Topo

5 artistas populares com olhar atual e divertido sobre o Nordeste

Ubirajara Rodrigues - Arquivo Pessoal
Ubirajara Rodrigues Imagem: Arquivo Pessoal

Carol Scolforo

Colaboração para Nossaf

06/07/2021 04h00

Que o Nordeste é um celeiro de arte popular, todo mundo sabe. Mas sempre tem aqueles nomes que despontam, com um olhar novo.

À frente do Imaginário Brasileiro (@imaginariobrasileiro), o galerista Guilherme Guimarães é um dos entusiastas de novas e velhas gerações de artistas em Olinda (PE) — há 15 anos, vive em busca de revelar histórias desses criadores e de suas criações. Aqui, ele indica cinco deles.

1. Os pescadores magrelos de Ubirajara Rodrigues

Ubirajara era pescador em Pernambuco, além de grande observador da vida invisível de quem trabalha duro e ganha pouco. Dessas visões, surgiu sua arte autodidata.

Esculpindo cabo de vassoura, chega a longilíneas esculturas que retratam pescadores em um barco, uma grávida pescadora ou tocadores de forró. A tinta é feita por ele, com pigmentos próprios.

O colorido e os detalhes dão a linguagem contemporânea a suas criações.

2. Bocejadores de Ivanildo de Tracunhaém

Depois de visitar uma exposição de arte e conhecer a obra "O Grito", de Edvard Munch, Ivanildo pensou se poderia fazer algo que tivesse aquela dimensão.

Há seis anos, o artista de Tracunhaém — um verdadeiro celeiro de escultores com barro — começou a fazer peças com o bocejo, que despertaram olhares. Seu olhar e inspiração vão além e abraçam outros formatos, sempre intrigantes.

3. O casario moderno do Pequeno Ateliê

Aline Feitosa & Emmanuel Cansanção estão à frente do Pequeno Ateliê (@pequeno.atelie), que cria vasos em forma do casario antigo de Olinda.

Divertidas também são as La Ursas que a dupla cria: tradicionais no carnaval regional, são um suporte lúdico para plantas.

O ateliê chama atenção pelo trabalho de cunho social. Aline e Emmanuel treinam os jovens da comunidade em que estão inseridos para trabalharem com eles - assim, conseguem aumentar sua produção.

4. Xilogravuras geeks de Lourenço Gouveia

O que acontece quando misturamos algo tão tradicional como a xilogravura ao mundo geek? O olhar de Lourenço Gouveia (@xilogeek) sobre o Nordeste mistura regionalidade e personagens famosos da ficção.

Darth Vader, Vingador e outros famosos no cinema e nos RPGs saltam de seus quadros, com frescor e diversão.

5. Esculturas pop de Bruno Daltro

Um macaco sanfoneiro ou um turista de La Ursa na cabeça: apenas jeitos descolados de contar sobre a terra do forró. Nas mãos de Bruno Daltro (@artmache), o papel machê ganha essas formas há mais de 10 anos.

O colorido e o jeito pop dão a suas esculturas um apelo jovem, e por isso representam bem o Nordeste: alegria e tradição quando andam juntas, inspiram as novas gerações e levam nossa cultura ao futuro.