um carro ou ir em táxi.

Regras para viajar à Argentina

Desde 7 de abril de 2022, apurada em 15 de julho de 2022

Estrangeiros não residentes devem:

  • completar a Declaração juramentada eletrônica a menos de 48 horas a viagem;
  • apresentar seguro-viagem com cobertura para covid-19 -- com exceção da permanência no país por menos de 24 horas e para aqueles que ingressarem por via terrestre.

Recomendações

Recomenda-se que viajantes não vacinados façam um teste covid-19 dentro de 24 horas após a chegada.

Todos os passageiros estão sujeitos a exames de saúde na chegada, como verificações de temperatura e avaliação visual. Outros testes de saúde podem ser necessários para aqueles que apresentam sintomas de covid-19.

* A jornalista viajou a convite do Instituto Nacional de Promoção Turística da Argentina (Inprotur)