Topo

Com balanço e violões, apê de 65 m² foi inspirado em hobbies dos moradores

Eduardo e Isadora apostam em hobbies como tema para a decoração do pequeno apê - André Nazareth/Divulgação
Eduardo e Isadora apostam em hobbies como tema para a decoração do pequeno apê Imagem: André Nazareth/Divulgação

Carol Scolforo

Colaboração para Nossa

03/02/2022 04h00

Desde que a pandemia se instalou no mundo, a casa se tornou o melhor lugar para se divertir, além de morar. Por isso este apê de 65 m² no Rio de Janeiro é tão inteligente: ao privilegiar os momentos de lazer, não há muitos motivos para os funcionários públicos Isadora Mota e Eduardo Sobral saírem muito, como antes.

O estilo urbano, com toques industriais de leve, recebeu cores, luz natural e uma integração esperta promovida com ajuda da arquiteta Nath Ornellas e seu sócio André Valente, ambos à frente do escritório Páprica Arquitetura (@paprica.arquitetura). Assim ele sai do comum, sem seguir por um estilo só, o que poderia tornar seu visual caricato.

Barzinho criado no mesmo cômodo - André Nazareth/Divulgação - André Nazareth/Divulgação
Barzinho criado no mesmo cômodo
Imagem: André Nazareth/Divulgação
Violões do casal se transformam em decoração - André Nazareth/Divulgação - André Nazareth/Divulgação
Violões do casal se transformam em decoração
Imagem: André Nazareth/Divulgação

Esse é o primeiro apê de Isadora e Eduardo — e sorte deles não passarem pelo trauma de uma grande obra, afinal, foi comprado na planta. Sem alterá-la, as modificações se concentraram nos revestimentos: veja os tijolinhos que percorrem a parede da sala e dão identidade ao lugar. Por ali há um nicho especial para os violões de Eduardo e um canto de leitura.

Na varanda eles podem fazer churrasco no espaço gourmet, que chama atenção por não ser o que costumamos ver por aí. "Tem bancada com cuba, armários, miniadega e mini geladeira embutidas na marcenaria, churrasqueira portátil e prateleiras", diz Nath — nas proporções ideais para uma pequena família.

Balanço na varanda integrada à sala de estar - André Nazareth/Divulgação - André Nazareth/Divulgação
Balanço na varanda integrada à sala de estar
Imagem: André Nazareth/Divulgação
Canto do churrasco para as confraternizações - André Nazareth/Divulgação - André Nazareth/Divulgação
Canto do churrasco para as confraternizações
Imagem: André Nazareth/Divulgação

Dali eles contemplam o verde-escuro da natureza do Humaitá no balanço para duas pessoas — solução que a arquiteta sugeriu e fez sucesso. "Eles toparam de cara e se apaixonaram por este modelo assim que entraram na loja. Foi amor à primeira vista", conta.

Do quarto, a mesma vista invade a cena, refletida pelos espelhos do armário. Prova de que boas ideias não dependem de grandes metragens — e de que a casa pode sim ser um mundo de diversão nesses tempos.

Quarto do casal - André Nazareth/Divulgação - André Nazareth/Divulgação
Quarto do casal
Imagem: André Nazareth/Divulgação
Banheiro - André Nazareth/Divulgação - André Nazareth/Divulgação
Banheiro
Imagem: André Nazareth/Divulgação

Pontos altos do apê de Isadora e Eduardo

Eduardo e Isadora compartilham dicas para o décor do apê: espelhos, divisão esperta dos ambientes e marcenaria planejada - André Nazareth/Divulgação - André Nazareth/Divulgação
Eduardo e Isadora compartilham dicas para o décor do apê: espelhos, divisão esperta dos ambientes e marcenaria planejada
Imagem: André Nazareth/Divulgação
  • Espelhos. No quarto do casal, os espelhos nas portas de correr dos armários fazem a diferença: além de ampliarem o ambiente, e serem funcionais na hora de se vestir, os espelhos difundem luz pelo espaço.
  • Divisão esperta de ambientes. A estante vazada na sala delimita os cômodos e ao mesmo tempo não bloqueia a visão e a ventilação. Ótimo recurso para apostar.
  • Marcenaria planejada. Repare que nem havia muito espaço na varanda, mas móveis planejados tornaram possível um espaço inteligente. Nada de churrasqueira enorme: seguindo as proporções, é possível chegar a um resultado harmônico como esse.
  • Dê espaço aos hobbies. O projeto previu a forma como eles vivem, incluindo violões e um espaço de leitura, mesmo em um espaço estreito como é o da sala, o que foi um grande desafio. Não deixe de lado o que você gosta, achando que a decoração vai ficar pesada: corra atrás de referências e adapte a casa ao que você curte fazer.

@s que inspiram Isadora

@westwingbr

“Gosto não só dos produtos para a casa que a marca vende como também da forma como eles são mostrados nos posts, através de fotos muito bem-produzidas que nos inspiram e, de quebra, apontam as atuais tendências no décor.”

@historiasdecasa

“Este perfil tem uma forma muito particular de mostrar as casas das pessoas, com fotos dos moradores e seus pets, ambientes que contam histórias de verdade, peças de valor afetivo.”