Topo

Como aproveitar corredor de casa e deixar espaço mais funcional e decorado

No transitar diário dos moradores, o corredor pode (e deve) transmitir personalidade, acolhimento e funções complementares - Julia Herman
No transitar diário dos moradores, o corredor pode (e deve) transmitir personalidade, acolhimento e funções complementares Imagem: Julia Herman

De Nossa

05/11/2021 09h49

Com o objetivo principal de conectar, os corredores são responsáveis pela preservação da privacidade dos cômodos e dos moradores. Mas muito além do ir e vir, há muito tempo o ambiente passou a ganhar mais vida, estilo e aplicabilidade por meio da decoração.

É preciso, porém, evitar o excesso para que o espaço não fique sobrecarregado e deixe de proporcionar a fluidez para quem transitar por lá.

Corredor no hall de entrada: nesta residência a madeira freijó revestiu as paredes - Evelyn Müller - Evelyn Müller
Corredor no hall de entrada: nesta residência a madeira freijó revestiu as paredes
Imagem: Evelyn Müller
Madeira concebeu ainda uma estante com armários e nichos - Evelyn Müller - Evelyn Müller
Madeira concebeu ainda uma estante com armários e nichos
Imagem: Evelyn Müller

Em um primeiro olhar, pode parecer que não há muito o que fazer em termos de decoração nos corredores. Contudo, o ambiente pode ser útil para ampliar os espaços dentro de casa, ainda mais em apartamentos com plantas reduzidas.

"Armários planejados são muito bem-vindos. Todavia, é fundamental que o corredor disponha de uma largura confortável para que a área de transição seja útil. Por exemplo, na interligação com os dormitórios, cai muito bem a ideia de um roupeiro para guardar roupas de cama e toalhas", sugere a arquiteta Camila Corradi, do escritório Corradi Mello Arquitetura.

Na opinião de sua sócia, a designer de interiores Thatiana Mello, não há questões limitantes para investir em escolhas que possam agregar um diferencial. "A realização de um galery wall fica superespecial e não ocupa espaço", indica.

Além dos móveis, os espelhos aumentam a amplitude do ambiente e são perfeitos para espaços reduzidos. Investir em peças arredondadas ou retangulares é outra estratégia preciosa, pois quando iluminados indiretamente favorece ainda mais o espaço. "Vasinhos de plantas também ficam superbacanas", adiciona a arquiteta Isabella Nalon

Paredes

Neste apartamento, o corredor que leva os moradores aos dormitórios é predominantemente branco. O destaque fica para a parede verde água logo ao fundo - Mariana Orsi - Mariana Orsi
Neste apartamento, o corredor que leva os moradores aos dormitórios é predominantemente branco. O destaque fica para a parede verde água logo ao fundo
Imagem: Mariana Orsi

Com o propósito de deixar o ambiente mais descolado, uma boa opção é utilizar pintura bicolor: com duas cores diferentes na mesma parede, é possível criar um efeito vintage ou contemporâneo, sendo que as paredes mais claras são eficazes para o efeito visual de extensão.

No contraponto, se a finalidade for 'estreitar', a paleta mais escura costuma ser a mais indicada e, quando utilizada nas paredes do fundo, produz a percepção de que a parede está mais próxima.

"A ressalva que faço aqui diz respeito à aplicação em corredores menores. No oposto, pode causar desconforto em espaços mais extensos", adverte Isabella Nalon.

Iluminação

Por ser um local pouco iluminado dentro da casa, o corredor requer uma iluminação específica e diferente dos outros cômodos.

Neste espaço, é possível produzir alguns efeitos de luz, sendo que o recomendado é optar por peças como arandelas de fachos e balizadores de parede para assegurar um efeito delicado.

Outra possibilidade é inserir uma iluminação mais cênica para destacar forro de gesso.