Topo

Apê ganha decoração baseada em memórias de família e vista para a natureza

Em Alphaville, em São Paulo, Giovanna transformou apartamento em sonho da infância - Sidney Doll/Divulgação
Em Alphaville, em São Paulo, Giovanna transformou apartamento em sonho da infância Imagem: Sidney Doll/Divulgação

Carol Scolforo

Colaboração para Nossa

10/02/2022 04h00

Das melhores lembranças da infância, a arquiteta Giovanna Gogosz (@arquitetagiovanna) traz a casa que os pais construíram, uma conquista enorme para a família simples. "Era muito legal e tinha bastante natureza. Cresci com essa relação de curtir a casa e o verde."

Aos 12 anos ela viu aquele cenário mudar, com o divórcio dos pais. "Estávamos com muitas dívidas e complicações financeiras, precisamos vender a casa e isso me marcou muito. É como se tivesse ficado para trás um pedaço de mim", lembra.

Giovanna Gogosz ao lado do noivo e do cachorrinho de estimação - Arquivo Pessoal - Arquivo Pessoal
Giovanna ao lado do noivo e do cão de estimação
Imagem: Arquivo Pessoal
Espaço para o home office - Sidney Doll/Divulgação - Sidney Doll/Divulgação
Espaço para o home office
Imagem: Sidney Doll/Divulgação

Desde então ela sonhava com o dia em que entraria em sua própria casa. "Fiz faculdade de Arquitetura já enviesada pela relação com as moradas da vida. Quando saí de casa, morei em um estúdio de 26 m²", conta.

E eis que o destino a trouxe este apartamento, de 68 m², em Alphaville, onde mora com Lucas, seu noivo. Agora, feliz da vida, ela vive um sonho novo. "Sempre desejei exatamente desse jeito que o apê apareceu: com vista para a mata e muita natureza em todos os ambientes internos. Inclusive a face leste nos quartos e o por do sol na varanda", conta.

Esse imóvel representa para mim a reconstrução daquilo que me fez falta um dia: a casa e a família"

Um mergulho no estilo de vida

Hall do apartamento - Arquivo Pessoal - Arquivo Pessoal
Hall do apartamento
Imagem: Arquivo Pessoal
Cozinha com os armários azuis - Arquivo Pessoal - Arquivo Pessoal
Cozinha com os armários azuis
Imagem: Arquivo Pessoal

Para fazer do apê um lar, Giovanna usou os princípios do que chama de Psicoarquitetura, técnica que aplica nos projetos para seus clientes também. "A maior inspiração é a história de quem vai morar naquele local. Escutar muito o outro e entender de onde aquela pessoa veio, o que marcou na infância, os lugares que ela mais ama, a personalidade e essência do morador", explica.

No estilo contemporâneo, mas com uma dose de boho chic e do design biofílico ela inseriu materiais naturais como palha, jardim vertical na parede da sala de TV, objetos inusitados e cores. "Me inspira muito olhar para as formas da natureza e produzir algo que eu nunca vi antes."

O quarto é um dos lugares preferidos, um verdadeiro ninho que concentra memória afetiva e as ideias que ela mais ama. "Me traz muita paz estar ali, com muitas plantas, hangers de macramê e bastante natureza", diz. É assim que Giovanna comprovou que sonhar, mesmo nos momentos mais difíceis, vale muito a pena.

Dicas da Giovanna para decorar com personalidade e gastando pouco

Giovanna ao lado do noivo, Lucas, e do cachorro de estimação do casal - Sidney Doll/Divulgação - Sidney Doll/Divulgação
Giovanna ao lado do noivo, Lucas, e do cachorro de estimação do casal
Imagem: Sidney Doll/Divulgação
  • Invista em objetos artesanais. "Artesãos fazem trabalhos incríveis e diferenciados que deixam nossa casa com um olhar único. Eu investi bastante nisso fazendo hangers de macramê para as plantas, wallpiece e a cestaria na parede."
  • Pinte. "Fazer uma pintura diferenciada misturando cores, como fiz no escritório, dá muita personalidade. Escolhi o salmão porque é uma cor que estimula bastante a energia do cérebro para trabalhar. Misturei com um toque de turquesa para fazer um contraponto com uma cor que suaviza as emoções, afinal, no trabalho é preciso."
  • Garimpe. Giovanna não comprou tudo de uma loja só. Pesquisou bastante até encontrar cada peça que compõe a decoração. Isso a levou a um mix diverso e interessante.
  • Natureza, sempre. "Plantas sempre vão fazer a nossa casa com mais vida e personalidade. Não tem nada melhor e mais barato do que isso. Faz bem para a nossa mente, é comprovado cientificamente que nossos neurotransmissores trabalham de maneira mais positiva quando estamos envolvidos com elementos naturais."

@s que me inspiram

@matheusilt

“Matheus é uma pessoa que admiro muito, pela criatividade, inovação e porque ele motiva a gente a cuidar transformar a casa com nossas próprias mãos. Mostra a todos que tudo é possível mesmo se for com pouco dinheiro.”

@architecture_hunter

“Conheci esse perfil há três anos. Traz sempre muitas referências de projetos inovadores, diferentes, e tem uma curadoria incrível.”