Topo

Nave espacial dos anos 60 recebe hóspedes em acampamento no Reino Unido

De Nossa

30/08/2021 04h00

Quem já se perguntou como é viver dentro de uma nave espacial, não precisa mais apenas imaginar: a casa Futuro, criada nos anos 60 com inspiração em um OVNI já recebe hóspedes que queiram passar uma temporada no acampamento Marston Park, em Somerset, na Inglaterra.

O espaço acomoda até quatro pessoas e está disponível a partir de £400, cerca de R$ 2.862 em cotação de hoje, por noite. Para se hospedar, é necessário fazer reservas através do site.

Com dois quartos para duas pessoas cada com camas king-size, sala de estar, mesa de jantar e poltronas que se tornam camas, a Futuro é "surpreendentemente espaçosa", disse Michael Fenna, co-fundador de Marston Park, ao Insider. "É aconchegante, não apertada".

Apesar de estar localizada em uma área rodeada por árvores e um lago, além de ter estreitas janelas, a nave ainda teria boa iluminação natural ao longo do dia.

De acordo com informações do próprio acampamento, que também oferece suítes com estúdio artístico, o arquiteto finlandês Matti Suuronen criou a Futuro — ou melhor, uma linha delas — em 1968. No entanto, apenas 68 ainda existem e nem todas estão em funcionamento ainda hoje.

O propósito original da casa era que ela funcionasse como um chalé de ski, capaz de suportar bem o inverno e fácil de ser transportada para áreas rurais. Seu design interior, de estilo nórdico, incorporou referências da cultura pop da época.

Entre as comodidades oferecidas estão banheiro privativo, toalhas e lençóis, chuveiro com aquecedor, iluminação ajustável, sistema de som e cadeiras externas ao redor de uma fogueira.

A versão em Marston Park foi restaurada nos anos 2010 pelo artista Craig Barnes, que a localizou em mau estado na África do Sul. Após a reforma, ela fez paradas na França, onde foi visitada por 30 mil pessoas, além de passar pela Matt's Gallery e pela escola de artes e moda Central Saint Martins, ambas em Londres, onde ficou em exposição antes de finalmente chegar ao acampamento no início de 2021.

Não são só os interessados em extraterrestres que já passaram pela Futuro: ela recebe com frequência turistas, sessões de cinema e meditação, além de já ter servido de locação para clipes e ensaios de moda. A casa continuará "estacionada" em Marston Park até o fim de 2021.