Topo

Renovado, 1° hotel de Londres 'inaugurou' o telefone em 1876. Conheça

Brown"s Hotel - Reprodução/Instagram
Brown's Hotel Imagem: Reprodução/Instagram

De Nossa

29/06/2022 10h47

Inaugurado em 1837, o Brown's Hotel é não só um pedaço da história de Londres, como palco para diversos acontecimentos históricos.

Primeiro hotel da capital britânica, o estabelecimento fundado por James e Sarah Brown a partir de 11 casas de estilo georgiano — o que garantiu ao lugar uma característica singular, em que cada quarto é diferente do anterior — recebeu Alexander Graham Bell para a primeira ligação telefônica da história da Europa em 1876.

Graham Bell havia inventado o telefone no mesmo ano e veio à cidade para demonstrar ao governo britânico e, em especial, à rainha Vitória, a engenhosidade de sua invenção. Outras estrelas das artes e da ciência do período, no entanto, marcaram presença em seus corredores.

Os escritores Oscar Wilde, de "O Retrato de Dorian Gray"; Arthur Conan Doyle, o pai de Sherlock Holmes; Robert Louis Stevenson, de "O Médico e o Monstro"; J.M. Barrie, de "Peter Pan", e Bram Stoker, de "Drácula", eram todos frequentadores habituais da casa. Em 1886, Theodore Roosevelt também se hospedou no Brown — quinze anos antes de se tornar o 26º presidente dos EUA.

Hall de entrada do Brown's Hotel - Divulgação - Divulgação
Hall de entrada do Brown's Hotel
Imagem: Divulgação

Ao longo do fim do século 19 e início do século 20, as proporções do hotel foram se ajustando. Se em 1907 Mark Twain chamou o local de "uma antiga e aconchegante pousada inglesa", a realidade logo seria diferente. O Brown incorporou o vizinho St. George's e, aos poucos, deixou de ser apenas um ponto badalado da cidade para se tornar destino certeiro para políticos proeminentes, chefes de estado e membros da realeza do continente e do resto do globo.

Donovan Bar no Brown's Hotel - Divulgação - Divulgação
Donovan Bar no Brown's Hotel
Imagem: Divulgação
Donovan Bar - Divulgação - Divulgação
Donovan Bar
Imagem: Divulgação

Em 1948, Christopher Robin — filho de A.A. Milne, o criador do Ursinho Puff — teve sua recepção de casamento no Brown. Três anos depois, a então princesa Elizabeth, hoje mais conhecida como a rainha Elizabeth 2ª, realizou um chá no local. E em 1965, o Brown acabou eternizado por outra escritora. Segundo a BBC, o hotel inspirou o ficcional Bertram de Agatha Christie, no livro "O Caso do Hotel Bertram".

charlie's - Divulgação - Divulgação
Restaurante Charlie's no Brown's Hotel
Imagem: Divulgação
charlie's - Divulgação - Divulgação
Charlie's
Imagem: Divulgação

Entre outros famosos que marcaram presença nas últimas décadas, dando sequência à tradição da era vitoriana, estão o Nobel de Literatura, William Faulkner, assim como os escritores Jorge Luis Borges e Tom Wolfe, o ator Robert Redford, a atriz Mia Farrow, o diretor Orson Welles e os primeiros-ministros Harold Macmillan e Margaret Thatcher.

British Drawing Room do Brown's Hotel - Divulgação - Divulgação
British Drawing Room do Brown's Hotel
Imagem: Divulgação

Aos 185 anos, o Brown recebeu este ano uma nova atualização: o British Drawing Room, espaço que serve o tal chá da tarde apreciado por Elizabeth 2ª há mais de meio século foi reformado. Olga Polizzi, diretora de design da Rocco Forte Hotels — rede a que pertence desde 2003 o Brown's Hotel — optou por um papel de parede acima do painel de madeira original com ilustrações que representam a Londres do século 19, quando a casa foi criada.

British Drawing Room - Divulgação - Divulgação
British Drawing Room
Imagem: Divulgação

A estampa foi criada pelo artista britânico Adam Ellis a partir do estilo de estampas da época. Mesas quadradas projetadas por um ferreiro de Sussex sob medida receberam tampo de vidro com um mapa antigo da cidade — juntando-as, é possível refazer o percurso do rio Tâmisa pela cidade.

British Drawing Room - Divulgação - Divulgação
British Drawing Room
Imagem: Divulgação

Entre outros detalhes de luxo que marcam o salão estão seis cadeiras aladas com florais, assinadas por William Yeoward, e outras em veludo vermelho escuro criadas por Pierre Frey. O corredor, em verde azeitona, ganhou formas geométricas por Christopher Farr.

British Drawing Room - Divulgação - Divulgação
British Drawing Room
Imagem: Divulgação

Atualmente, hospedar-se no hotel cinco estrelas pode custar até 7.300 libras (R$ 46.825) por dia, por sua acomodação mais luxuosa, a suíte Kipling de 155 metros quadrados. Orçamentos e reservas estão disponíveis no site do Brown's Hotel.