Topo

Temporada de cruzeiros 2022/2023 deverá ser a maior dos últimos dez anos

674 mil leitos serão oferecidos para viajantes, número que supera o da temporada anterior à pandemia de covid-19 - Joel Carillet/Getty Images
674 mil leitos serão oferecidos para viajantes, número que supera o da temporada anterior à pandemia de covid-19 Imagem: Joel Carillet/Getty Images

De Nossa

01/07/2022 13h41

A temporada de cruzeiros que se inicia em outubro e se estenderá até maio de 2023 deverá ser a maior da última década, estima a CLIA Brasil (na sigla em inglês, Cruise Lines International Association, também conhecida como o braço brasileiro da Associação Internacional de Linhas de Cruzeiros).

No total, 674 mil leitos serão oferecidos para viajantes, números que superam a temporada 2019/2020, anterior à pandemia de covid-19.

Em oito meses, oito navios de cabotagem — aqueles que farão apenas trajetos locais — e outros 35 de longo curso navegarão pela costa do país. Estes últimos realizarão 309 paradas em 45 destinos de 15 estados brasileiros.

Amazonas, Bahia, Rio de Janeiro, São Paulo e Rio Grande do Sul estarão entre os estados de portos movimentados. O alto número de navios de longo curso que atracarão no Brasil é considerado um sinal positivo da recuperação do país no cenário turístico internacional, já que estas embarcações deixam cidades estrangeiras, passam por aqui e seguem itinerários ao redor do globo.

"As expectativas não poderiam ser melhores para esta temporada, que será a maior da última década. O cenário que vemos atualmente no hemisfério norte é animador, tanto no sucesso e segurança das viagens, quanto na demanda reprimida se convertendo em vendas, e isso reflete positivamente no Brasil", acredita Marco Ferraz, presidente da CLIA Brasil.

Entre os que farão viagens domésticas, se concentrando na costa do Brasil e de vizinhos na América do Sul, estão os navios Costa Firenze, Costa Fortuna, Costa Favolosa, MSC Armonia, MSC Musica, MSC Fantasia, MSC Seashore e MSC Seaview.

Eles partirão dos portos de Itajaí (SC), Maceió (AL), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA) e Santos (SP) e percorrerão 160 roteiros com 486 escalas em 17 destinos, incluindo Buenos Aires, na Argentina, e Montevidéu e Punta del Este, no Uruguai.