PUBLICIDADE
Topo

Melhor uísque do mundo em 2022 é single malt raro e já está esgotado

Benromach de 40 anos é o melhor uísque do mundo no ano de 2022 - Divulgação
Benromach de 40 anos é o melhor uísque do mundo no ano de 2022 Imagem: Divulgação

De Nossa

29/06/2022 16h35

O uísque single malt escocês Benromach, de 40 anos, foi eleito na sexta (24) o melhor do mundo em 2022 no San Francisco World Spirits Competition, maior premiação dedicada a destilados e fermentados também em todo o planeta, segundo a revista Forbes.

De acordo com a própria destilaria, o mesmo uísque já havia recebido três medalhas de ouro duplas da premiação em abril, em uma das seletivas prévias do evento. A distinção é dada apenas a bebidas que recebem a primeira colocação de maneira unânime de todos os jurados.

Além de ser reconhecido como o melhor uísque da competição com o título "Best in Show", o Benromach 40 também recebeu dois troféus "Best of Class" de melhor uísque single malt e de melhor uísque escocês.

Segundo o jornal escocês The Northern Scot, apenas mil garrafas do uísque vencedor foram lançadas em 2021, o que o torna um achado raro no mercado de destilados.

"Cada expressão produzida pela destilaria Benromach é feita à mão com caráter genuíno pelo nosso pequeno time que faz uso apenas de suas habilidades e seus sentidos", garantiu o gerente, Keith Cruickshank, ao jornal. Com 125 anos, a destilaria da pequena cidade de Forres é hoje administrada pela casa Gordon & MacPhail.

Seu uísque de ouro com 57,1% de álcool tem aroma com notas cítricas "vibrantes", segundo a Benromach, acompanhados por gengibre, canela e densa calda de açúcar. Há ainda notas de cera de abelha com um toque de carvalho envelhecido. Já o sabor distinto do uísque tem como base laranjas de Sevilha, mais amargas, que abrem espaço para maçãs vermelhas acompanhadas de temperos.

Uísque Benromach de 40 anos - Divulgação - Divulgação
Uísque Benromach de 40 anos
Imagem: Divulgação

Açúcar demerara e um suave toque de ervas guiam ao paladar de carvalho queimado. Brad Japhe, da revista Forbes americana, provou o Benromach 40 e descreveu-o como um uísque "rico e bem acabado" e de "corpo aveludado, que carrega caramelo e croissant pelo paladar".

Seu acabamento, para ele, ainda remeteria a "tabaco, couro, fios de toffee". "É uma daquelas raras experiências de degustação em que o tempo parece parar". O uísque se encontra atualmente esgotado no e-commerce da destilaria, mas o Benromach 15 anos, também premiado em São Francisco, sai por 69,99 libras ou R$ 440,75.