Topo

Ilusão ótica transforma ilha no Alasca em OVNI que desliza sobre a água

O fenômeno "Fata Morgana" é responsável pela ilusão de que a ilha flutua no horizonte - Reprodução/Facebook
O fenômeno "Fata Morgana" é responsável pela ilusão de que a ilha flutua no horizonte Imagem: Reprodução/Facebook

De Nossa

17/08/2021 16h37

Não é um OVNI deslizando sobre o mar no Alasca: as imagens impressionantes de um vídeo feito pela equipe do Parque Nacional e Reserva Glacier Bay no início do mês, em que uma ilha da região parece flutuar sobre o horizonte, são fruto de um fenômeno ótico conhecido como "Fata Morgana".

O esclarecimento foi prestado justamente pelos profissionais da reserva, que satisfizeram a curiosidade do público sobre o que estaria acontecendo nas imagens. Invasão alienígena não foi a única hipótese; houve quem especulasse que se tratava de efeito especial digno de Hollywood.

"Fata Morgana é um tipo de miragem vista na porção mais estreita do horizonte da Terra. Ilhas no parque se transformam em OVNIs com um pouco de imaginação e uma pitada de ciência", provocou a equipe do parque em uma mensagem no Facebook.

"Quando massas de ar de diferentes densidades se encontram, o ar na atmosfera na Terra funciona como uma lente refratária, criando o efeito de miragem que vemos. Ventos mais frios e suaves se formam na superfície da água — então, se o ar denso e quente empurra o ar frio para a superfície, uma lente é criada [nesta camada]".

Com a luz se 'dobrando' para atravessar os vãos entre as camadas de ar de diferentes densidades e temperaturas, a impressão para o olho nu é que objetos estão onde, na verdade, não chegaram. Ou seja, eles ocupam posições mais elevadas no horizonte, já que não conseguimos visualizar a luz se curvando.

Ainda de acordo com os profissionais do Glacier Bay, este fenômeno não acontece apenas nos meses de verão, mas é necessário que o dia esteja quente para visualizá-lo, acima dos 21ºC, no mínimo.

Fata Morgana foi batizado em homenagem à irmã feiticeira na lenda do Rei Arthur. Em latim, 'fata' significa fada, uma menção ao aspecto mágico do que compreendemos acontecer a olho nu. Outros registros do fenômeno mostram embarcações flutuando no céu, como este, que aconteceu no Reino Unido em março de 2021.