Topo

Plantas e pinturas de parede seguem em alta em 2022? Este apê diz que sim

140 plantas, quatro pets e muita cor: Pétala inspira com apartamento com decoração cheia de vida - Arquivo Pessoal
140 plantas, quatro pets e muita cor: Pétala inspira com apartamento com decoração cheia de vida Imagem: Arquivo Pessoal

Carol Scolforo

Colaboração para Nossa

13/01/2022 04h00

No final de cada dia, Pétala Cavalcanti tem um ritual: cuidar das mais de 140 plantas que ocupam este apartamento e convivem com seu cão e três gatos.

Não falta alegria, desde que ela chegou, em março de 2019. As paredes são coloridas, ao contrário de antes, no branco total e com um reboco ruim, praticamente original, dos anos 1960. Morando em Curitiba, Paraná, ela sabia que o espaço generoso de 130 m² merecia uma renovação. Começou a fazer tudo sozinha — os registros estão no @apedaperola.

"Quando o encontrei estava barato, a moradora queria se mudar rápido. O banheiro tinha azulejos de uma cor só. Comecei a reformar com dicas do Pinterest", conta.

Sala de estar do apartamento de Pétala - Arquivo Pessoal - Arquivo Pessoal
Sala de estar do apartamento de Pétala
Imagem: Arquivo Pessoal
Pinturas abstratas, que misturam várias cores, ganham as paredes - Arquivo Pessoal - Arquivo Pessoal
Pinturas abstratas ganham as paredes
Imagem: Arquivo Pessoal

Mas Pétala não ousa sem conhecimento. Tatuadora e estudante de Artes Visuais, ela tinha estudado marcenaria por um tempo. Por isso fez alguns móveis, como a despensa, a bancada da cozinha e a bancada do banheiro. E ainda pintou as paredes sozinha.

O pior foi furar as paredes para instalar as prateleiras e ver todas caírem."

Em todo o espaço de 130 m² do apartamento em Curitiba, 140 plantas compõem os ambientes - Arquivo Pessoal - Arquivo Pessoal
Em todo o espaço de 130 m² do apartamento em Curitiba, mais de 140 plantas compõem os ambientes
Imagem: Arquivo Pessoal

Força e resiliência

Pinturas que ilustram a vegetação se misturam às plantas na decoração - Arquivo Pessoal - Arquivo Pessoal
Pinturas que ilustram a vegetação se misturam às plantas na decoração
Imagem: Arquivo Pessoal
Armários e estantes flutuantes sustentam a décor verde e natural - Arquivo Pessoal - Arquivo Pessoal
Armários e estantes flutuantes sustentam a décor verde e natural
Imagem: Arquivo Pessoal

Pétala precisou reforçar a parede e aprender a parafusar melhor. "Foi trabalhoso fazer muitas coisas em curto período, mas vejo esse processo como algo prazeroso. Até hoje quando acordo e vejo uma parede branca quero inventar", diz ela, que conta com o companheiro, Lucas, para as aventuras decorativas.

Na sala, a dupla chegou a refazer o reboco para que a instalação da rede de balanço fosse mais segura. "O estilo do apartamento é colorido. Nunca tinha usado amarelo e todas as cores puxaram para isso aqui", diz ela. Mas nada é definitivo. O apê vive mudando, dando boas-vindas a plantas novas e à vida.

Além dos quadros, bordados decoram o apê de Pétala - Arquivo Pessoal - Arquivo Pessoal
Além dos quadros, bordados decoram o apê de Pétala
Imagem: Arquivo Pessoal
Pinturas geométricas, além da estética, "dividem" os ambientes - Arquivo Pessoal - Arquivo Pessoal
Pinturas geométricas, além da estética, "dividem" os ambientes
Imagem: Arquivo Pessoal

Dicas

Pétala ao lado do companheiro Lucas e o cachorro de estimação do casal - Arquivo Pessoal - Arquivo Pessoal
Pétala ao lado do companheiro Lucas e o cachorro de estimação do casal
Imagem: Arquivo Pessoal
  • Estude. "Sim, planeje e avalie antes de fazer algum projeto. Aprendi muito com os erros. Antes de quebrar a parede, pense em como fazer e se você tem habilidade ou precisa contratar alguém."
  • Plantas. "Eu aconselho começar devagar e pesquisar muito. Busque as plantas de acordo com a insolação do seu apartamento e que se adeque à sua rotina, ao quanto você tem de tempo para regá-las e cuidar. Não ultrapasse essa linha, porque é trabalhoso."
  • Faça com o coração. "Você não precisa seguir um estilo só na sua casa. Construa seu lar aos poucos, de forma que você queira sempre voltar para ela. Sinta-se bem nela, isso é o que mais importa."
  • Descubra sua cor. "Trabalho pintando murais também. Por isso tenho muita tinta e cores em casa, sempre mexo nos leques. Mexa nas cores e teste na parede. Vi que amarelo me deixava animada, feliz. Adoro acordar cedo e sou uma alegria só. Experimente cores sem medo."

@s que me inspiram

@adebsescreve

“Debs é influencer, tem 3 filhos e mostra bem a realidade. A casa nunca está arrumada, e ela mostra isso de um jeito muito afetivo. Gosto de como ela mostra isso, de como usa cores e dá liberdade aos filhos.”

@olaemcasacwb

“Ela dá muita dica de planta, mostra o processo com a casa e as plantas. Mora de aluguel e realmente modifica a casa sem medo. Além disso, gosto de quando ela lança conteúdos aleatórios nos stories provocando discussões bacanas.”