Topo

McDonald's construído em mansão vitoriana é um dos mais diferentes do mundo

O McDonald"s vitoriano fica na cidade de Freeport, no estado do Maine - NNECAPA Photo Library/Creative Commons
O McDonald's vitoriano fica na cidade de Freeport, no estado do Maine Imagem: NNECAPA Photo Library/Creative Commons

De Nossa

08/10/2021 09h43

A cidade de Freeport, no estado do Maine, guarda um dos McDonald's mais bonitos e diferentes da cadeia de restaurantes. A loja fica instalada na histórica Gore House, uma mansão vitoriana construída na década de 1850 por William Gore, um empresário local, de acordo com a própria McDonald's Corporation.

Adquirida pela rede de fast-food em 1984, a casa passou por reformas antes que pudesse se tornar um dos restaurantes da marca, mas teve sua estrutura e história preservadas, uma das exigências das autoridades municipais para que a empresa pudesse estabelecer a loja no endereço.

Para manter as características originais, o interior da Gore House recebeu restaurações nas peças de mogno, carpetes e pinturas feitas por artistas da região que estavam expostas nas paredes.

A fachada da mansão recebeu poucos reparos, para não perder as características pelas quais ela é reconhecida na cidade, que também tem outros cartões postais importantes para a história dos EUA, já que Freeport foi porto de navios militares na Guerra de 1812 e na Primeira e Segunda Guerras Mundiais.

Desde a primeira reforma, poucas mudanças foram feitas. Um drive-thru foi anexado à propriedade em 2000 e recebeu serviço em áudio em 2010. Atualmente, o interior também conta com os tókens de autoatendimento e os móveis clássicos foram substituídos pelas mesas e cadeiras modernas.

O McDonald's vitoriano fica na cidade de Freeport, no estado do Maine (2) - NNECAPA Photo Library/Creative Commons - NNECAPA Photo Library/Creative Commons
Imagem: NNECAPA Photo Library/Creative Commons

No entanto, o restaurante ainda mantém boa parte da integridade da Gore House, uma característica que a Sociedade Histórica de Freeport descreve como "mistura de revival grego com arquitetura italiana renascentista".