Topo

Finlândia é o país mais feliz do mundo mais uma vez; conheça o top 20

Finlândia ocupou o primeiro lugar entre os "países mais felizes do mundo" pela quarta vez consecutiva - Getty Images/iStockphoto
Finlândia ocupou o primeiro lugar entre os "países mais felizes do mundo" pela quarta vez consecutiva
Imagem: Getty Images/iStockphoto

De Nossa

19/03/2021 12h08Atualizada em 19/03/2021 22h12

A Finlândia ocupou em 2020, pela quarta vez consecutiva, o primeiro lugar na lista dos países mais felizes do mundo. O relatório, criado com base nos dados do Gallup World Poll, conta ainda com a Islândia e Dinamarca em segundo e terceiro lugar, respectivamente.

O Relatório de Felicidade Mundial 2021, como é nomeado, foi compilado de forma diferente nos últimos doze meses em consequência do coronavírus.

Os pesquisadores não só não conseguiram realizar entrevistas cara a cara em vários países, como também tiveram que mudar totalmente algumas das análises, concentrando-se na relação entre o bem-estar e a covid-19.

"Precisamos aprender urgentemente com a covid-19", disse o co-editor do relatório Jeffrey Sachs, professor e diretor do Centro para Desenvolvimento Sustentável da Universidade de Columbia.

A pandemia nos lembra de nossas ameaças ambientais globais, a necessidade urgente de cooperar e as dificuldades de alcançar a cooperação em cada país e globalmente."

O relatório foi baseado principalmente nos níveis de PIB, expectativa de vida, generosidade, apoio social, liberdade e renda de corrupção, desde que foi lançado em 2012.

Os pesquisadores dizem que não é nenhuma surpresa que a Finlândia tenha mantido a posição de liderança mais uma vez, já que o país nórdico sempre teve uma classificação elevada quando se trata de confiança mútua.

A confiança é reconhecida como um dos principais fatores que ajudaram a proteger as pessoas durante a pandemia, assim como a confiança nos governos.

Por exemplo, a taxa de mortalidade no Brasil era significativamente maior do que a de Singapura, um fato que o relatório atribuiu parcialmente à diferença na confiança pública nos governos de cada país.

O Brasil ocupou o 41º lugar na lista, à frente de países como China (52º), Portugal (53º) e Colômbia (54º).

Observa-se, por fim, que as Américas e a Europa tiveram muito mais fatalidades por covid-19 do que o Leste Asiático, Oceania e África.

Veja o Top 20:

  1. Finlândia
  2. Islândia
  3. Dinamarca
  4. Suíça
  5. Holanda
  6. Suécia
  7. Alemanha
  8. Noruega
  9. Nova Zelândia
  10. Áustria
  11. Israel
  12. Austrália
  13. Irlanda
  14. Estados Unidos
  15. Canadá
  16. República Tcheca
  17. Bélgica
  18. Reino Unido
  19. Taiwan
  20. França
Errata: este conteúdo foi atualizado
Diferentemente do publicado, a 19ª posição do ranking corresponde a Taiwan e não à China.