PUBLICIDADE
Topo

Moradora de apê alugado que desenhou seus móveis dá dicas para décor única

Com confinamento, tempo dentro de casa impulsionou Daniela Araújo a criar dentro (e para) o seu próprio apartamento em Porto Alegre (Rio Grande do Sul) - Arquivo Pessoal
Com confinamento, tempo dentro de casa impulsionou Daniela Araújo a criar dentro (e para) o seu próprio apartamento em Porto Alegre (Rio Grande do Sul) Imagem: Arquivo Pessoal

Carol Scolforo

Colaboração para Nossa

27/01/2022 04h00

Bem no início da pandemia de covid-19, que neste 2022 completa dois anos, a programadora Daniela Araújo passou a trabalhar em home office. Trabalhar e dormir no mesmo cômodo, você sabe, tornou-se a realidade de muita gente — mas ela simplesmente não aceitou e saiu em busca de um apartamento maior em Porto Alegre, Rio Grande do Sul.

"Quando realmente parecia que ficaríamos em isolamento, que duraria só 15 dias, já estava com as chaves na mão. Não conseguia me mudar porque todos os envolvidos estavam bloqueados, sem poder sair", lembra. Quando o Brasil reabriu, Dani se mudou, em meio às incertezas mesmo.

A programadora Daniela Araújo - Arquivo Pessoal - Arquivo Pessoal
A programadora Daniela Araújo
Imagem: Arquivo Pessoal

Como todo apartamento alugado, havia reformas a serem feitas e melhorias que ela encarou com coragem — afinal, nem todas foram aceitas pelo proprietário, o que é comum. "Comecei pela cozinha, depois o banheiro passou a pedir uma renovação e por aí fomos alterando", conta. Ela e o namorado, Ricardo, que passou a morar lá, tiveram ajuda do escritório Pulsar Arquitetura na reforma.

"Planejamos alterações que poderiam ser desmontadas e levadas para outro lugar. Moramos no meio da obra, foi um caos, mas passou", ri. Inquieta, ela se entusiasmou para terminar os outros ambientes. "Descobri um aplicativo no qual é possível desenhar a planta da casa e testar ideias. Assim, tive uma boa luz de como ia ficar", diz ela, que mostra tudo no perfil @adanimoraaqui.

O quarto verde é uma das boas ideias, com prateleira de plantas — surgiu de uma das referências que ela tinha. No home office, a bancada grande e sonhada foi desenhada por ela, agora acomodando o casal.

Decoração do quarto com plantas  - Arquivo Pessoal - Arquivo Pessoal
Decoração do quarto com plantas e a parede verde
Imagem: Arquivo Pessoal
Com cores mais escuras, home office segue a mesma linha de décor - Arquivo Pessoal - Arquivo Pessoal
Com cores mais escuras, home office segue a mesma linha de décor
Imagem: Arquivo Pessoal

Vida no apê

Sala de estar do apê de Daniela - Arquivo Pessoal - Arquivo Pessoal
Sala de estar do apê de Daniela
Imagem: Arquivo Pessoal
Cozinha ganhou vida com móveis na cor verde - Arquivo Pessoal - Arquivo Pessoal
Cozinha ganhou vida com móveis na cor verde
Imagem: Arquivo Pessoal

As 155 plantas contabilizadas naquele começo só aumentaram durante esses dois anos e pontuam os espaços com cores e formas vibrantes, agora banhadas por luz natural. Em prateleiras, elas dão um belo efeito a cada espaço.

Até o gato, que estava estressado e obeso, ganhou um playground idealizado por Dani.

"Foram várias ideias para chegar ao que queria na sala", diz ela, que também fez faculdade de Artes Visuais e tem facilidade no desenho.

Na parede, playground para o gato preenche uma das paredes - Arquivo Pessoal - Arquivo Pessoal
Na parede, playground para o gato preenche uma das paredes
Imagem: Arquivo Pessoal
O mesmo cômodo abriga ainda uma mesa de jantar para refeições - Arquivo Pessoal - Arquivo Pessoal
O mesmo cômodo abriga ainda uma mesa de jantar para refeições
Imagem: Arquivo Pessoal

Aliás, ela dá a dica: "Desenhar seus móveis é muito gratificante. Se você não encontra o que quer no mercado, vá fundo." Em breve, o casal se muda para Berlim — e a gente vai acompanhar ansioso pelo novo apê.

Área de serviço dá continuidade às cores da cozinha - Arquivo Pessoal - Arquivo Pessoal
Área de serviço dá continuidade às cores da cozinha
Imagem: Arquivo Pessoal
No banheiro, o rosa é quem predomina junto às plantas - Arquivo Pessoal - Arquivo Pessoal
No banheiro, o rosa é quem predomina junto às plantas
Imagem: Arquivo Pessoal

Dicas da Dani para ter um apê lindo, mesmo alugado

  • Conheça seu gosto. "De forma geral, é difícil saber o que queremos. Parta de referências. Leia o que cada imagem desperta em você, do que gostou. Um objeto, uma textura...veja o que há de comum entre elas."
  • Fazer obra ou não? "Se for necessário, faça. A obra passa e ficam as coisas boas, embora seja um caos. É mais questão de saber se é importante para você ter um lar bonito - e de investir no que te faz feliz."
  • Desenhe seus móveis. "Gostei de ter um profissional dando suporte, mas é muito gratificante colocar a mão na massa também. Saber que você idealizou uma coisa e funcionou é muito bom. Encontre um marceneiro que te entende e vá fundo nas criações."
  • Críticas? Só aceite pix. "É importante saber que as pessoas vão dar opinião sobre o que você escolheu. Muita gente criticava as minhas plantas, mas sou eu que vou cuidar. Simples assim."
  • Identidade. "Minha casa é muito eu, gosto do colorido. Coloque sua personalidade nela e saia da decoração comum. Entenda o que te faz feliz e aposte nisso."

@s que me inspiram

@ideiasdiferentes

“Ricardo fala muito de casa, visita várias casas de estilos diferentes. Ele faz lives com as pessoas e assim podemos conhecer as casas e as escolhas de cada um. Tem muitas referências lá.”

@morandonumestudio

“Guilherme coloca muita personalidade na decoração da casa e traz elementos que eu gosto bastante do estilo industrial. Tem parede de tijolinhos, muita coisa exposta (sem armários fechados) e tem bastante planta também.”