Topo

Com quase uma planta por metro quadrado, apê de 68 m² preza pelo simples

Amanda, ao lado de Diego, descobriram a veia decorativa assim que pegaram as chaves do apartamento em São José dos Campos - Arquivo Pessoal
Amanda, ao lado de Diego, descobriram a veia decorativa assim que pegaram as chaves do apartamento em São José dos Campos Imagem: Arquivo Pessoal

Carol Scolforo

Colaboração para Nossa

12/08/2021 04h00

Quando Amanda Maria Portes e Diego Sperotto fecharam a compra deste apartamento de 68 m² em São José dos Campos, seis anos atrás, nada sabiam de decoração. "Eu era da área de administração e inclusive julgava quem gostava de ir a lojas relacionadas a casa", lembra.

Assim que a chave chegou às suas mãos, no entanto, ela foi mordida pelo bichinho decorativo que assola as mentes de gente como eu e você, leitor, viciados em decorar. Foi quando ela começou a salvar as referências e compartilhar no perfil @nossoape.101. "Como íamos nos casar, fazia coisas com o dinheiro que sobrava."

Amanda com as suas plantas no apartamento - Arquivo Pessoal - Arquivo Pessoal
Amanda com as suas plantas no apartamento
Imagem: Arquivo Pessoal

Foi nas pequenas dicas, sem dinheiro para grandes mudanças, que Amanda começou a ver gente até de fora do Brasil interagir com os posts. "Sempre digo: faça por amor e as coisas acontecem", lembra, hoje com quase 130 mil seguidores.

Em abril deste ano, ela passou a se dedicar inteiramente ao perfil. "Demos muitas dicas, pois cultivamos 70 plantas, o que é quase uma planta por m² do meu apê", ri. O casal é daqueles que colocam a mão na massa mesmo — de pintura geométrica até uma reforma de banheiro. "Procuramos gesseiro e não encontramos, então meu marido mesmo fez", conta, sobre seu Rodrigo Hilbert.

Sempre tentamos fazer nós mesmos o que pudermos pela casa. Se não der certo a gente procura outra solução."

Um dos cantos mais verdes - Arquivo Pessoal - Arquivo Pessoal
Um dos cantos mais verdes
Imagem: Arquivo Pessoal
Detalhes da decoração - Arquivo Pessoal - Arquivo Pessoal
Detalhes da decoração
Imagem: Arquivo Pessoal

Simplicidade

Quarto de Amanda - Arquivo Pessoal - Arquivo Pessoal
Quarto de Amanda
Imagem: Arquivo Pessoal
Amanda ao lado de Diego - Arquivo Pessoal - Arquivo Pessoal
Amanda ao lado de Diego
Imagem: Arquivo Pessoal

Aos poucos, tudo vai ganhando uma cara nova — e Amanda sempre tenta mostrar como isso pode ser simples. "Sintonizamos os tons e escolhas dos ambientes que conversam entre si, e adoramos mudar os espaços com estantes e prateleiras. Com algumas mudanças tudo pode ganhar vida nova", conta. Veja outras dicas dela para decorar apartamentos compactos:

Dicas da Amanda para dar alma à casa

Cozinha - Arquivo Pessoal - Arquivo Pessoal
Cozinha
Imagem: Arquivo Pessoal
Varanda - Arquivo Pessoal - Arquivo Pessoal
Varanda
Imagem: Arquivo Pessoal

  • Estantes e prateleiras. "Invista nelas para colocar plantinhas e porta-retratos. Ano passado demos um upgrade na sala: tirei a persiana de escritório e instalei uma prateleira sobre o sofá, coloquei almofadas nele e isso mudou completamente a cara da sala. É uma solução funcional e salva nossa vida."
  • Cama-baú. "É outro salva-vidas para multiplicar espaço. As roupas de cama ocupam muito espaço no armário e coloquei todas no baú - coube até uma prancha de surfe no nosso caso."
  • Aproveite cada centímetro. "Cada cantinho é otimizado aqui. Na nossa cozinha tem prateleira até debaixo do balcão - o estendemos até a lavanderia e ganhamos uma boa bancada. Acima dela, mais prateleiras dão espaço a potes de mantimentos."
  • Soluções espertas de marcenaria. "No banheiro, nós pensamos em um espelho corrediço, para não precisar abrir portinha. Isso salva um espaço precioso e ficou bem bonito."
  • Mude os quadros. "Compro molduras e eu mesma imprimo as fotos. Com isso, mudo sempre a decoração."
  • Capa de edredom. "É um curinga para quem mora em apartamento compacto. Ela pode ser lavada facilmente e ser trocada por outras para variar. Gosto muito."

@s que me inspiram

@thekwendyhome

"É um perfil gringo que dá muitas dicas de plantinhas e tem uma decoração bem leve. Além de tudo, tem senso de humor."

@thaisadalmut

"Ela tem um lifestyle incrível, mostra com muita leveza e amor o seu dia a dia, ama plantinhas e tem um doguinho fofíssimo!"