Topo

Ilha inglesa procura um rei, que também será dono de pub e hospedaria

O pub com hospedaria fica na remota Piel Island, que seria habitada há cerca de 3 mil anos - Reprodução
O pub com hospedaria fica na remota Piel Island, que seria habitada há cerca de 3 mil anos Imagem: Reprodução

De Nossa

25/12/2021 04h00

A remota ilha Piel, que pertence à Inglaterra oficialmente, procura seu próprio "rei". A Câmara que administra o distrito costeiro de Barrow-in-Furness está procurando um inquilino que cumpra um papel muito especial na região: reinar sobre a ilha, além de gerenciar o pub e a hospedaria locais.

Habitada há cerca de 3 mil anos, segundo o site da própria ilha, ela já recebeu povos celtas, romanos e escandinavos ao longo de sua história. No século 14, um castelo estabelecido na região teve papel crucial em defender a Inglaterra de uma invasão escocesa na Guerra das Rosas.

Em junho de 1487, um garoto de 10 anos, Lambert Simnel, invadiu a região para tentar conquistar o trono inglês junto de um exército de 8 mil mercenários irlandeses. Ele se dizia Barão de Warwick e herdeiro legítimo da coroa, de acordo com o jornal britânico "The Guardian". O projeto de poder, no entanto, falhou.

Vista aérea da Piel Island, que procura o seu próprio rei - Reprodução - Reprodução
Vista aérea da Piel Island, que procura o seu próprio rei
Imagem: Reprodução

Desde 1662, a ilha foi entregue a duques que fizeram diferentes usos do local, como um porto para navios de carga, por exemplo. Mas a herança da coroação do Rei de Piel e de seus Cavaleiros, que teria começado na época da invasão de Simnel como forma de chacota dos habitantes locais, sobreviveu junto ao castelo.

Há cerca de 300 anos está estabelecida também na ilha a hospedaria Ship Inn, anexa ao pub que serve pratos à base de peixes e frutos do mar pescados em sua costa e preparados por chefs locais, além de cervejas Ale da região.

Acomodações da hospedaria Ship Inn em Piel Island - Reprodução - Reprodução
Acomodações da hospedaria Ship Inn em Piel Island
Imagem: Reprodução

O futuro inquilino e soberano deve ser capaz de manter a freguesia bem atendida e recepcionada, além de manter a ilha em ótimas condições, já que ela está passando por um momento de crescimento no turismo, especialmente com o maior número de viajantes domésticos no Reino Unido devido à pandemia.

De acordo com dados da Câmara de Barrow, a ilha é um lugar único, "mas qualquer administrador precisa entender as restrições oferecidas em termos de energia elétrica, clima, acesso e localização". Atualmente, é possível chegar em Piel em monomotores ou balsas.

Apesar de ser uma ilha tranquila, o pub atrai sua cota de visitantes - Reprodução - Reprodução
Apesar de ser uma ilha tranquila, o pub atrai sua cota de visitantes
Imagem: Reprodução

Além de ter vasta cultura sobre os costumes e a história de Piel, o escolhido deverá gostar dessa tranquilidade toda da área isolada em uma região costeira, já que o compromisso é longo: o contrato dura dez anos a partir de abril de 2022.

Quem pretende visitar, pode fazer reservas ou entrar em contato para tirar dúvidas sobre a vida em Piel em seu site.