Topo

Uísque produzido fora da Escócia não pode ter 'Glen' no rótulo, decide juiz

O rótulo do uísque Glen Buchenbach - Reprodução/Instagram
O rótulo do uísque Glen Buchenbach Imagem: Reprodução/Instagram

De Nossa

16/02/2022 15h41

Após uma batalha judicial de nove anos, o uísque single malt Glen Buchenbach vai ter que mudar de nome.

A Corte Regional Superior de Hanseatic, em Hamburgo, acaba de decidir que a palavra "Glen" no rótulo pode sugerir ao consumidor que o produto é de origem escocesa, quando, na verdade, é alemão. A informação é do jornal britânico "The Times".

O caso começou em 2013 quando a SWA (Scotch Whisky Association, o órgão que protege a bebida de origem escocesa) fez uma queixa formal contra a destilaria Waldhorn, que produz o rótulo.

Ele passou por diversas instâncias da Justiça alemã, foi parar na Corte Europeia de Justiça em 2018 e retornou aos tribunais de Hamburgo em 2019. Esta decisão, de 2022, é final.

O termo "scotch" é uma designação de origem protegida pela União Europeia. Na prática, isso quer dizer que apenas o uísque escocês pode ser assim chamado, assim como apenas o vinho espumante produzido na região da Champagne, na França, pode ser chamado de champagne. O mesmo vale para o Prosecco, sempre italiano.

A palavra "Glen" não é parte desta descrição, mas por ser um termo em gaélico, idioma antigo do território escocês, foi reivindicado pela SWA.

"Nosso caso contra Glen Buchenbach apresentou claras e convincentes provas aos tribunais de que 'Glen' é fortemente associado com a Escócia e o uísque escocês e a única razão para usar 'Glen' em um uísque alemão é por causa de sua indubitável associação com o uísque escocês", disse Alan Park, diretor jurídico da SWA ao Times.

Segundo a destilaria Waldhorn, sua equipe produziu uma pesquisa com o público e poucos clientes associaram sua bebida a um produto escocês. No entanto, a casa de Berglen, próxima a Stuttgart, terá de mudar o nome de sua bebida.