Topo

7 ideias criativas para criar uma decoração funcional para a sua cozinha

Com a intenção de deixar o ambiente funcional e cheio de estilo, veja inspirações que vão desde soluções interessantes no planejamento e execução na marcenaria e o uso de cores na cozinha - Júlia Ribeiro
Com a intenção de deixar o ambiente funcional e cheio de estilo, veja inspirações que vão desde soluções interessantes no planejamento e execução na marcenaria e o uso de cores na cozinha Imagem: Júlia Ribeiro

De Nossa

19/11/2021 10h16

Ao longo do tempo, a cozinha passou a ser vista como um local para reunir a família, amigos e celebrar momentos únicos enquanto as refeições são preparadas. Por isso, a praticidade passou a ser um dos grandes pilares que regem o projeto do ambiente.

Para inspirar você a criar um ambiente bonito e com funcionalidades para o dia a dia, as arquiteta Bianca Atalla e Fernanda Mendonça, do Oliva Arquitetura, listaram sete ideias criativas para inspirar a sua própria cozinha.

1. Lixeira embutida no armário

Com o estar e a cozinha dividindo o mesmo espaço, neste projeto otimizou-se ao máximo a marcenaria e levaram as lixeiras para a parte interna. Assim, o espaço fica sempre arrumado, higiênico e esteticamente harmônico - Renan Soares - Renan Soares
Neste projeto otimizou-se ao a marcenaria e levaram as lixeiras para a parte interna
Imagem: Renan Soares
Assim, o espaço fica sempre arrumado, higiênico e esteticamente harmônico - Renan Soares - Renan Soares
Assim, o espaço fica sempre arrumado, higiênico e esteticamente harmônico
Imagem: Renan Soares

Em ambientes totalmente integrados, como é o caso deste apartamento de apenas 42 m², uma das maiores preocupações é como ordenar e colocar em prática as necessidades de dois espaços tão diferentes como é o caso da sala de estar e a cozinha.

Imagina o incômodo de ter uma lixeira sempre ali, como um personagem necessário, mas indesejado? Pensando nisso, com o auxílio da marcenaria, as arquitetas incorporaram a lixeira para dentro do armário e proporcionaram à moradora um espaço sempre ajeitado.

Uma outra opção para esconder a lixeira é embutir o objeto diretamente na pedra utilizada para a bancada ou pia da cozinha. "Este caso é o ideal para camuflarmos as lixeiras pequenas. Continuamos tendo um item altamente funcional e com uma estética mais bonita", destaca Bianca.

2. Cozinha moderna sem cara de cozinha

Esta cozinha foi totalmente reformada e integrada à área social do imóvel e de destaca por seu visual contemporâneo e diferente das cozinhas convencionais - Mariana Orsi  - Mariana Orsi
Esta cozinha foi totalmente reformada e integrada à área social do imóvel e de destaca por seu visual contemporâneo e diferente das cozinhas convencionais
Imagem: Mariana Orsi

Durante o processo de reforma, as especialistas inverteram a posição original da bancada e modularam toda a área molhada, criando este efeito visual de caixa. Dentro da marcenaria branca há uma lava-louças, filtro de água e micro-ondas 'escondidos'.

Para mimetizar a geladeira, as arquitetas apostaram em uma marcenaria preta e pintaram a parede que recebe o eletrodoméstico também de preto.

Com a bancada em ilha voltada para a sala, os moradores podem desfrutar melhor dos encontros em amigos e aproveitam o dia a dia de maneira dinâmica e prática.

3. Fios escondidos na marcenaria

Solução para esconder os fios dos eletrodomésticos na cozinha - Júlia Ribeiro - Júlia Ribeiro
Solução para esconder os fios dos eletrodomésticos na cozinha
Imagem: Júlia Ribeiro
Móvel personalizado com tomadas internas facilita processo - Júlia Ribeiro - Júlia Ribeiro
Móvel personalizado com tomadas internas facilitou a ideia
Imagem: Júlia Ribeiro

Comum nas bancadas da cozinha, os fios dos eletrodomésticos causam sempre uma poluição visual, pesando na aparência de um projeto que foi tão sonhado.

Para resolver esse emaranhado, resultado do advento de tantos equipamentos para facilitar o processo de cozinhar, as arquitetas trabalharam em um móvel totalmente personalizado: em parceria com o eletricista e o marceneiro, o gabinete ganhou tomadas em seu interior.

Com isso, as profissionais garantiram uma área de apoio visualmente limpa e otimizada para atender as demandas dos moradores.

4. Mix de estilos

Decoração desta cozinha mistura, com harmonia, o estilo mais clássico com a pegada industrial  - Júlia Ribeiro - Júlia Ribeiro
Decoração desta cozinha mistura, com harmonia, o estilo mais clássico com a pegada industrial
Imagem: Júlia Ribeiro

Ao pensar em estilos de decoração, muitos costumam incorrer no erro de tentar eleger apenas em uma ideia para compor o projeto, mas nem sempre as características de uma determinada referência agrada a todos os moradores.

"Nestes casos, por que não mesclar os elementos? A decoração ficará ainda mais criativa, única e com a personalidade das pessoas que vivem ali", orienta Bianca.

Nesta cozinha, por exemplo, a dupla do Oliva Arquitetura investiu na mescla entre o clássico e o moderno. O armário protagonizou com o desenho da marcenaria e o azul acinzentado, que conferiu um olhar mais atual.

Complementando a bancada para refeições rápidas, a prateleira de serralheria e madeira fixada no teto acentua ainda a modernidade do lar, abrindo frente para guardar as traças e dispor do charme de plantinhas e objetos decorativos.

5. Cores por todos os lados

O vermelho pede passagem com as banquetas altas acompanhando a bancada para refeições rápidas e a porta - Renan Soares - Renan Soares
O vermelho pede passagem com as banquetas altas acompanhando a bancada para refeições rápidas e a porta
Imagem: Renan Soares

As cores também são ótimas pedidas para quem busca projetar a cozinha de maneira inovadora, sensível e única. A dica das especialistas é: antes de investir em uma cozinha colorida, procure referências e tenha certeza daquilo que mais te agrada.

"Muitas vezes o morador pode ser apaixonado por um tom, porém pode ser que ver todo dia no ambiente possa ser cansativo. Nossa recomendação é sempre testar e analisar. Apenas após essa análise teremos a real dimensão da resposta sensitiva que elas nos trarão", discorre Fernanda. Tendo tudo aprovado, está mais do que permitido se jogar na alegria das cores e montar a cozinha que você sempre sonhou.

6. Aproveitando todos os cantinhos

Principalmente em lares pequenos, aproveitar cada cantinho, com criatividade, é primordial para a funcionalidade da cozinha - Júlia Ribeiro - Júlia Ribeiro
Principalmente em lares pequenos, aproveitar cada cantinho, com criatividade, é primordial para a funcionalidade da cozinha
Imagem: Júlia Ribeiro

Neste apartamento de apenas 35 m², as arquitetas Bianca e Fernanda não poderiam desperdiçar nenhum espaço. Por isso, os nichos da marcenaria, localizados no canto da bancada e que por sua vez ficaram pouco profundos por conta de um pilar existente, ganharam vasinhos com hortinha.

Agora, os moradores têm os seus temperos preferidos sempre à mão por conta da economia de espaço que a marcenaria planejada foi capaz de proporcionar.

7. Ajustando os nichos

estrutura que a sua cozinha já possui para dar novos usos aos móveis  - Mariana Orsi - Mariana Orsi
Use a estrutura que a sua cozinha já possui para dar novos usos aos móveis
Imagem: Mariana Orsi
Nichos ajudam a guardar objetos de uso cotidiano no ambiente em questão - Mariana Orsi - Mariana Orsi
Nichos ajudam a guardar objetos de uso cotidiano no ambiente em questão
Imagem: Mariana Orsi

Para esta cozinha, as arquitetas precisavam de soluções mais simples, com peças soltas e que não demandassem muitas mudanças estruturais, já que o imóvel era alugado.

Por isso, elas aproveitaram os nichos profundos e pouco que já faziam parte da marcenaria: a solução foi desenhar e acrescentar caixas que agora funcionam como gavetas espaçosas e armazenam alimentos.