Topo

Apê alugado se transformou em um mês com cores, plantas e móveis herdados

Apartamento alugado de Fernanda Matoso é ditado por estilo boho, plantas e tons terrosos - @luizaschreier.archphoto
Apartamento alugado de Fernanda Matoso é ditado por estilo boho, plantas e tons terrosos Imagem: @luizaschreier.archphoto

Carol Scolforo

Colaboração para Nossa

20/01/2022 04h00

Se você tivesse um mês para transformar o apê alugado onde vai morar, o que faria? Nas imagens, está a resposta da Fernanda Matoso, que trabalhou ao lado da sócia, a arquiteta Juliana Gonçalves, para tornar este apê de 75 m² no Rio de Janeiro mais gracioso. As duas estão à frente do Co+Lab (@colab_juntos_), escritório que assina o projeto para Fernanda e o marido Bruno, e o cão Bodhi.

Como muitas histórias que aparecem por aqui após o começo da pandemia, o home office tomou conta da rotina de Fernanda e Bruno, que moravam em um apartamento menor. A solução foi mudar para este, maior — mas aproveitando todos os móveis que tinham.

Sim, é um apê alugado, por isso, as soluções de baixo custo e reversíveis são inspiradoras e fáceis de aplicar em menos de um mês. Brincar com cores nas paredes e dosar plantas nos espaços são algumas delas: não é caro usar essas alternativas para tornar os ambientes mais acolhedores.

Plantas foram pensadas com paisagismo - @luizaschreier.archphoto - @luizaschreier.archphoto
Plantas foram pensadas com paisagismo
Imagem: @luizaschreier.archphoto
Escritório ganhou vida com paredes coloridas e quadros - @luizaschreier.archphoto - @luizaschreier.archphoto
Escritório ganhou vida com parede colorida
Imagem: @luizaschreier.archphoto

"Já tínhamos muitas plantas no apartamento anterior, mas desta vez decidimos encomendar às meninas da Casa de Anas um projeto de paisagismo específico, já que amamos verde dentro de casa", diz Fernanda.

Tons terrosos nas paredes, no mobiliário e em pontos estratégicos dão bossa ao visual, atualizam a decoração. As peças herdadas da família ganharam destaque.

Tanto eu como meu marido gostamos do estilo boho, com pegada mais afetiva. A cristaleira da sala, próxima à janela, é um bom exemplo", explica a arquiteta.

No apartamento de Fernanda Matoso, cristaleira ganhou destaque  - @luizaschreier.archphoto - @luizaschreier.archphoto
No apartamento de Fernanda Matoso, cristaleira ganhou destaque
Imagem: @luizaschreier.archphoto

Já o home office ganhou marcenaria sob medida para atender às novas demandas de trabalho do casal, em móveis que podem ser levados para qualquer lugar que forem morar depois. Tudo, aliás, pode se pautar nessa ideia de ser "carregável".

O que não vale é viver em um lugar que te não seja um reflexo de quem você é. Esse 2022 pede mudanças nos arredores já!

Dicas da Fernanda e da Juliana para renovar espaços alugados

  • Veja a sala de jantar: quadros no mesmo tema dão um tom só ao ambiente. E a mesa redonda traz mais fluidez aos movimentos ao redor;
  • No quarto de casal, a pintura em meia parede trouxe acolhimento e uma atmosfera mais descontraída ao espaço. As portas dos armários foram atualizadas com pintura em tom terracota, na mesma linguagem do restante do apartamento;
  • No escritório, a combinação inusitada de rosa e verde nas paredes se soma à composição de quadros como um gallery wall e se torna cool;
  • Plantas: Você já sabe o poder delas para transformar espaços (principalmente alugados), mas veja que as arquitetas encomendaram um projeto de paisagismo que insere o verde em porções e volumes diferentes em cada espaço. Vale pensar nisso e na quantidade de rega das plantinhas quando for levar para sua casa.

@s que me inspiram

@urbanjungleblog

"Adoramos ver referências cheias de plantas. O verde dentro de casa traz uma calmaria e acolhimento que adoramos tanto em nossos projetos quanto em nossas casas."

@archdigest

"Também gostamos ver as referências do que está sendo feito fora do Brasil e este perfil geralmente retrata ambientes e projetos bastante acolhedores, com clima de casa vivida."