Topo

Morre aos 89 anos Waldemar Zonta, fundador do famoso Bar Estadão

Fachada do Bar Estadão, em São Paulo, uma das casas mais tradicionais da cidade - Ronny Santos - 23.mar.2020/Folhapress
Fachada do Bar Estadão, em São Paulo, uma das casas mais tradicionais da cidade Imagem: Ronny Santos - 23.mar.2020/Folhapress

De Nossa

21/02/2022 16h17

Morreu na sexta-feira (18), aos 89 anos, Waldemar Zonta, fundador do tradicional Bar e Lanches Estadão, em São Paulo. A informação foi divulgada pelo próprio estabelecimento em suas redes sociais, que lamentou a perda, mas não detalhou a causa da morte.

"Ele nos ensinou muito como um grande líder e continuava nos auxiliando. [...] Todos nós que trabalhamos com ele sentiremos muita saudade. Ele era muito mais que um patrão, era um pai, amigo e um grande parceiro", diz a nota.

"Aqui honraremos seu nome todos os dias. Lutaremos para homenagear o legado deixado e nossa eterna gratidão!", lamentou ainda a equipe da casa.

Seu carro-chefe, o famoso sanduíche de pernil, transformou o bar em um dos espaços gastronômicos de maior memória afetiva para o paulistano ao longo dos anos. A casa estima que mais de 30 peças de pernil, cada uma delas com peso de 7 kg a 8 kg, sejam consumidas no Estadão por dia.

Aberto 363 dias por ano — o local só fecha nos dias 31 de dezembro e 1º de fevereiro — e 24 horas por dia, ele ainda oferece um cardápio variado de sucos, lanches, refeições completas, entre outras. Por esta razão, se tornou um dos pontos favoritos da boemia na cidade.

Sanduíche de Pernil, do Estadão Bar & Lanches - Divulgação - Divulgação
Sanduíche de pernil do Bar & Lanches Estadão
Imagem: Divulgação

Fundado em 1968 por imigrantes portugueses, o Bar e Lanches Estadão recebeu este nome por causa de sua localização: o endereço é ao lado da antiga sede do jornal O Estado de S. Paulo, no número 193 do Viaduto Nove de Julho. A família Zonta, proprietária do atual formato, assumiu a casa em 1974.