Topo

França emitirá passe sanitário para turistas estrangeiros; veja como fazer

O Arco do Triunfo, em Paris - China News Service/China News Service via Getty Images
O Arco do Triunfo, em Paris Imagem: China News Service/China News Service via Getty Images

De Nossa

12/08/2021 14h51

Cidadãos não-europeus se tornaram elegíveis ao passe sanitário francês na terça-feira (10). O documento, que entrou em vigor no país na segunda-feira (9), prova que um cidadão foi totalmente vacinado ou apresentou um teste negativo para a covid-19 nas últimas 72 horas.

Sem ele, não é possível entrar em locais públicos fechados como bares, restaurantes, meios de transporte e museus na França. Veja quais são as regras para cidadãos vacinados fora da União Europeia receberem o seu certificado de equivalência, o passe para estrangeiros:

Quem pode pedir?

  • Maiores de 18 anos de fora da União Europeia. (Menores entre 12 e 17 anos não necessitarão do certificado até 30 de setembro e menores de 12 não precisam apresentá-lo);
  • Ter sido completamente vacinado com uma vacina reconhecida pela Agência Europeia de Medicamentos: Janssen, Moderna, AstraZeneca ou Pfizer.
  • Ter se passado quatro semanas da imunização com a Janssen ou sete dias da vacinação completa com as outras citadas. Também é possível pedir se está recuperado da covid-19 há mais de sete dias e tomou uma dose dos imunizantes acima.
  • Se já chegou na França ou pretende desembarcar nos próximos dias.

Como obter o passe?

É preciso reunir versões digitais dos seguintes documentos e enviá-los para o e-mail area3.covid-pass@diplomatie.gouv.fr, no caso de cidadãos brasileiros.
  • Formulário do site da diplomacia francesa preenchido;
  • Certificado de vacinação que discrimine o tipo de vacina que recebeu (é possível obtê-lo já digitalizado no ConecteSUS);
  • Cópia da folha do passaporte com seus dados pessoais e foto;
  • Cópia da passagem de ida e volta;

O assunto do e-mail deve estar no formato: PAÍS DE RESIDÊNCIA/SOBRENOME primeiro nome/data de chegada no formato Dia-Mês-Ano.

No caso de um viajante brasileiro de nome João Silva que desembarcaria em Paris hoje, o assunto deveria ser: BRASIL/SILVA João/12-08-21.

O e-mail não poderá ter mais de 10MB, segundo o governo francês. O resultado do pedido chegará por e-mail com um QR code que pode ser impresso ou adicionado ao celular através do aplicativo TousAntiCovid, que os cidadãos franceses já estão utilizando para provar seu status de vacinação.

Quem viaja acompanhado precisa emitir o passe para cada turista. Não é possível ser admitido no país com apenas um certificado por grupo.