Topo

Limão taiti e siciliano: saiba para o que usar cada um e como escolher

Limão taiti: verde-escuro chama atenção mas suco está nos exemplares levemente amarelados - Ezequiel Ferreira/Getty Images/EyeEm
Limão taiti: verde-escuro chama atenção mas suco está nos exemplares levemente amarelados Imagem: Ezequiel Ferreira/Getty Images/EyeEm

De Nossa

02/07/2021 09h44

Você sabe escolher limão na feira ou no supermercado? A primeira tarefa é decidir entre o taiti e o siciliano. Enquanto o primeiro é verde, tem casca fina e costuma ser usado para fazer sucos, o segundo tem sementes e casca grossa, amarelada.

Perfumado, ele é favorito dos chefs de cozinha, mas costuma ser mais difícil de encontrar. De acordo com Jefferson, produtor parceiro da Liv Up, o cultivo do limão-siciliano tem algumas especificidades, como a temperatura abaixo de 26 ºC, e por isso apresenta um preço superior.

Feita a primeira escolha, é hora de observar a aparência ideal de cada fruta para garantir exemplares cheios de suco. Veja as dicas do produtor.

Limão-siciliano - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Limão-siciliano: amarelinho e cheio
Imagem: Getty Images/iStockphoto
  • O limão taiti verde-escuro brilhante chama a atenção, mas os mais claros, que já estão perto de um tom mais amarelado, têm maior garantia de ter suco. Só não exagere: amarelo que chega no creme é sinal de limão velho.
  • O limão-siciliano fresco, que tem mais chances de ter suco, é amarelo. Ao passar da cor amarela para a laranja, está entrando em estado de putrefação.
  • Quanto à textura, é importante prestar atenção se o limão está cheio e ao mesmo tempo mole. Tanto para o siciliano quanto para o taiti, isso é sinal de que terá suco no interior. Se estiver muito duro, a chance de estar seco é grande -- vale evitar.