Topo

Levou um fora? Novo hotel no Reino Unido promete curar corações partidos

Heartbreak Hotel - Divulgação
Heartbreak Hotel
Imagem: Divulgação

Mari Campos

Colaboração para Nossa

08/04/2022 04h00

Decidir sair em viagem como recurso para superar o término de um namoro, um divórcio ou mesmo a perda de alguém querido é prática comum para muita gente, nas mais diversas culturas. Com a saúde mental sendo amplamente discutida durante a pandemia, inclusive nas redes sociais, o setor hoteleiro começa a enxergar nessa atitude também uma nova possibilidade de negócios.

Ter o coração partido dói, sabemos bem. E é sabido que essa dor emocional pode ser tão intensa em alguns casos que pode gerar inclusive dores físicas. Por isso mesmo, diferentes hotéis estão criando programas específicos para dar suporte científico àqueles que apostam que viajar é a melhor cura para dores de amores.

De programas de bem-estar que prometem ajudar o hóspede a superar um fora (ou mesmo o luto) a um novo hotel inteiramente destinado a mulheres que sofrem com o término de um relacionamento, a hotelaria internacional está criando um movimento que pode virar uma interessante tendência comportamental para o setor.

O hotel dos corações partidos

Heartbreak Hotel - Divulgação - Divulgação
Um antigo celeiro foi convertido no Heartbreak Hotel
Imagem: Divulgação

Em uma provável referência à música Heartbreak Hotel, de Elvis Presley, foi inaugurado no finalzinho do ano passado, no Reino Unido, o The Hearbreak Hotel, um hotel assumidamente focado em "estadias para curar corações partidos de mulheres", como diz seu próprio site, e completa:

Se você está com o coração partido, perdeu o amor da sua vida ou foi traído, veio ao lugar certo. Se você está com raiva, confuso, abandonado, exausto, você veio ao lugar certo. Se você deseja transformar seu desgosto em liberdade, clareza, empoderamento e alegria, você veio ao lugar certo"

Ocupando um antigo celeiro convertido em luxuosa residência na costa de Norfolk, a cerca de duas horas de carro de Londres, o novo hotel foi projetado pela psicoterapeuta Alice Haddon e pela advogada e coach comportamental Ruth Field, amigas de décadas que criaram programas de três dias destinados especificamente para mulheres que sofrem dores de amores.

A psicoterapeuta Alice Haddon e a advogada e coach comportamental Ruth Field, criadoras do hotel - Divulgação - Divulgação
A psicoterapeuta Alice Haddon e a advogada e coach comportamental Ruth Field, criadoras do hotel
Imagem: Divulgação

Um luxuoso retiro para superar o fora

Gerido por mulheres e para mulheres, o Heartbreak Hotel é até agora "filho único" de um novo conceito de hospitalidade. Como questionavam os Bee-Gees em uma de suas canções mais famosas, como consertar um coração partido? Alice e Ruth parecem ter encontrado a receita.

Com atividades esportivas e de bem-estar intercaladas com sessões de relaxamento, longos chás da tarde, animados jantares e terapia de grupo, os programas de três dias são limitados a grupos de no máximo seis a oito mulheres por vez, para que o atendimento seja realmente personalizado.

Heartbreak Hotel - Divulgação - Divulgação
O programa inclui sessões de relaxamento, longos chás da tarde, animados jantares e terapia de grupo
Imagem: Divulgação

A estadia durante o programa (com valores a partir de US$ 2.900 por pessoa; quase R$ 14 mil)) inclui três noites em luxuosas suítes, boa gastronomia, amplo contato com a natureza — e nada de álcool, "para que as hóspedes não se sintam tentadas a afogar suas mágoas", como dizem as proprietárias do hotel. Celulares e computadores devem ser deixados na recepção logo na chegada ao local.

Heartbreak Hotel - Divulgação - Divulgação
A bela vista ajuda no processo, que não permite consumo de álcool
Imagem: Divulgação

O programa intensivo funciona como um "retiro de terapia transformacional" e, garantem as proprietárias, equivaleria a cerca de seis meses de uma ida semanal à terapia. Segundo elas, as mulheres costumam deixar o Heartbreak Hotel não apenas em recuperação acelerada do seu desgosto ou trauma, mas também com amplo conhecimento sobre como encaram suas relações afetivas, sabendo identificar e evitar os perfis de parceiros que não desejam ter nunca mais e o que querem dos relacionamentos amorosos daqui para frente.

Curando as dores do coração no México

Healing Heartache - hotel - Divulgação - Divulgação
Cabana de hotel da rede Chablé, na Riviera Maya: programa especial foi criado na pandemia
Imagem: Divulgação

A rede de hotéis Chablé, com unidades localizadas na Riviera Maya, foi a precursora deste movimento que busca misturar hotelaria com cura afetiva. Durante a pandemia, criou um programa de bem-estar, deliberadamente batizado de "Healing Heartache" (algo como "curando as dores do coração"), destinado a ajudar as pessoas a se curarem das turbulências emocionais trazidas pelo período.

A proposta deu tão certo que continua firme até hoje. Centrados em rituais e princípios maias, os dois resorts do grupo (que vai ganhar uma terceira propriedade no Mar de Cortez em 2024) sempre focaram na ideia de "redefinir o conceito de bem-estar" em qualquer tipo de estadia e para qualquer perfil de hóspede.

Healing Heartache - hotel - Divulgação - Divulgação
O programa inclui de massagens e ioga a sauna a vapor e palestras
Imagem: Divulgação

Dentre os novos programas, o Healing Heartache oferece tratamentos e atividades pré-programadas (de palestras e massagens a ioga e sauna a vapor), destinadas a ajudar os hóspedes - de qualquer gênero ou idade - a encontrarem uma nova conexão consigo mesmos e aumentarem sua autoestima, confiança e positividade em geral.

Os hotéis oferecem também um retiro chamado "You are the love story", com programa voltado a ensinar os participantes a cuidarem continuamente da saúde física e mental, aprenderem a se colocar em primeiro lugar e buscarem frequentemente experimentar coisas novas. Seus rituais clássicos de Temazcal prometem gerar sensação de renascimento, reconectando participantes com um caminho de vida mais positivo e sem mágoas.

Bom, não há dúvidas de que tentar colar os caquinhos do coração em uma bela viagem, à beira-mar, parece mesmo mais interessante que choramingar na própria casa...